TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço de Consultoria na Área de Gestão do Conhecimento

Por:   •  1/3/2016  •  Ensaio  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

1 Introdução


As Casas Soberba contratou o serviço de consultoria na área de gestão do conhecimento, que irá ajuda-la a voltar a cresce, mas antes disso ensinará a organização os saberes da inovação e que para se alcançar o sucesso do empreendedorismo é necessário estar aberto às novas evoluções e deixar de lado um pouco o tradicionalismo, que este pode estar atrapalhando o desenvolvimento da empresa e acarretando no não lucro das filiais. A empresa tem grande potencial para voltar ser aquela empresa do passado que gerava muitos lucros e uma grande concorrente no meio varejista, mas ela precisa se desgarrar da hierarquia onde há patrão e submisso, pois no mundo atual, deve-se valorizar mais os conhecimentos, tanto tácitos como explícitos da empresa e de todos os funcionários, e inova-los.

Sendo assim, com o decorrer do trabalho haverá apresentação e exemplificação para ajudar as Casas Soberbas.



2. Objetivos


O trabalho de consultoria tem total objetivo de ajudar a empresa Casas Soberba a se abrir para uma nova evolução onde conhecimento de funcionários é bem intangível. Onde observações, viram dados de informação, de grande conhecimento e tudo consequentemente se tornam em ação, e que gestão do conhecimento tem informações que circulam muito rápido, e com o uso desse meio, principalmente como a internet, empresas tendem sempre a inovar e as Casas Soberba deve estar inserida nessas empresas que inovam, e deixar de lado o tradicionalismo e os grupos, e transformar em evolução e equipes, onde todos trabalham com um objetivo comum. 

2.1 Consultoria para as Casas Soberba


Para começo de desatar os nós dos problemas de organizações empreendedoras, deve se ter em mete que lidar com problemas e inovação é uma sabedoria, gerada pelo conhecimento que também é base da evolução.

E nas pequenas e grandes empresas deve-se valorizar o conhecimento dos funcionários, pois este é um bem intangível da empresa, que representa o conhecimento tácito que acessado pode gerar grande inovação para a organização, que é competitividade nas outras empresas. Mas o caminho exato para essa inovação é a transformação do conhecimento tácito em explícito, isso gerara de uma ideia um novo conceito, que materializado se dissemina e atinge todos e consequentemente vira uma evolução sempre lucrativa.
Ou seja, a empresa Casas Soberba por ser tradicional deve aderir a ideia de novas transformações e ter em mente que funcionário tem o conhecimento tácito, o silencioso, que ele guarda para si mesmo, e a empresa deve para começo de reorganização parar de esperar só ideias criativas de executivos, e ouvir a todos, pois como falado inicialmente conhecimento tácito gera competitividade. 

Todos integrantes devem aprender e aperfeiçoar e transformar as aprendizagens para gerar resultados positivos, produtivos e lucrativos. Para essa evolução da empresa Casas Soberba segue-se alguns fatores importantes na gestão, pois incutir uma visão está ligado a declarações estratégicas como Missão e Visão. Mas isso mais a seguir, primeiro os fatores essenciais, que começam com a intenção, que são os objetivos estratégicos, que também é carregado de valores de informação ou do conhecimento criado.

Para haver intenção de inovação na empresa Casas Soberba deve ter comprometimento de todos os empregados, pois deixarão de serem grupos para transformarem-se em equipes. Pois vai além do individual, e passa para o coletivo. Os executivos devem passar a se comunicar mais e esquecer o ‘status quo’ pois aparentemente só tem prejudicado. Para formação de equipes os níveis hierárquicos não podem ser distantes e muitos menos serem rígidos demais, pois ser um bom líder é ser respeitado e não temido. 
Troca de informações de vendedores de uma área com outras diferentes pode ajudar na persuasão das vendas. O papel da liderança é decisivo tanto para gerar o comprometimento coletivo como para desenvolver a própria estratégia. 

Agora saindo da intenção para o contexto, este é quem condiciona o clima favorável para as evoluções, o contexto BA que não aparece por imposição e nem é produzido pelos modelos de gerencia tradicional, é um ambiente energizador que promove a valorização e o respeito às diferentes opiniões, pois o que vemos em gerencias tradicionais e na Casas Soberba, só alguns, aqueles os mais criativos apresentam ideias, sendo que todos podem opinar até mesmo unindo o ambiente Ba com a iniciativa de Brainstorming.
Outro fator que ajuda na Casas Soberba é de incutir e mobilizar, que é a sensibilização pela necessidade de inovar, é a visão que moverá ativistas a abrirem caminho e levar aos demais colegas, a empresa Soberba precisa de valores e missão, podendo assim mudar a visão e missão tradicionais de tantos anos da empresa que são: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com