TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioambiental

Por:   •  7/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa em Educação Socioambiental

Objetivo Geral dos trabalhos que serão apresentados pelos grupos - Conhecer temas relacionados à Educação Socioambiental e as Políticas Públicas referentes a Teorias e Práticas do profissional Pedagogo.

Objetivos específicos –

a) Desenvolver trabalhos de pesquisas utilizando-se dos sites oficiais dos Governos Federal, Estadual e Municipal, de forma a verificar como são apresentadas estas questões nas diferentes esferas de governo;

b) Conhecer para nos apropriarmos de Políticas Públicas referentes aos temas socioambientais e às nossas práticas profissionais;

c) Elaborar um referencial teórico preliminar sobre as temáticas pesquisadas, de modo a identificar os diversos aportes teóricos e as contradições entre os variados discursos presentes hoje nas diferentes correntes teóricas e também no âmbito da Política Pública.

d) Construir algumas considerações preliminares a respeito das temáticas pesquisadas, e a importância para Educação.

Os trabalhos devem ser elaborados nas normas técnicas da UTP e devem ser entregues em formato de trabalho acadêmico e apresentados em forma de seminários – com preparação de slides, contendo no máximo de 20 a 25 slides. Gravados em CD e com as devidas identificações do tema pesquisado ou Título, e nome dos pesquisadores. – Valor- 4,0

Todos os participantes deverão assistir os seminários, e entregar um relatório individual de todas as apresentações, comentando: a) a importância do tema pesquisado para a formação do Pedagogo(a); b) A qualidade do Seminário apresentado considerando: c) O tempo e clareza das exposições d) as normas técnicas solicitadas (introdução, objetivos (gerais e específicos, desenvolvimento e considerações finais); e) A integração e o conhecimento do grupo sobre o tema pesquisado; e) a seriedade e o comportamento do grupo na ocasião da apresentação.

( ) Ruim (  ) Bom (  ) Regular (  )ótimo.

O avaliador deverá justificar suas escolhas. A cada falta nas apresentações os alunos ausentes não poderão avaliar os seminários dos colegas, portanto, para cada seminário não avaliado o avaliador, perderá pontos, que serão descontados na correção do Relatório de avaliação das pesquisas.

Valor do relatório de avaliação das pesquisas = 4,0 pontos.

Textos de base comum para todos os grupos –

1º SILVA, B. Maria Cristina – DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: NOVAS DIRETRIZES E VELHAS PRÁTICAS ? In DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, p.71-86, 2013. Editora UTP Curitiba PR, Garcia J., Rosa, M. A. (Orgs.)p. 71-89..

2º – LAYARGUES, Philippe P. - O Cinismo da Reciclagem: o significado ideológico da lata de alumínio e suas implicações para Educação Ambiental. LOUREIRO, F.,LAYARGUES, P., CASTRO, R. (Orgs) Educação ambiental e o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002, 179 -220.

Atividade individual – valor (2,0)

1ª) A partir do texto de SILVA - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: NOVAS DIRETRIZES E VELHAS PRÁTICAS ? Responder - Qual o objetivo do texto, e quais as principais reflexões apontadas pela autora. 

2º). Responder a partir da análise do Texto de LAYARGUES O Cinismo da Reciclagem: o significado ideológico da lata de alumínio e suas implicações para Educação Ambiental -  Quais os aspectos ideológicos discutidos no texto, e quais suas implicações para Educação ambiental.

Dia 02/06 INICIO DAS APRESENTAÇÕES – (Todos os alunos deverão estar presentes, pois farão avaliação, atribuindo nota de 0 a 3,5 pontos aos grupos, que estão apresentando os trabalhos). ATENÇÃO – no e-mail segue ficha de avaliação dos grupos – cada aluno individualmente deverá preencher as fichas para cada trabalho apresentado, isto é, são 14 grupos, portanto serão necessárias 13 fichas preenchidas, que deverão ser entregues, TODAS JUNTAS, após a última apresentação do dia 28/05. Estas fichas valem 3,0 pontos. Os alunos que faltarem nos dias das apresentações dos trabalhos de seu grupo, estarão automaticamente, CONVOCADOS, para a avaliação de 2º chamada, que será uma avaliação por escrito, no dia 05/06. A apresentação e o trabalho escrito valem 7,0 e as fichas preenchidas adequadamente valem 3,0 pontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com