TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Somos todos diferentes

Por:   •  2/12/2021  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

Somos todos diferentes

        A Síndrome de Down é causada por uma alteração cromossômica, caracterizada pela presença de um terceiro cromossomo 21 em todas ou na maior parte das células do indivíduo. Apesar de as pessoas com Síndrome de Down apresentarem algumas características físicas semelhantes, elas têm personalidades completamente diferentes umas das outras, tornando cada uma delas um ser único.

        Seguramente, as pessoas com Síndrome de Down têm muito mais caraterísticas em comum com os demais indivíduos do que diferenças. Os pais devem ter em mente que crianças com a Síndrome podem desenvolver-se normalmente, alcançando crescentes níveis de autonomia e realização, devendo ser incluídos na rotina escolar normal, na grande maioria dos casos.

        Tratando especificamente do Dr. Dráuzio e de Breno, fica evidente que há diferenças entre os seres humanos e isto é normal. Todos nós temos características, que, por vezes, não gostamos, mas são estas características que nos tornam seres únicos. Sendo assim, a Síndrome de Down é apenas mais uma diferença entre eles.

        Um ponto marcante do diálogo dos dois personagens é a evidenciação de todas as atividades que Breno desempenha, ficando claro, que a Síndrome de Down não fez dele um ser incapacitado e, ele tem a clara noção do seu ritmo de desenvolvimento, respeita o próprio ritmo e se reconhece como um ser capaz.

        O combate ao preconceito e a discriminação aos portadores da Síndrome são imprescindíveis. É certo que estes indivíduos apresentam características físicas típicas e que podem apresentar algum comprometimento intelectual, mas isso não significa que tenham menos necessidades ou direitos. É necessário que os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem combatam as restrições impostas a estes indivíduos.

        A convivência promovida entre as crianças com Síndrome de Down e as crianças cujo desenvolvimento é considerado normal é muito importante, pois, para um indivíduo com Down, os comportamentos e os êxitos alcançados pelos colegas da mesma faixa etária servem como exemplos, contribuindo para seu progresso, tanto emocional como social.

        Desta forma, o aprimoramento de sua capacidade depende das oportunidades de interação com outros indivíduos da mesma faixa etária, nas mais diversas situações, cabendo ao educador promover atividades que respeitem as diferenças e estimulem a troca entre os educandos. Experiências já demonstraram que a promoção da inclusão de crianças com Síndrome de Down é possível. É perfeitamente admissível que a criança com Síndrome necessite de algum apoio adicional, mas este não é um traço apenas das crianças com algum tipo de deficiência, porque, muitas crianças demandam de algum tipo de apoio para o pleno desenvolvimento de suas habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com