TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da infancia

Por:   •  12/4/2015  •  Dissertação  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

Nos séculos passados as crianças eram vistas como adultos em miniaturas. E isso se notava de várias formas, como no jeito de vesti-los, de tratá-los, e ate mesmo nas escolas, que lhes aplicavam castigos severos que atualmente não se permitem nem mesmos em adultos.

A criança não tinha infância, mas sim passava pela mesma, como um breve período da vida, participavam de eventos direcionados a adultos e eram obrigadas a se comportarem, o que por muitas vezes, elas não tinham respeito pelos pais, mas sim medo.

Atualmente as crianças já adquiriram seus direitos. Principalmente o direito de ser criança, e viver como tal. Ela tem direito de ter uma infância,, pois o que se defende é que se a menina quiser se vestir como a mamãe, então que seja de forma lúdica e agradável e não porque ela tem de estar em um evento social onde as crianças tinham que estar no meio dos adultos.

Foi na Europa, a partir do século XVII, que a criança começou a ser vista como um ser indefeso e que precisava brincar, crescer e aprender, porem foi só recentemente que seus direitos foram realmente outorgados, assim se transformando em lei, e ainda dessa forma, ainda se encontram muitas atrocidades contra as crianças nos noticiários e ate mesmo tão próximo, e o pior é que o cidadão muitas vezes, se vê de mãos atadas, sem conseguir ajudar, como no caso de crianças que sofrem abusos, muitas vezes em suas próprias casas, e o que é mais absurdo, pelos próprios familiares, e quando se tenta ajudar, todos ficam coagidos pela falta de justiça que há no país.

A criança é um ser espontâneo, que só aprende o que lhe é ensinado, e também o que ela vê, por isso o adulto é um exemplo bom ou ruim para a criança, que precisa de afeto, e que tem no coração a vontade de viver de descobrir o novo, que faz tudo sem pensar, não sabe o que é certo ou errado, até que alguém lhes ensine. Ela não guarda magoa, esquece uma bronca ou até mesmo uma surra, não cobra nada e sim precisa de muito amor, e paciência.

Um fator que atinge muito as crianças é o fato das mães trabalharem fora, principalmente se o local onde as crianças são deixadas enquanto a mãe trabalha, não for adequado, ou se não passam pra ela, a atenção e até mesmo o amor necessários.

Vale lembra que muitas vezes, algumas crianças são maltratadas pela própria mãe e o pior por padrastos ou até mesmo o pai e abusadas e a mãe sabendo, não faz nada para defendê-la. Um dos principais direitos da criança é a liberdade de expressão, no qual ela pode falar sua opinião, suas vontades, seus sonhos, como quando se pergunta o que você vai ser quando crescer, em outra época a resposta seria dada pelos pais,que de classe social com o poder aquisitivo mais elevado, escolhiam o que a criança seria, e isso no caso dos meninos, pois as meninas eram preparadas desde cedo somente para casar.

O brincar, é uma forma da criança se expressar, portanto é considerado tão importante o ato de brincar para a criança e melhor ainda seria se as famílias tivessem esse tempo com suas crianças, no entanto o que se vê é menos tempo e menor espaço para as crianças.

Atualmente se valoriza muito a vida no campo, por famílias urbanas que podem se refugiar em ranchos e fazendas nos finais de semana, para proporcionar melhor qualidade de vida, livre de tanto estresse, para sentir ar puro e até mesmo para que as crianças possam brincar livremente sem medo do transito e de outros males que a urbanização trás.

Outro problema seria a falta de vitamina D, que as crianças enfrentam devido a falta de sol. Existem contradições na sociedade como a valorização da espontaneidade e submeter as crianças a inúmeras regras, além de muitos cursos, assim lhes faltando tempo para brincar, assim as crianças acabam tendo muitas responsabilidade como adultos.

Com a constituição da LDB/96, a educação infantil vem como 1ª etapa da educação básica. E com o ensino fundamental de 9 anos é assegurado que todas as crianças a partir de 6 anos de idade sejam matriculadas. Porem há criticas de que a desvalorização da educação infantil, que afirmam que a                 permanência não garante acesso aos bens culturais. No entanto deverá ser matriculado no ensino infantil a partir dos 4 anos de idade. Uma conquista não menos importante da LDB/96 é a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais, que além de ser ótimo para as outras crianças também , para que convivam com as diferenças desde cedo, para que aceitem e não tenham preconceitos que aprendam ajudar, pois é de pequeno que se forma o caráter alem de aprender a ser solidário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com