TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO:TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Por:   •  3/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.797 Palavras (24 Páginas)  •  3.462 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE PORTO-ALEGRENSE

FAPA.

ESTUDO DE CASO

FABIANA PERES E PALOMA PIPINO

Prof.ª Maria Melania Wagner F. Pokorski.

Porto Alegre

2015

                                                                                                                                                                  02

1.Tema:

TDAH e Hiperatividade

2.Introdução:

O seguinte trabalho abordará o estudo de caso de dois meninos de cinco/seis anos, de escolas diferentes, que possuem dificuldades de aprendizagem, acompanhada da queixa de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), alunos de escolas da rede Municipal e Pública de Porto Alegre.

O estudo foi realizado a partir do uso da folha de sugestões de roteiro para os seguintes instrumentos de coleta de dados: 1) Dados de Identificação; 2) Principais queixas; 3) História vital e 4) Características atuais.

  1. Metodologia

O estudo de caso é uma vertente da pesquisa qualitativa. Não tem foco nem preocupações com tratamento de quantificação e estatístico e não está direcionado a obter generalizações. O estudo permite a descoberta de relações que não seriam encontradas de outra forma, sendo as análises e interferências em estudos de casos feitas por analogia de situações, respondendo principalmente as questões “por quê?” e “como?”.

4. Objetivo:

Após a elaboração dessa metodologia de pesquisa, o trabalho a seguir terá como objetivo central investigar as dificuldades de aprendizagem através do estudo de caso de duas crianças e suas interações entre família e escola. Será possível analisar e conhecer os problemas de aprendizagem além de sugerir a intervenção de forma para diminuir ou tentar sanar essas dificuldades.

                                                                                                                                                           03

5. Dados de identificação.

E.S. tem cinco anos (mais novo dos três irmãos). É aluno da educação infantil do Jardim B. A mãe tem 30 anos e não tem profissão. O pai tem 27 anos e é montador de eventos.

L. tem quatro anos (um irmão de oito meses). Está numa escola de educação infantil na turma jardim. O pai tem 40 anos e é auxiliar de enfermagem. A mãe tem 35 anos, e é chefe de enfermagem.

6. Principais queixas dos pais, da escola e da criança ou do adolescente/ adulto.

E.S. - Dificuldade de manter atenção nas atividades – escola, quando vê o pai, o mesmo tenta se aparecer na frente do menino, querendo mostrar superioridade – pais, a criança sente muito sono (não dorme cedo) – escola, menino resistente (teimoso e não muito afetivo) – escola, aluno não tem queixas.

L. – Em casa só quer ficar assistindo filmes de luta – mãe, na escola não demonstra muito interesse em estar ali, nos momentos de atividade reclama o tempo inteiro que está cansado ou que não vai realizar a atividade, suas brincadeiras no pátio são lutas e chutes – escola. Mãe quando deu a luz ao segundo filho ficou em casa por quatro meses, o L não queria ir para a escola, preferia ficar com a mãe e o irmão em casa. – Mãe. Queixa-se que o pai é bravo com ele, não o deixando assistir muito os desenhos e filmes que gosta. –

7. História vital ou Anamnese.

E.S. - Gravidez não planejada, mas ocorreu tudo bem, o parto foi cesariana. A criança mamou no peito até um ano, comia e come bem. Tem gigantismo, asma, sente dor e puxa a perna direita. Engatinhou, sentou e caminhou nos meses certos. Chorou bastante. Menino foi/é criado pela avó. Tem contato

                                                                                                                                                                      04

todos os dias com a mãe. Briga bastante com o pai, pois o mesmo tenta mostrar-se superior.                                                                                                                                                          

Ainda dorme na mesma cama que a avó. Teve uma boa adaptação. Tem amigos na escola, divide os brinquedos quando quer. Tem preguiça para guardar os brinquedos. No quarto sozinho, joga no computador, assiste TV e brinca. Na escola, ainda está no processo de aprendizagem (escrever, ler e calcular). É independente para ir ao banheiro, comer e se servir. Come, toma banho e veste-se sozinho.

L. - A mãe o planejou. Sua gestação foi tranquila, seu tipo de parto foi cesariana. Amamentou-o até um ano e dois meses. Seus primeiros alimentos começaram com cinco meses, como sopinha, frutas raspadas. O L começou a engatinhar com seis meses e caminhou com oito para nove meses. A mãe quem cuidou nos primeiros meses. Ele chorava pouco, tinha momentos de cólicas, seu primeiro tratamento foi quando tinha dois anos. Problemas respiratórios (asma). Iniciou o uso de bombinha (crise) e (preventiva) diariamente.

 A tirada de fraldas foi com um ano e dez meses. Começou a dormir sozinho quando tinha três anos. Sua adaptação na escola iniciou quando tinha dois anos. Foi conturbada, chorava bastante, não aceitava ficar longe dos pais. Ficou apenas dois meses na escola, começou a ficar com a vó materna para mãe trabalhar.

Também não ficou muito com a vó, os pais procuraram outra escola que é a que está até hoje. Apresenta momentos de agitação, tendo dias que não quer ficar na escola e chora para voltar para casa. Tem poucos amigos. Dificilmente frequenta a casa dos mesmos. Tem mais amigos na escola, quando brinca com alguém não gosta muito de dividir seus brinquedos. Adora espalhar os mesmos e não recolher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com