TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sou surdo e não sabia

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  1.781 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Libras - Pontos Positivos e Pontos negativos do Decreto 5626/05

Pedagogia  2° Semestre

Nome das Alunas:

Ana Carolina Buosi Festuccia            n° c6577l-6

Fernanda Estefani Barros                   n° c53jbd-3

Kethelen Kerolyn Soares                    n° c5882d-4

Patrícia Almeida Fernandes                n° c51058-0

Ribeirão Preto

2015

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Ponto Positivo: Há uma melhoria significativa na regulamentação da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, pois reconhece a lei como meio legal de comunicação e de expressão para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

Ponto Negativo: Demorou-se um longo período para que implementasse uma lei a favor dos surdos, pois Imagina-se que existem surdos desde o começo da humanidade.

CAPÍTULO II

DA INCLUSÃO DA LIBRAS COMO DISCIPLINA CURRICULAR

Ponto Positivo: Considera-se um ponto positivo o Art. 3o, pois insere e torna obrigatória a disciplina em cursos extremamente importantes para a inclusão e aprendizado do surdo.

Ponto Negativo: Considera-se um ponto negativo o segundo parágrafo, onde o fato de que a disciplina (LIBRAS) torna-se optativos nos demais cursos de educação superior e na educação profissional, pois em minha concepção haveria uma necessidade maior de inserir a Língua Brasileira de Sinais em mais cursos da grade curricular sendo obrigatória e não opcional.

CAPÍTULO III

DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LIBRAS E DO INSTRUTOR DE LIBRAS

Ponto Positivo: Em meu ponto de vista, ao inserir a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como disciplina obrigatória em todos os cursos de licenciatura, abriram- se  as portas para a inclusão social deste grupo em nossa sociedade.

Ponto Negativo: Apesar das mudanças, o que podemos notar em nossa sociedade é um déficit de pessoas capacitadas para exercer a função de interprete e tradutor da Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

CAPÍTULO IV

DO USO E DA DIFUSÃO DA LIBRAS E DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O

ACESSO DAS PESSOAS SURDAS À EDUCAÇÃO

Ponto Positivo: É responsabilidade do governo garantir o acesso a permanência e todos os meios necessários para que o surdo ou o deficiente auditivo tenha o direito a educação, desde a educação infantil até a superior.

Ponto Negativo: No capitulo IV, Arto 14, parágrafo terceiro; Existe um verbo que deixa  a desejar a ação do governo, pois Diz “ BUSCARAM IMPLEMENTAR” ao invés de “ IRÃO IMPLEMENTAR” sendo assim abre uma brecha nessa lei onde o governo pode vir a não realizar tal ato.

CAPÍTULO V

DA FORMAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS - LÍNGUA PORTUGUESA

Ponto Positivo: O exame de proficiência em tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, veio para avaliar os profissionais da área, proporcionando assim, qualidade para quem vai aprender a Língua Brasileira de sinais.

Ponto Negativo: O tempo para a capacitação de um profissional especializado na area é alto, poderiam ser desenvolvidos técnicas de instruções de forma mais rápida e eficiente.

CAPÍTULO VI

DA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS SURDAS OU

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com