TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade moderna: OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS

Por:   •  28/2/2016  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  1.884 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do filme: OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS

Nas cenas do filme pude observar uma grande diversidade de sociedade, com características de diferentes culturas.

O filme apresenta o cotidiano de um grupo de bosquímanos, que leva uma vida bem tranquila e que possui conhecimentos através dos mais velhos de sua tribo, buscam sobreviver com que a natureza oferece se alimentando da caça e recolhendo água das plantas para beber. No mundo em que eles vivem não há nada ruim e nem maldade, vivem isolados sem saber dos outros povos do mundo. Não existem regras e nem obedecem nenhum tipo de autoridade, pois não tem noções de leis. As crianças são obedientes, não causam problemas e aprendem as tarefas e sua cultura com os mais velhos.

A característica que torna os bosquímanos diferentes das outras raças é o fato de não terem senso de posse, onde vivem não há nada que possam possuir apenas árvore, mato e animais.

Eles acreditam que os deuses colocam coisas na terra para eles usarem, foi dessa forma que ao encontrar uma garrafa vazia de coca cola pelo qual foi lançada indevidamente por um tripulante de um avião acreditaram que fosse um presente dos deuses, despertando curiosidade a todos da tribo.

Mas esse acontecido provocou muitas brigas e a simples garrafa começa a ser disputada e torna-se alvo de discórdia, despertando um sentimento egoísta de não querer dividir. Perceberam que o objeto estava trazendo desunião entre eles e decidiram devolver aos deuses. O chefe bosquímano procura resolver a situação seguindo seus propósitos e suas percepções da realidade.

Os Iswanos são uma comunidade, já não totalmente dependente da natureza, pois vivem em colônia desenvolvendo atividades agrícolas para o seu sustento, criam reservas alimentares e trocaram a caça pela domesticação de animais.

O modelo da sociedade tem base no capitalismo e é dividida por classes, a educação é proposta por escolas, por isso os irwanos já sabem ler e escrever. Como foi comprovado com a chegada da professora no filme.

Moram em lugares fixo, possuem leis e regras executadas por juízes e policiais e os homens mais velhos comandam sua família.

Os princípios da sociedade refletem guerras, desigualdades, discursos de ódio e violência, sua cultura é repleta de encontro e situações banais e repetitivas.

Já na Sociedade Moderna vivemos rodeados de tecnologia e modernidade, nos adaptamos ao modo de vida cheia de compromissos fixos determinados por horários e calendário  ficando escravos do tempo.

Vivemos em família, em casas, apartamentos, fazenda, em meios a cidades e campos.

Para que haja respeito e igualdade entre todos, possuímos leis e regras com devidas punições. Escolhemos lideres governamentais para representar a nossa população.

Vivemos num mundo capitalista e de consumo onde o dinheiro é usado para tudo. Para suprir nossas necessidades temos que trabalhar.

Passamos boa parte da nossa vida na escola para aprender a sobreviver no meio em que vivemos. Usando nossa inteligência e conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com