TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neste trabalho falaremos sobre Pinóquio as avessas

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Neste trabalho falaremos sobre Pinóquio as avessas, Livro de Rubem Alves, fazendo um comparativo sobre a história e três tipos de abordagens educacionais: Diretista (tradicional), que consiste no professor como o portador do saber, não diretista (Humanista), que tem o aluno como centro do aprendizado e relacional que nada mais é que uma junção das duas primeiras.

O livro conta a história do pequeno Felipe, que sempre foi muito curioso, questionador, tinha uma mente fértil e cheia de observações, mas que em certo ponto da vida, ao chegar a escola, tem suas “asas” cortadas, pelo método de ensino utilizado em sua escola.

Abordagem Diretiva

Na abordagem diretiva nos deparamos com uma característica, a de que o professor é a fonte do conhecimento e o aluno é um receptáculo que só irá se encher com o conhecimento proveniente da fonte, ou seja, o professor.

Em determinado momento o autor, Rubem Alves, mostra o início da experiência de Felipe na escola. Na escola, Felipe sofre um choque quando ao fazer algumas perguntas as descobre inconvenientes para o professor, por não fazer parte da matéria na qual ele está estudando. Por exemplo:

“... – Que bom que a nossa língua serve para dar nomes as coisas! Eu gosto de pássaros. Ao vir para a escola, vi um pássaro azul que come mamão. Mas não sei o nome dele. A senhora, que ensina nomes, poderia me dizer o nome dele?

A professora sorriu e disse.

- Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes de pássaros não estão no cronograma de português. Nas aulas de português temos que pensar e falar sobre aquilo que o cronograma manda...”

Ou seja, o pequeno Felipe sofre um baque enorme ao se deparar com tal atitude de sua professora, que em sua concepção seria uma das pessoas responsáveis por responder seus questionamentos, por ensiná-lo. Em contrapartida, em alguns momentos pode-se perceber o quão incomodo é para uma professora caracteristicamente enquadrada na abordagem diretista, ao ouvir as perguntas de Felipe que fogem do plano de aula, que ultrapassa a sua “zona de conforto”.

Uma característica da Pedagogia Diretiva é o conceito da tabula rasa, o qual citei acima, onde só o professor pode produzir algum conhecimento no aluno. O aluno somente recebe o conteúdo, e somente o professor possui o conhecimento, ou seja, quando o detentor do conhecimento se depara com um aluno que possui uma base de conhecimentos e quer explorá-los no novo ambiente, é certo que hávera algum tipo de incomodo ao professor, que provávelmente achará uma forma de reprimir o aluno para que ele aprenda apenas oque está no plano de aula.

O modelo direitista se mostra um modelo autoritário, onde o aluno deve apenas ouvir e reproduzir o que foi ensinado, sendo assim, ele deve apenas sentar, silenciar, obedecer e aprender. E segue o pressuposto de que seguindo esse modelo de ensino estará preparando a pessoa ideal para o mercado de trabalho, um profissional que obedece e sabe o “necessário”. Felipe retrai seu gosto por pássaros, que no caso em si representa a retrair a sua curiosidade, a sua sede de saber. O que o torna apenas mais um em meio à multidão.

Abordagem não diretiva

O que aconteceria se o pequeno Felipe fosse alfabetizado a partir de um método não diretista? A abordagem não diretista, ou humanista, dá ênfase ao aluno em seus processos de construção. Também por meio deste tipo de abordagem é dada mais atenção ao psicológico e ao emocional do indivíduo. O aluno é considerando detentor de um conhecimento proveniente de suas experiências, aliás, é através dessas experiências que o conhecimento é construído. Pode-se dizer assim, que o aluno é o centro nesta abordagem, e o professor é tido com um mediador (facilitador), gerando assim uma ampla autonomia para o aluno.

O que vemos no livro, é uma escola que barra, que priva o aluno de seu conhecimento individual e preza pelo coletivo. Se o pequeno Felipe que era detentor de uma sede imensa de conhecimento, fosse acolhido, se suas perguntas obtivessem a resposta que ele procurava, independente da hora, e da matéria na qual ele estava, segundo a abordagem humanista, ele teria atingido todo seu potencial, tornando-se cada vez mais autônomo em seu aprendizado, o que traria benefícios para ele enquanto indivíduo. Sua aprendizagem teria sido melhor, ele encontraria mais relevância no conteúdo, veria os conhecimentos de acordo com seus ideias e propósitos e se sentiria mais motivado por poder escolher as experiências nas quais atingiria com mais facilidade todos seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com