TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Atividade AP II

Quando se fala de Ensino á Distância, o Brasil assume um patamar importante na formação profissional, pois a “sociedade” carece de uma educação voltada para a classe média e média baixa, tanto nos grandes centros como nas regiões com difícil acesso; E a disponibilidade de tempo é um fator importante nessa construção do conhecimento, logo muitos necessitam desse tempo para dedicar-se aos estudos, assim as EaD estabelece um fator que associa o tempo com a comodidade.

E a tecnologia hoje em geral assume um papel importantíssimo na educação á distância, beneficiando a sociedade e trazendo acessibilidade a população que sonha com um ensino superior. Mesmo sendo EaD tem um compromisso em levar conhecimento e qualidade na aprendizagem, com isso o Governo Federal junto com os governos estaduais e municipais, tornar realidade sonhos que seriam distantes por partes da população.

Dessa forma o Ensino á Distância estabelece estratégias e características, que facilitam o ingresso da sociedade no ensino superior, tais como:

• Facilidade na utilização de ferramentas (internet) que auxiliará na aprendizagem significativa do aluno.

• Trabalhar hábitos de estudos independentes entre alunos, tornando-os autodidata, valorizando o conhecimento adquirido.

• Desenvolver habilidades e domínios lingüísticos estabelecendo metas e compromisso. Assim segundo Mattos e Burnham (2005, p.2)

[...] a Educação a Distância traz características próprias que impõem a necessidade de novas aprendizagens por parte de quem planeja, desenvolve e avalia, implicando, inclusive, na necessidade de que seja construída uma nova maneira de compreender o processo de ensino e aprendizagem.

Para que todos recebam um ensino á distância adequada e de qualidade, o Governo Federal deve estabelecer metas e investimentos para que todas as Universidades Federais ou Particulares ofereçam a população acesso ao ensino superior ou técnico de qualidade, mediante a esses fatores pré requisitos falta ainda a União estabelecer alguns pontos importantes, como: disponibilidade da plataforma Moodle, para todo território brasileiro, que hoje é utilizada apenas por algumas Universidades Federais; Fundamentação legal do MEC em criar e legalizar a oferta da modalidade EaD para todo o território nacional e disponibilizar bolsas de estudo para a classe média baixa que não tem a oportunidade de ingressar em um ensino superior particular.

De acordo com o Decreto nº 2.494 da Presidência da República, regulamenta o artigo

80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) destaca em seu primeiro artigo que:

Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. (BRASIL, 1998, não paginado).

Referencial

BRASIL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com