TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PRATICA PEDAGOGICA

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE UBERABA

SUZIANE GOMES DAMASCENO SOUSA

TRABALHO DE PRATICA PEDAGOGICA

UBERABA MG

2015

Foi realizada uma pesquisa em duas escolas rede publica municipal do município de Cariacica. A primeira escola onde foi realizada a pesquisa foi o CMEI Cecilia Meireles. O CMEI Cecília Meireles é uma escola da rede pública Municipal de Ensino de Cariacica, atende turmas de 4 e 5 anos da Educação Infantil. Observando a localização da escola, observou-se que, havia uma deficiência no bairro, pois a escola em questão atende a quatro bairros diretamente e mais, pelo menos, outros três indiretamente. Quanto à vizinhança, notou-se, um número significativo de pontos de comercio, por exemplo, padarias, bares etc... A infraestrutura das ruas próximas a escola é muito boa, pois foi observado que há telefones públicos, luz, pavimentação de ruas  e agua canalizada. A vizinhança é bem tranquila, apesar de ainda sofrer com os reflexos da violência urbana, e vê a escola como algo muito bom para o bairro.

A escola tem um bom reflexo para a comunidade, que antes tinha que procurar vagas em  escolas de outros bairros. Os projetos desenvolvidos na escola visam a maior integração das famílias no mecanismo educacional, e as famílias são incentivadas a participar do dia a dia dos alunos. Um grande reflexo dessa realidade é o projeto “dia da família”, que é realizado duas vezes ao ano, no intuito de fazer uma parceria entre escola e família. A missão da escola é desenvolver um trabalho educativo voltado para a promoção da criticidade e da cidadania na criança, envolvendo a família e a comunidade nesse processo. A escola tem como slogan a frase: “a arte de aprender e a arte de ensinar”. E notável a satisfação não só dos pais, mais dos alunos matriculados, os planejamentos são feitos de forma participativa, onde é levado em consideração até mesmo o contexto familiar das crianças. A partir desse fato foi observado que se trata uma gestão escolar aberta, onde escola e família caminham juntas. Os alunos são avaliados em sala de aula acordo com suas necessidades, e equipe pedagógica ficam sempre atenta, no sentido dessa  observação, pois entende que cada aluno tem seu potencial e capacidade individual.

[pic 1]

A outra escola avaliada foi o EEEF Ventino da Costa Brandao, a escola EEEF Ventino da Costa Brandão funciona em três turnos (matutino, vespertino e noturno) e oferece nas Modalidades de (1º ao 9º do Ensino Fundamental/EJA). Tendo a capacidade de 460 alunos matriculados, sendo 06 turmas no matutino, 06 no vespertino e 06 no noturno. A escola ocupa toda área ao redor e não tem muitas áreas comerciais, têm algumas moradias, o bairro é bem humilde, uma comunidade marcada por um alto índice de violência. Não existem livrarias, tem algumas lanchonetes, pequenos restaurantes e uma academia popular. Na infraestrutura do entorno da escola foram vistos pontos de ônibus, luz água e calçamento.

A EEEF Ventino da Costa Brandão tem o compromisso de enfatizar o aprender, buscando na relação ensinar e aprender o prazer de compreender, de conhecer e de descobrir. Compreende a educação como construção coletiva permanente, baseada nos princípios de convivência, solidariedade, justiça, respeito, valorização da vida na diversidade e na busca do conhecimento. Nessa perspectiva, utiliza-se de uma metodologia cooperativa e participativa, que contribua na construção da autonomia moral e intelectual de todos os envolvidos no processo educativo, buscando humanização e a mudança social. Destacamos também, o reconhecimento e importância da interação aluno-professor no processo ensino-aprendizagem, em que o educando, torna-se protagonista do processo educativo, e o educador passa a ser um mediador orientando esse processo. Consiste num trabalho conjunto envolvendo a todos e buscando uma melhor qualidade de ensino A missão da escola é contribuir para constante melhoria das condições educacionais da população, visando assegurar uma educação de qualidade aos nossos alunos num ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo, partindo da filosofia de tornar os alunos cidadãos críticos e participativos na sociedade em que vivem e inseri-los no mercado de trabalho. A visão de futuro é educar partindo do principio: prática-teoria-prática, em busca da construção de uma sociedade justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capaz de transformar o ambiente em que vivem. A avaliação é realizada durante as aulas, observando o desenvolvimento dos alunos em cada atividade proposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (569.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com