TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DE FILOSOFIA

Por:   •  7/6/2018  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE ON-LINE 1

De acordo com o vídeo “Filosofia – O que é isto?”  a Filosofia é “desbanalização do banal”, o vídeo traz o problema da pobreza, onde que a mãe de Malfada e Suzanita, elas olham não vê, não procuram soluções para esses problemas, mas o filosofo olha ,veem , observa, questiona, então o banal começa a ser desbanalizado. Traz de volta o verdadeiro sentido das coisas, saber observar as coisas com mais detalhes, para não vivermos de forma mecanizada, ou seja, observar tudo ao nosso redor com mais detalhes, ter uma visão critica.

No vídeo “O que é Sociologia?” mostra A sociologia é a ciência da sociedade e como estudo das relações humanas da sociedade, a sociologia o individuo é construído por meio da sociedade, o homem se constrói por meio da sociedade, através do convívio, das relações sociais. O homem não nasce humano ele se torna humano, ele se constrói.

Contribuições da Filosofia e da Sociologia para a Educação e sua relação com Pedagogia.

A contribuição da Filosofia e para a educação faz com que o individuo passa a ter uma nova visão entenda melhor o mundo, compreendendo e buscando soluções para os problemas de seu cotidiano, e melhorando a qualidade do ensino. A importância da Sociologia para os futuros docentes está, especialmente, em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições.

É preciso que os estudantes reflitam sobre os conhecimentos que adquiriu, desapegando dos livros didáticos, e procurando outros significados, os alunos precisam investigar buscar novos conceitos mesmo com dificuldades que encontrarem. A educação como transformadora da sociedade recusa-se tanto ao otimismo ilusório, quanto ao pessimismo imobilizador. Por isso, propõe-se compreender a educação dentro de seus condicionantes e agir estrategicamente para a sua transformação. Propõe-se desvendar e utilizar das próprias contradições da sociedade, para trabalhar criticamente pela sua transformação. O objetivo da escola deveria ser ensinar a criança a viver no mundo. A relação da pedagogia com a Filosofia e Sociologia é fundamental, ela desperta no educando o espirito investigativo, a educação, a busca de novos horizontes, trazendo reflexões sobre a educação, ultrapassando a busca de metodologia, didáticas e outros tipos de sistematização para a pratica educativa. Pensando em soluções e saindo do ensino tradicional e pensando em uma educação contextualizada, trazendo para dentro do ambiente escolar a realidade, a valorização da cultura do aluno.

Portanto, a Educação pode e deve ser um tema da filosofia e sociologia, pois educar é um instrumento de conservação e de mudança da sociedade, e ainda que as preocupações de Comte, Durkheim, Marx, Weber, não estejam voltadas exclusivamente para a educação, elas permitem extrair novas perspectivas para a prática pedagógica.

Referências

Modulo Bases Filosóficas da Educação

https://youtu.be/fGxrFw9RBQk

https://youtu.be/szLWFDZ4SMY

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com