TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE O ENSINO DA MATEMATICA

Por:   •  15/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM

PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – CESAP

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

JULIANA FELIPE DOS SANTOS

ENSINO DA MATEMÁTICA

VITÓRIA

2017

JULIANA FELIPE DOS SANTOS

ENSINO DA MATEMÁTICA

Trabalho apresentado a disciplina Ensino da Matemática do Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais do Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisa – CESAP, como requisito parcial de avaliação, orientado pela Coordenadora Regente Danielly Anselmo Teixeira.

VITÓRIA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 AS METODOLOGIAS DE ENSINO PREDOMINANTES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        05

3 CONCLUSÃO        08

4 REFERÊNCIAS        09


1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que a disciplina de Matemática sempre foi temida pela maioria dos alunos nas escolas. Talvez a razão para isso seja a maneira como ela é ensinada. Comumente, nas escolas observa-se ainda o uso do ensino tradicional de Matemática. Nesse ensino, o professor escreve no quadro negro os conteúdos que julga importante para cada série/ano do ensino.

Com isso, ele não estimula seus alunos a apreender esta disciplina, pois o que é ensinado dificilmente é direcionado à prática do cotidiano dos discentes. Na verdade, a prática pedagógica no ensino e na aprendizagem dessa disciplina está voltada para a transmissão expositiva de conteúdos e a realização de exercícios e atividades, exigindo do aluno somente a capacidade restrita de repetir as informações recebidas verbalmente do professor.

Nesse contexto, o ensino e na aprendizagem estão voltados para o treino e a aquisição de automatismos, sendo totalmente desprovido de significados mais relevantes para o aluno, contribuindo pouco para desenvolver suas competências intelectuais ou para ajudá-lo a resolver problemas da vida cotidiana.

Portanto, o interesse por estudar a questão dos instrumentos e práticas predominantes em Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental parte da ideia de que o professor deve buscar recursos para que a aprendizagem se torne significativa, prazerosa e motivadora para o aluno, no sentido de desenvolver as capacidades cognitivas, criativas e criadoras das crianças.

Assim, o problema de pesquisa que perpassará o presente trabalho, do referencial teórico até as escritas finais, é este, a saber: Quais metodologias de ensino e aprendizagem têm sido usadas pelo professor que ensina Matemática para crianças em sala de aula do Ensino Fundamental I?

Portanto, espera- se que este trabalho possa contribuir como uma reflexão sobre os instrumentos metodológicos que o professor tem lançado mão no ensino da disciplina de Matemática nas instituições de Ensino Fundamental I. Daí justifica-se a realização deste estudo para angariar um maior conhecimento acerca das possibilidades metodológicas de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos nessa modalidade de ensino.

Como objetivos específicos buscou-se descrever e analisar as principais características do processo de ensinar e aprender Matemática que prevalecem na atualidade, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, por meio da revisão de literatura e, apresentar quais concepções vêm marcando as práticas pedagógicas de um professor que ensina Matemática para crianças dessa modalidade de ensino.  

Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa bibliográfica, subsidiada por livros e artigos, buscando a luz de teorias e estudos já realizados, uma melhor compreensão do assunto e tratamento das informações. Sendo assim, a análise dos dados foi realizada à luz dos referenciais bibliográficos pertinentes à área em foco.

Em termos estruturais, este estudo foi assim organizado: a parte introdutória do estudo (na seção 1); as metodologias de ensino predominantes no ensino e na aprendizagem de Matemática (na seção 2) e as considerações finais demonstrando algumas conclusões alavancadas e os resultados das análises de todo o estudo (na seção 3).

2 AS METODOLOGIAS DE ENSINO PREDOMINANTES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Estudos recentes como os de Carneiro e Passos (2014), Cordeiro e Oliveira (2015), Cunha e Campos (2010), Macedo, Fonseca e Milani (2013) entre outros, têm indicado que os discentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental possuem inúmeras dificuldades de lidar com os conteúdos relacionados à Matemática apresentando baixo rendimento.

Sendo ainda mais incisivos, Cordeiro e Oliveira (2015, p. 14), afirmam que “[...] a prática pedagógica desenvolvida na disciplina de Matemática, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, nos últimos anos, não tem apresentado resultados satisfatórios em termos de aprendizagem dos alunos”.  

Cumpre recordar aqui que essas constatações têm sido evidenciadas nos estudos supracitados, tendo por base nos dados oriundos de inúmeras pesquisas desenvolvidas recentemente junto a alunos do Ensino Fundamental I. Tratam-se de pesquisas realizadas em âmbito nacional pela Prova Brasil e pelo Sistema Mineiro de Avaliação da Escola Pública – Programa de Avaliação da Educação Básica (SIMAVE-PROEB).  

Considerando as dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos propriamente ditas, Carneiro e Passos (2014) reconhecem a existência de algumas questões que se encontram vinculadas ao desenvolvimento da prática pedagógica em Matemática.

Questões estas, que, de acordo com as autoras supracitadas, impactam, de maneira considerável, na qualidade do ensino desenvolvido e, consequentemente, no resultado da aprendizagem obtido pelos alunos que merecem a atenção constante de pesquisadores e educadores (CARNEIRO; PASSOS, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com