TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Social e Ser Político

Por:   •  20/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

Porque o homem pode ser considerado um ser social e político ?


Como já havia sido sabiamente dito por Aristóteles, que surge aqui com fundada atualidade, não somente como memória de que o Homem é um ser social por natureza, mas pela reflexão que faz sobre a política, cerca de 300 anos AC , nos remetendo a questões de cunho social, como pretendo explicar no texto abaixo.

O ser humano é e sempre foi um ser natural, oriundo de uma natureza imutável e única, responsável por toda e qualquer modificação no meio em que vive.

Todos nós, para sermos considerados seres humanos, precisamos, ou melhor, necessitamos, conviver com seres da mesma espécie já que longe de um meio social não é possível que sejamos um 'ser humano'. Nós dependemos dos outros, assim como os outros também dependem de nós. Sempre que observamos o homem, independente da época que esteja, ele sempre é encontrado convivendo com os outros de sua espécie.

 Comprovadamente, desde que se tem conhecimento sobre seu aparecimento na Terra, o homem surgiu em grupos sociais, primeiro em grupos menores, como família, clã ou tribos, e posteriormente em grupos maiores, como aldeia, cidade e Estado. Nos juntamos aos outros de nossa espécie de uma forma totalmente natural, e possuímos a necessidade de divulgar e compartilhar nossas experiências, e até mesmo nossa existência, com os demais que estão á nossa volta.

Para que essa  convivência se dê de forma harmoniosa, é preciso que haja uma associação permanente entre os indivíduos diferentes. O homem, de modo a garantir um ambiente o mais organizado possível, estabelece normas e padrões de conduta, promulgando leis que regulamentam a vida em sociedade. Então, levando tudo isso em conta, além de um ser social, o homem é também um ser político, pois governa o destino de sua comunidade.

Para a construção das chamadas 'Constituições Sociais e Políticas', é preciso que haja a cooperação entre todos os envolvidos, garantindo assim  bem-estar tanto individual quanto  coletivo, sempre visando o bem comum.  A sociabilidade é inerente ao ser humano e lhe garante a perpetuação de toda a sua história, e a  convivência social lhe permite compartilhar experiências e vivências passadas e presentes, assim como idealizar e executar realizações futuras.

Falando em linguagem, é um fenômeno eminentemente social, resultado da convivência humana, que possibilita a comunicação escrita e oral entre todos os homens. Por meio da linguagem é possíveis a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção de um futuro. A comunicação pessoal e social é intermediada pelo uso que os homens fazem da linguagem, nas suas mais variadas formas.

Dentre inúmeras possíveis explicações para esse tema, talvez a mais simplória seja a mais adequada nesse contexto :

 O homem é um ser social e político por que sobrevive através da cooperação entre os seus iguais, vivendo em sociedade e sempre dependendo uns dos outros. Dentre as atividades humanas, uma se destaca por ser a única que, de forma alguma, poderia ser realizada fora da sociedade dos homens: A AÇÃO.

Agora, me utilizando de uma explicação um tanto quanto científica, cito novamente Aristóteles, que:

 (...) ''considerava o Estado - cuja função é e sempre foi a de proporcionar o mais alto bem, uma vida boa - como a mais elevada forma de comunidade, na base da qual se encontra a família, estruturada em duas relações fundamentais: a de  homem e mulher e a de  senhor e escravo, e ele acreditava que é no seio da família que se deve  promover a discussão da política, de forma democrática''.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com