TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação

Por:   •  18/1/2021  •  Artigo  •  3.538 Palavras (15 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ANDRWS AIRES VIEIRA

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

PORTO ALEGRE, OUTUBRO DE 2020


[pic 2]

ANDRWS AIRES VIEIRA

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO 

 

 

 

Trabalho de Tecnologia da Informação e Comunicação, apresentado para obtenção no Curso de Licenciatura da Uniplena Educacional sob orientação do Professora Bianca Gomes   Turma: 285

PORTO ALEGRE, OUTUBRO DE 2020


[pic 3]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        Referencial Teórico        5

2.1        Tecnologias digitais da comunicação        5

2.2        As ferramentas digitais na educação        6

2.2.1        Aplicativos para escritório        6

2.2.2        Google Drive        6

2.2.3        Google Classroom        7

2.2.4        Moodle        7

2.3        José Moran e as TDIC’s        8

3        Metodologias digitais        9

3.1        Scratch        9

3.2        BYOD        9

3.3        Gamificação na Educação        10

3.4        Os jogos no cotidiano escolar        11

4        Os benefícios e os malefícios do uso da tecnologia        13

5        Considerações Finais e Conclusão        14

REFERÊNCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

Os avanços tecnológicos e as novas tendências estão influenciando a forma de viver, a cultura, a forma de pensar e até a forma como a sociedade percebe o mundo. Com somente um clique, podemos ter acesso à informação on-line facilmente

Muitos educadores ficam temerosos com o uso das Tecnologias Digitais da Comunicação (TICs) e não conseguem começar por medo, por não conhecer ou até por ainda não acreditar na eficácia da tecnologia na educação, já que o contato com tecnologia dentro da sala de aula, para muitos profissionais, começou com a proibição do uso do celular e os conflitos subsequentes. É normal que haja essa insegurança, mas isso não pode impedir o educador de se arriscar e tentar entender as diferentes dinâmicas que podem ser incorporadas pelo uso da tecnologia. No cenário ideal, as tecnologias são aliadas do educador e o ajudam a tornar as aulas mais interativas, dinâmicas, além de permitir experiências mais ricas com os estudantes ao viabilizar a exploração do que está sendo estudado por vários ângulos. Mesmo algo simples, como um vídeo ou um podcast (um programa publicado na internet, parecido com um de rádio, mas focado em conversas temáticas), podem ajudar o estudante a se engajar com os objetos de conhecimento por meio de formatos e linguagens familiares para ele.

A tecnologia pode estar a serviço do educador desde a preparação de aulas até a atribuição de tarefas para os estudantes. Serviços como o Google Drive e Google Classroom, por exemplo, são gratuitos e podem ser acessados de qualquer smartphone. Para as séries mais avançadas, essa pode ser uma ponte entre educador e estudante, além de uma ferramenta de registro eficiente.

No capítulo 2 será apresentado um referencial teórico acerca das tecnologias digitais da comunicação a algumas ferramentas que podem ser utilizadas no cotidiano escolar e finalizando o capítulo com alguns pensamentos de José Moran incentivando e defendendo o uso das TICs na educação.

No Capítulo 3 serão apresentadas algumas metodologias digitais aplicadas à educação como: Scratch, BYOD, Gamificação e Jogos Educativos. Por fim, no capítulo 4 serão discutidos benefícios e os malefícios do uso da tecnologia e no capítulo 5 serão apresentadas as considerações finais e conclusão.


  1. Referencial Teórico

  1. Tecnologias digitais da comunicação

As TIC são as Tecnologias da Informação e Comunicação. São todo o conjunto de ferramentas físicas, como, por exemplo, os computadores, e não físicas, como, por exemplo, a Internet, que são usadas para facilitar as comunicações e o intercâmbio de informação.

A introdução das TIC na sala de aula como mais uma ferramenta de ensino-aprendizagem representou inovações nas metodologias na área educacional. Ferramentas de automação no escritório são indispensáveis para a criação de materiais e seu uso em diferentes cenários. A Internet constitui um eixo desta mudança, permitindo acesso a uma quantidade infinita de informação e recursos educacionais acessíveis para o trabalho em sala de aula. Professores enfrentam a tarefa de pesquisar, aprender e compartilhar esta nova forma de ensinar e desenvolver sua própria competência digital.

Essas ferramentas permitem que o educador, antes de mais nada, comunique-se melhor e economize tempo que ele antes gastaria fazendo cópias ou revisando os trabalhos à mão.  Esses recursos permitem que o educador tenha ferramentas para explorar e criar novas propostas para sua aula. Cabe ao professor decidir como utilizar esses recursos, pode-se dar preferência para o analógico (aquilo que não é digital) para certas propostas, mas usar o digital, como o Google Drive, para outras ou para registrar e arquivar atividades dos estudantes. Pode-se, ainda, priorizar atividades com pesquisa pelo mecanismo de busca do Google Acadêmico (um site específico para pesquisas acadêmicas, focando em revistas científicas e artigos). A tecnologia concede isto para o educador: novas escolhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (442.6 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com