TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rousseu - Qual a importancia do brincar na infancia?

Por:   •  16/11/2015  •  Dissertação  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 2

No século XVIII, Jean Jacques Rousseau publicou Emílio ou da Educação, um romance pedagógico considerada uma das obras mais importantes do processo revolucionário da pedagogia moderna com ideias radicais que desagradava tanto a igreja quanto alguns filósofos.

Rousseau era considerado o pai da educação orientando pais e mestres, por considerar a criança na sua essência, felicidade e liberdade, ele afirma que a educação é o que pode modificar o homem, a educação desde o nascimento é pura "Educação Natural" é educar o sujeito para pensar por si mesmo, valorizando a construção de um sujeito humano, ético e político e quem o modifica é a sociedade.

Rousseau critica a educação tradicional dada a Emílio na época, por se tratar de uma educação muito racionalizada, técnica e impositiva, onde a criança era tratada como "pequenos adultos", ele defendia o direito da criança ser criança. Com sua visão naturalista do mundo e nas lições da natureza, ele entende a infância como uma forma particular de ser humano diferente dos adultos.

Finalizando, para Rousseau a criança tinha que ser criança com naturalidade, brincando com as atividades de dificuldade progressiva, lúdica e interativa evoluindo sua capacidade de sentidos e espirito com o objetivo de torna-lo um adulto bom.

Qual é a importância do brincar na Educação Infantil?

O brincar é importante e fundamental na formação e desenvolvimento de toda criança, a criança que brinca desenvolve integralmente a parte motora, cognitiva, socio-afetiva e espiritual, com as brincadeiras a criança aprende de forma lúdica sua visão de mundo e compartilha esse aprendizado com ideias e sentimentos incorporando valores morais e culturais, brincar é a forma lúdica de simular a vida e o saber viver, é o que faz a criança crescer sabendo o que é ser, fazer e viver no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com