TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINDROME DE ASPERGER E INCLUSÃO ESCOLAR

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Curso: Pedagogia              Turma: PED1803

Acadêmico(s): Ivanilda de Lima Madeira Sousa

Rosângela Aparecida dos Santos Almeida

Professora: Maria do Socorro Gomes da Silva

SINDROME DE ASPERGER E INCLUSÃO ESCOLAR

Peixoto de Azevedo

2017.

Acadêmico(s): Ivanilda de Lima Madeira Sousa

Rosângela Aparecida dos Santos Almeida

SINDROME DE ASPERGER E INCLUSÃO ESCOLAR

Trabalho de Graduação apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Pedagogia no Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI.

Orientador: Prof.ª:  Maria do Socorro Gomes da Silva

Peixoto de Azevedo

2017.

                                                                         

RESUMO[pic 1]

A síndrome de Asperger é um transtorno global do desenvolvimento. Este tipo de transtorno distinguisse por déficits em muitas áreas de funcionamento que levam a uma interrupção invasiva de forma clara e, ao mesmo momento, difusa, dos processos do desenvolvimento. Caracteriza-se por desvios e irregularidades em três amplas aparências: relacionamento social, uso da linguagem para a comunicação e procedimento que envolve características repetitivas ou perseverativas sobre um número limitado, porém intenso, de preocupação. Este projeto visa a fazer uma revisão bibliográfica sobre a síndrome de Asperger, baseando teoricamente sobre as prováveis causas e sintomas, esclarecendo sobre os principais sintomas e distinguindo esta síndrome dos outros transtornos globais do desenvolvimento. Motivando teoricamente também sobre a importância das escolas na formação e desenvolvimento destes alunos, tendo como pressuposto que a escola desempenha papel fundamental na formação de qualquer cidadão. Deste modo, neste trabalho está exposta uma caracterização sobre a síndrome de Asperger e uma diferenciação desta síndrome como aos outros transtornos globais do desenvolvimento, assim como uma fundamentação teórica sobre a importância de tais alunos estudarem na escola que lhes for mais adequada (regular ou especial), de acordo com cada caso específico.

PALAVRAS-CHAVE: Escolas; Inclusão; Síndrome de Asperger. 


1. INTRODUÇÃO

      A busca sobre a pesquisa de Asperger surgia por ser um transtorno pouco conhecido, mas que na nossa região abordamos varias crianças com essa síndrome. Então surgiu o interesse de pesquisar e saber a diferença da síndrome de Asperger dos outros transtornos poder entender melhor e saber como trabalhar com essas crianças no dia-dia discutir as dificuldades encontradas dentro da sala de aula. Visando assim uma melhoria na qualidade de vida dessas crianças sendo elas: escolas, familiar ou social.

      O objetivo desta pesquisa é apresentar e esclarecer o diagnostico da Síndrome de Asperger e como incluir e trabalhar com essas crianças em sala de aula e no convívio do dia a dia com a sociedade, ao estudar a Síndrome de Asperger por ser uma síndrome recém-descoberta e raramente conhecida. Discutir sobre a síndrome é importante, exatamente por ter sido delimitada atualmente pela ciência e por ser pouco apregoada entre os professores e a sociedade. Por falta de conhecimento, os próprios profissionais da saúde confundem o diagnóstico da Síndrome de Asperger com outras Síndromes parecidas antes mesmo de saber o significado dos transtornos. Por ser uma síndrome que expõe muito dos sintomas presentes no autismo, as pessoas podem se enganar e fazer um pré-diagnostico das crianças antes mesmo de ir procurar um especialista. Abordar de um argumento que a sociedade e professores não reconhecem bem, mas na Síndrome de Asperger as crianças se desenvolvem socialmente, estudam perfeitamente, e se comunica normalmente com as pessoas de maneira clara e objetiva.

       Sabemos que a síndrome de Asperger foi descoberta em 1944, mas só podem ser diagnosticados 50 anos depois mesmo assim o processo cientifico ainda foi lento. Essa síndrome vem afetando as nossas crianças, vamos abordar alguns critérios para se trabalhar com elas em sala de aula fazendo com que as dificuldades encontradas não se tornem um problema dentro da escola, mas sim trata-las como um individuo comum procurando por meio da ciência e da psicologia entender sobre o assunto.

Assim a psicologia vem transformando a aprendizagem em um processo a ser investigado é muitas questões importantes para a aprendizagem desses alunos ex: Qual o limite da aprendizagem? Qual a participação do aprendizado? Qual a natureza da aprendizagem? Motivando eles a seguir sem recuso ou medo.

2. DESENVOLVIMENTO

        As crianças diagnosticadas com Síndrome de Asperger apresentam um desafio especial para o sistema educacional. Vistas tipicamente pelos companheiros de sala de aula como doidas e esquisitas, suas agilidades sociais inaptas frequentemente isso induzem essas crianças a serem feitas de bode expiatório. A falta de jeito e o empenho obsessivo por assuntos obscuros contribuem para seu aspecto “estranho”. Falta a estas crianças a apreensão das relações humanas e dos princípios da convivência social; são ingênuas e necessitam de forma evidente de senso comum. Sua intolerância e falta de agilidade para batalhar com as alterações faz com que essas pessoas se estressarem facilmente e emocionalmente vulneráveis. E as crianças com S.A. apresentam, com frequência, graus de esperteza na média ou acima da média e memória de hábito elevado. Sua decisão por um assunto exclusivo de sua importância pode induzir a boas realizações na vida futura.

        Essas crianças com autismo com grau de funcionamento baixo “vive num mundo próprio”, sendo que a criança com autismo com funcionamento mais elevado (Síndrome de Asperger), “vive no nosso mundo, mas com a sua própria atitude”. Léo Kanner e Hans Asperger foram os primeiros médicos a pesquisar as crianças que antes ficavam rotuladas de retardadas, com problemas sociais e emocionais (PERORAZIO, 2009).  A Síndrome de Asperger é uma doença raramente conhecida dentre os médicos, professores, crianças e sociedade. Por falta de informação sobre a Síndrome grande parte da população e profissionais não avaliam perfeitamente. PEREIRA & BARROS (2008) apontam também como característica do portador da Síndrome de Asperger, apresentarem um campo limitado e peculiar de interesses, dedicando-se a assuntos não usuais a seu grupo etário, utilizando a capacidade de memória que apresentam. A Síndrome de Asperger é um conflito precário, apesar de isso conhecê-la é importante na prevenção do processo psicológico das crianças, que atrasa ser diagnosticado devido à ausência de informação por parte dos profissionais. Esta síndrome é uma patologia recentemente divulgada encontra-se em uso total nos últimos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com