TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO EM LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Por:   •  21/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.398 Palavras (18 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

ROSA FERREIRA DA SILVA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO EM

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CARIACICA

2013

[pic 2]

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

ROSA FERREIRA DA SILVA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TCC elaborado para a conclusão da licenciatura de pedagogia da universidade UNIUBE. Preceptores: .................................

CARIACICA

2013

AGRADECIMENTO

Primeiramente, a Deus, fonte das bênçãos recebidas, a meus filhos, obrigada pelo incentivo, apoio e principalmente, pela compreensão de minha ausência em alguns momentos.

A todos que  de alguma forma contribuíram para a realização de mais essa etapa em minha vida.

                                       Rosa

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho procura demonstrar a participação da Literatura na Educação Infantil e a importância dos livros para a vida individual, social e cultural das crianças na Educação Infantil, e que, através da participação da escola, educadores e família, as crianças devem ter acesso a livros.

As atividades através da Literatura Infantil permitem ao professor avaliar quatro aspectos: a facilidade para entender o processo da interpretação; a possibilidade de construir uma leitura significativa; a capacidade de comunicar o procedimento seguido; a maneira de atuar e a aptidão para tecer comparações com previsões ou hipóteses, representando uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para o aluno.

Assim, para se ter sucesso na aprendizagem das crianças, é preciso recriar, na escola e na vida mesma dos alunos e professores, situações e necessidades significativas de uso da Literatura como diferencial no ambiente escolar. Nas atividades desenvolvidas emerge a inexistência de práticas de literatura pelo professor em sua vida diária, a não serem as estritamente necessárias ao seu ofício que, em muitos casos, conforme os dados já obtidos são extremamente restritos.

Pensar em tais situações, bem como as condições objetivas de sua realização, é um desafio, tanto para os professores, como para os formadores de professores, como para os implementadores de políticas de formação e valorização - efetiva - do trabalho de professor na Educação Infantil.

A Literatura Infantil vem se destacando como recurso de aprendizagem na Educação Infantil, também é um dos mais eficientes mecanismos de recreação e lazer, servindo como um método prático de terapia educacional que a criança vem se desenvolvendo na escola.

A presença da Literatura Infantil no contexto escolar, além de representar um estímulo forte à aprendizagem da leitura, proporciona novas e diversificadas vivências afetivas, além de  reorganização das percepções do mundo, e a criança passa a escrever melhor, a ter um repertório mais amplo de informações. È esta a função da literatura, proporcionar à navegação, a aventura, a criação, para tanto é fundamental a mediação do professor como estimulador.

A metodologia utilizada constitui-se de pesquisa bibliográfica, informações absorvidas durante o curso, e interlocuções com os professores da área. O estudo apresenta a base teórica fazendo breve retomada da história e conceito da Literatura Infantil, mostrando também seus elementos estruturais e a importância de sua presença na escola.

Outro ponto importante no estudo desta temática será refletir sobre o papel do professor como mediador da educação, visto que os sentidos pedagógicos atribuídos à Literatura Infantil são os de estimular o exercício mental, com o objetivo de a criança refletir sua própria condição pessoal (e a imagem projetada neles pelo adulto) e a sociedade em que vive.

A criança, quando incentivada a ler, passa a ser bem sucedida em todas as disciplinas, uma vez que se torna leitor critico e com isso é capaz de procurar espontaneamente o seu próprio crescimento intelectual. Por isso a seleção do material de literatura deve ser cuidadosa, exigindo pessoas qualificadas e capazes. Para, que ao ser colocado em contato com a criança, ela seja capaz de decodificar o texto, bem como esse material deve ser suporte cidadãos críticos capazes de transformar o que esta em sua volta. As contribuições dessa temática têm como objetivo principal oferecer subsídios aos professores de Educação Infantil no trabalho com a Literatura Infantil adequando-o à realidade e necessidade das crianças, propondo alternativas e ações a partir das práticas pedagógicas em sala.

2.  A LITERATURA INFANTIL E SUAS CONCEPÇÕES

 

Desde quando, no final do século XVII e início do XVIII, surgiu uma nova concepção de infância a criança passou a participar da vida social com novos valores a ela foram atribuída passou-se a ter preocupação com a disciplina e com a moral em relação a formação desse novo indivíduo.

A literatura infantil surgiu no século XVII com FENÉLON (1651 – 1715), justamente com a função de educar moralmente as crianças. Foi nesse período que a literatura infantil e, principalmente, os contos de fada formam decisivos para a formação da criança em relação a sim mesma e ao mundo em sua volta.

As histórias tinham uma estrutura maniqueísta dividindo as personagens em boas e más, belas ou feias, poderosas ou fracas, etc., a fim de demarcar claramente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado. Isso facilita à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou do convívio social.

Segundo Magda Soares (2009):

Na educação infantil, devem estar presentes tanto atividades de introdução da criança ao sistema alfabético e suas convenções – alfabetização- quanto às práticas de uso social da leitura e da escrita – Letramento. (Art. Revista pátio, julho/outubro 2009, pág. 7).

A maioria dos contos de fadas, fábulas e mesmo muitos textos contemporâneos incluem-se nessa tradição. Tais textos não precisam ser rejeitados por aqueles que pretendem formar eticamente a criança __ ao invés de apenas educá-la moralmente __ basta que o bem e o mal apresentados sejam problematizados e não, simplesmente, aceitos como respostas aos problemas tratados nas historias (CADEMARTORI, 1991).

Para os educadores da época a produção literária para a infância surgiu com o objetivo de ensinar valores, caráter didáticos, ajudar a enfrentar a realidade social e propiciar a adoção de hábitos e infelizmente, ainda hoje, podemos encontrar esses objetivos na produção infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com