TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Matemática para series iniciais do ensino fundamental I

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PEDAGOGIA

        DEIVID TEIXEIRA RAMOS

MIRIAN LAUVERS CARDOSO

ODILÉIA MAGALHÃES SANTIAGO ZUQUI

 

 

 

 

 

 

   

O ensino aprendizagem de Matemática sob a ótica dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNS – vivencia e expectativas 

 

 

 

ANCHIETA – ES 
2016

DEIVID TEIXEIRA RAMOS 

MIRIAN LAUVERS CARDOSO

ODILÉIA MAGALHÃES SANTIAGO ZUQUI 

 

 

 

O ensino aprendizagem de Matemática sob a ótica dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNS – vivencia e expectativas 

 

 

 

 

 

                         Trabalho apresentado á Universidade de Uberaba, como parte das exigências á conclusão da segunda parte do trabalho em grupo do componente de matemática do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora tutora Viviane Pereira Silva. 

 

  

ANCHIETA-ES 
2016  

INTRODUÇÃO 

A interação entre alunos é uma estratégia que, além de desenvolver o senso de cooperação e de coletividade, é muito importante na construção do conhecimento. Dessa forma, torna-se necessário que a interação entre alunos não seja deixada em segundo plano. Devem-se criar momentos para comunicação, reflexão, argumentação e troca de ideias.  

Algumas expectativas para os anos iniciais do Ensino Fundamental são: 

 Identificar os conhecimentos matemáticos como meios de compreensão e transformação da realidade; resolver situações-problema, bem como saber validar as estratégias e resultados, desenvolvendo diferentes formas de raciocínio, além de utilizar recursos tecnológicos; comunicar-se matematicamente com precisão; estabelecer relações entre o conhecimento matemático e o conhecimento de outras áreas curriculares; ter segurança na própria capacidade de construção do conhecimento matemático e desenvolver a capacidade do trabalho coletivo e cooperativo. 

 DESENVOLVIMENT0

O professor deve proporcionar momentos em sala de aula para que os alunos busquem estratégias para desenvolver problemas. Os trabalhos em pequenos grupos assegura que os alunos troquem ideias e conversem sobre diferentes maneiras de resolver o problema proposto. Também é importante valorizar estratégias pessoais de cada aluno, pois a construção do conhecimento de criar algum tipo de estratégia para resolver as situações-problema com as quais se depara.  

Dessa forma, estimular, investigar, questionar a própria resposta e validar o processo de solução encontrada. As diversas transformações ocorridas na sociedade, seja pelos avanços científicos e tecnológicos, sejam pela globalização da economia, têm exigido mudanças significativas na educação.  Nesta expectativa é preciso cada vez mais formar alunos cidadãos, tornando-os capazes de interpretar e analisar, de forma crítica, as diversas informações apresentadas em grandes quantidades e de maneiras diversificadas.

Diante disso, o conhecimento matemático assume papel fundamental, pois é responsável pelo desenvolvimento do raciocínio lógico, entre outras capacidades cognitivas. Hoje em dia, o papel do professor ampliou-se muito. Ele tem que fazer a gestão da sala de aula, dar conta de ensinar o conteúdo, manter a disciplina da classe e cuidar da parte burocrática, além de proporcionar a parte afetiva que muitos alunos não têm.  

Então, essa pluralidade e riqueza da escola eles já vão vivenciando desde o início da licenciatura Aprender Matemática é essencialmente aprender uma determinada forma de pensar, que se desenvolve, como todas as outras formas de pensar. É por isso que não aprendemos Matemática da mesma maneira como se fez ontem e se fará amanhã. Pensamos que grande parte do insucesso escolar resulta do desconhecimento deste fato, sobretudo por parte dos responsáveis pela gestão do ensino e todo um conjunto de ações inerentes a este processo.  

Embora não sendo exclusivo da disciplina de Matemática, o insucesso escolar tornou-se uma preocupação para o sistema educativo português, o qual não deu ainda respostas concretas e eficazes para a solução deste problema.

De acordo com afirmações que ouvimos com frequência de gerações anteriores, o insucesso em Matemática já existia nesses tempos, embora assuma atualmente um significado diferente. Frequentemente, encontramos pessoas, mais ou menos jovens, que manifestam uma clara atitude negativa perante a Matemática, provavelmente relacionada com uma frustrante incapacidade para as atividades matemáticas mais elementares do dia-a-dia ou associadas a atividades profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (910.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com