TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR JUNTO AOS ALUNOS COM TRANSTORNOS DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.142 Palavras (17 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 17

Curso de psicologia

Relatório parcial do Estágio Básico Supervisionado I

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR JUNTO AOS ALUNOS COM TRANSTORNOS DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

RESUMO

O relatório apresentou uma breve problematização sobre a atuação do psicólogo no universo escolar com base na vivência de uma instituição privada. O estudo foi desenvolvido a partir de um recorte específico que visa entender, a atuação deste profissional com adolescentes transtornos de dificuldades de aprendizagem espaço escolar que engloba diversos atores sociais, tais como: professores, diretores, alunos e familiares. O método utilizado foi o estudo de bibliografia sobre a inserção da psicologia nas escolas, a educação inclusiva e o déficit de aprendizado no cenário brasileiro. Além disto, o nosso estudo buscou através de um questionário semiestruturado conhecer o trabalho desenvolvido por um profissional numa escola privada e identificar os desafios enfrentados no cotidiano do seu trabalho com adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. A partir da perspectiva que, a Psicologia como ciência e profissão tem uma contribuição significativa na luta por uma educação inclusiva com base nos princípios de compromisso social, dos direitos humanos e do respeito à diversidade, constatou-se na pesquisa de campo que a atuação do psicólogo é estratégica para possibilitar a inserção destes alunos no cotidiano escolar que, as dificuldades no processo de aprendizagem são mediadas por ações efetivas de monitoria, acolhimento, integração e suporte dos professores, alunos e familiares. Os desafios enfrentados pelos adolescentes são trazidos para o debate no espaço escolar e o psicólogo tem um papel importante de diálogo para garantir o entendimento da subjetividade deste aluno em um contexto sociocultural diversificado.

Palavras chave: Psicologia Escolar. Transtorno de Aprendizagem. Ensino privado.

1. INTRODUÇÃO

O tema escolhido aborda a atuação do psicólogo escolar com adolescentes em instituições privadas.

O objetivo é observar mais especificamente o trabalho desse psicólogo com os adolescentes que apresentam alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem.

O método utilizado foi de pesquisa eletrônica, em sites especializados no assunto em questão, e em livros com o objetivo de se ter o conhecimento teórico necessário para nortear a elaboração de um questionário que será aplicado em uma visita ao espaço de trabalho do psicólogo escolar de uma instituição particular.

A relevância desse estudo se expressa nas evidências de que cerca de 10% da população possui algum transtorno de aprendizagem (BUTTERWORTH; KOVAS, 2013). Os transtornos são identificados desde a primeira infância ou a partir da inserção da criança no universo escolar, sendo caracterizado por déficits no desenvolvimento que causam prejuízos na integração pessoal, social, acadêmica ou profissional deste adolescente.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais (DSM-5) (APA, 2014), constata-se que, na fase escolar há frequentemente a identificação de mais de um transtorno do neurodesenvolvimento. Como, por exemplo, muitas crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), também apresentam um transtorno específico da aprendizagem. Logo, a inserção de um profissional qualificado na área de psicologia torna-se fundamental e estratégico para lidar com a identificação, acompanhamento e articulação entre a criança, a família e os atores inseridos na dinâmica escolar.

Esse assunto ainda é um desafio, pois o corpo docente ainda não se encontra preparado para lidar com esses alunos visto que cerca de 50% das queixas escolares são por motivos de dificuldade na aprendizagem e, em sua maioria, são feitos pela própria escola, tornando o aluno um “indivíduo problema” e excluindo-o do âmbito educacional (SOUZA, 2010). ​Entre as queixas mais relevantes são: dificuldade leitura/escrita, 67%; dificuldade da concentração, 20%; dificuldades escolares, 78%; problemas de comportamento, 33%; e outros, 12% (CASTANHO; ANDRADE, 2014).

Cronograma

DATAS

ATIVIDADE

22/02/18

Início do Estágio. Pesquisa sobre artigos para embasamento teórico.

27/02/18

Pesquisa sobre artigos para embasamento teórico.

01/03/18

Supervisão do Professor. Reunião para divisão de tarefas e delimitação dos assuntos abordado sobre o tema.

06/03/18

Pesquisa sobre artigos para embasamento teórico. Reunião para divisão de tarefas. Elaboração da apresentação do tema e do levantamento teórico. Montagem do cabeçalho.

08/03/18

Supervisão do Professor.

12/03/18

Elaboração do questionário e do levantamento teórico. Edição da formatação.

13/03/18

Elaboração do questionário.

14/03/18

Revisão do questionário. Elaboração do levantamento teórico. Finalização dos objetivos.

15/03/18

Supervisão do Professor. Revisão do questionário.

17/03/18

Elaboração dos Métodos.

22/03/18

Supervisão do Professor.

27/03/18

Edição da formatação. Revisão do questionário e levantamento teórico.

29/03/18

Supervisão do Professor.

04/04/18

Elaboração da justificativa.

05/04/18

Entrega do relatório parcial.

19/04/2018

Assinatura dos documentos para entrevista.

26/04/2018

Supervisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com