TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DIANTE DE UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR

Por:   •  11/12/2018  •  Resenha  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 6

APRESENTAÇÃO DO TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)

TEMA: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DIANTE DE UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR

O ser humano é único, cada um com sua própria subjetividade, onde cada um reage de diferentes maneiras a mesma situação. O comportamento humano recebe influência das personalidades, os diferentes padrões do meio físico e social fazendo com que o indivíduo se diferencie do outro.

Influências do desenvolvimento da personalidade da criança são:

• O comportamento genético do indivíduo;

• As aprendizagens;

• A cultura;

• A sociedade;

• A hereditariedade;

• A interação do meio físico e social.

Piaget explica que o desenvolvimento cognitivo e afetivo diante de uma ação impulsionada por algo demonstra uma necessidade de desequilíbrio.

Vygotsky diz que o desenvolvimento e a aprendizagem são diferentes. O desenvolvimento deve atingir uma etapa, com maturação de algumas funções.

O desenvolvimento antecede a aprendizagem, sendo esta última uma reformulação do desenvolvimento.

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SUAS DIFICULDADES: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS

As teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon desenvolvem no campo da psicologia e da educação, elaborando e deixando em evidencia ao mesmo tempo os modos de pensar e de teorizar o pensamento e a linguagem da criança. Desvendando o conhecimento que se dá segundo a ação do indivíduo no mundo.

Vygotsky e Piaget se confrontam, o primeiro defende que a aprendizagem vem antes do desenvolvimento e o segundo defende que o desenvolvimento vem antes da aprendizagem, dessa forma, fazendo acontecer que a aprendizagem conduz ao aluno a superação dos limites, imposta por déficits cognitivos, físicos e/ou afetivos, representando uma busca, uma meta.

PIAGET

Segundo Piaget, a aprendizagem é um processo de desenvolvimento intelectual que se dá por meio das condições de pensamentos que está referente à ação do sujeito de acordo com o meio. Revisando as teorias de Romero, conferem que as dificuldades de aprendizagem que estão relacionadas com atrasos de maturidade, o atraso de maturação ocorre quando um indivíduo não está maduro para realizar alguma atividade, uma aprendizagem, que tem como decorrência o aparecimento das dificuldades de aprendizagens. São características das dificuldades de aprendizagens: as generalizadas, as graves e permanentes.

WALLON

Justifica o seu ponto de vista do desenvolvimento integral da criança investigando os campos funcionais, como o motor, afetivo e cognitivo em união, que se contradiz ao raciocínio dividindo-se com o sujeito demonstrando as suas dimensões separadamente motoras, afetivas e cognitivas.

Wallon investiga os motivos da inteligência da criança, pois, apresenta duas características do pensamento infantil:

• A carência do pensamento reflexivo que caracteriza a competência de pensar o próprio pensamento;

• A carência da tomada de posição, que caracteriza a competência de expor seu ponto de vista.

No campo educacional, Wallon se importava pelo estudo da afetividade, uma das contribuições centrais sobre a emoção, sentimentos e paixão.

VYGOTSKY

Dedicou sua vida à educação de crianças com necessidades especiais, o mais interessante na obra de Vygotsky foi mais centrado na emergência de novas formas da compreensão da psique humana, como também é atual para a compreensão dos problemas relativos à educação especial e para a busca de uma intervenção inovadora.

Psicologia da Educação e Psicologia escolar: interfaces entre duas áreas

A Psicologia Escolar e Educacional articulada a um campo de prática social, sendo que, o ambiente se expressa de acordo com, pelo menos, em dois elementos: a psicologia educacional como um dos princípios científicos da educação da prática pedagógica e da psicologia escolar como categoria de atuação profissional que tem na maneira de escolarização de acordo com seu campo de ação, com foco na escola e nas relações que determina (ANTUNES, 2008).

A psicologia escolar é considerada como uma área secundária, tendo como visão simples e não querendo muito preparo, e nem de prática profissional. Essa área da psicologia é de grande importância e menos valorizada, são previstos e regulamentados por lei a Orientação educacional e Supervisão escolar, se caracterizando uma visão de uma Psicologia Escolar Clínica (ANDALÓ, 1984).

A psicologia da educação é adequada para juntar a pesquisa e a teoria psicológica ao estudo científico da educação onde a ciência e a profissão da psicologia da educação é uma área da psicologia comprometida com o desenvolvimento, a avaliação e a aplicação de teorias e princípios da aprendizagem humana, do ensino e da instrução, como também materiais, programas, estratégias e técnicas baseadas nessas teorias e nos princípios que podem contribuir para a melhoria das atividades, dos processos educacionais ao longo da vida (WITTROCK, 1992 apud COLL, 2004).

Distúrbios de aprendizagem e atuação do psicólogo

A diferença entre distúrbios de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem nos leva a uma falha concepção da dificuldade de aprender, a interpretação incorreta do termo, pois na literatura o termo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com