TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PEDAGOGIA 3 SEMESTRE

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 ENTREVISTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL        4

2.2.1Como Ensinar        5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS         10



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre entrevista pedagógica, onde foi realizada com uma pedagoga da Educação Infantil. Tendo como principal objetivo, compreender como a educação é realizada dentro do contexto escolar. De que forma esse profissional da área desenvolve seu papel na instituição, e como ele visa os seus alunos, durante o processo de ensino.

         Está organizado em dois tópicos. No primeiro será a conferência  com o profissional de ensino demostrando sua carreira e como ele pratica seu conhecimento em sala, como ele avalia seus alunos no cotidiano. No último tópico, são discutidos os fundamentos teóricos que expressam a abordagem na práxis pedagógica do professor na instituição de ensino. Demostrando algumas formas atrativas que é usada para que o ensino das disciplinas seja igual para todos.

   


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 ENTREVISTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

Entrevista realizada com Sra. Narlize Costa fonseca, 32 anos, formada em Pedagogia e Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior. A mesma atua nessa área há 15 anos e sua jornada de trabalho é de 48 horas semanais. Ela trabalha com educação infantil, Coordenação Pedagógica e Educação Superior. O objetivo dessa conferência é identificar a visão dela sobre as abordagens teóricas que ela utiliza na sala de aula ao efetivar a sua pratica pedagógica na Educação Infantil.

Durante a conferência, foi feitos alguns questionamentos, sobre sua pratica, na seguinte ordem:

  1. O que é ensinar?
  2. Como você ensina?
  3. O que e aprender?
  4. O que é avaliar?
  5. Para que você avalia?
  6. Como você avalia seus alunos?
  7. Você atribui feedback aos seus alunos? De que forma?

A primeira resposta ela relatou que ensinar é levar o aluno a contextualizar seu conhecimento de mundo com o conhecimento do outro, e propor com o estimulo de reflexão, tendo assim uma troca de experiências. Na seguinte pergunta, sobre como ensinar, a professora relata que é através do conhecimento prévio da criança. Ela organiza conteúdos de modo a propiciar aos educandos a elaboração de novos conceitos, para isso é utilizado materiais pedagógicos como livros de literatura, jogos educativos, materiais de reciclagem, aulas, passeio e outros mecanismo que ajude aluno a aprender com prazer.  Já na próxima questão, aprender segundo ela é um processo que visa verificar o nível de conhecimento de um individuo dentro do processo de ensino aprendizado.

Os seguintes assuntos foram sobre avaliação, que é de suma importância para medir o conhecimento dos pequenos. Avaliar para ela é processo de ensino-aprendizagem para construção de novos conhecimentos. Ela enquanto educadora avalia para analisar o conhecimento que a criança adquiriu nos conteúdos aplicado. Através da observação, em uma atividade proposta aos alunos com o intuito de perceber o desempenho individual de cada um e em seguida atribuindo em um relatório criativo.  Por último, o questionário foi sobre o feedback aos seus alunos. A professora relata que é extremamente importante para avaliar os resultados, pois tem como base o desempenho de cada aluno e com base nele que é possível modificar para que o ensino chegue ao alcance de todos.

2.2.1 Como Ensinar

       Durante a entrevista, a pedagoga narrou que usa para fazer suas abordagens nas atividades ligadas à rotina escola é como ensinar, pois considera indispensável para seu trabalho. Além disso, mencionou também que a educação deve ser repassada respeitando o Projeto Politico Pedagógico e a Lei das Diretrizes e Bases, com esses termos pode ser se trabalhar de forma mais assertiva nas abordagens de ensino. Outro fator importante é o planejamento, ele é elaborado baseado em conteúdos organizados por áreas de conhecimento incluindo datas comemorativas durante todo ano.

 A abordagem na prática pedagógica, que ela desenvolve na instituição é através de leitura, prática escrita e oralidade do texto lido, utilizando os jogos, debates e discursos interdisciplinares.  A literatura na educação infantil é imprescindível nessa fase, pois se torna necessário o contato com a leitura literária utilizando assim roda de conversa, contação de estórias e mini teatro na sala. De fato, é nessa faixa etária que as crianças desenvolvem como ser criativo, mostrando suas habilidades e aprendendo a viver em grupo. Esse trabalho para o desenvolvimento deles é constante, usado também cantigas de rodas, trava-língua, poesia e poema, cartazes e brincadeiras. Nesse momento é possível envolver as disciplinas de Matemática com Linguagem, Arte, Natureza e Sociedade. Tudo isso proporciona um melhor aprendizado para criança.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com