TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da informação e comunicação

Por:   •  12/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.320 Palavras (14 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Este é um projeto piloto de Inovação em Adoção de Tecnologias Educacionais para a Escola Sertão Forte, uma escola pública que pretende passar por processo de modernização. A escola atende os níveis de ensino Fundamental I, com 10 turmas com 40 alunos cada; Fundamental II, 8 turmas com 40 alunos cada; e Ensino Médio, com 6 turmas de 50 alunos cada.

Visto que a escola Sertão Forte está em busca de novos caminhos e na contemporaneidade haver a necessidade de buscar processos educacionais menos tradicionais, é importante que as tecnologias ao serem incorporadas na educação venham inserir novas ideias ao processo pedagógico e não apenas como substitutas das antigas ferramentas, mas com variadas ações e em consonância com a realidade vivida pelos alunos e aquela mediada pelas tecnologias no ambiente escolar, para que não haja desinteresse, desmotivação e, consequentemente, evasão escolar.

Nossa proposta é para o 6º ano A do Ensino Fundamental II, e sugerimos a integração das tecnologias digitais com a concepção de que a aprendizagem surge da participação e que o conhecimento é construído tomando como base a interdependência, onde todos aprendem e todos ensinam. Assim propomos a utilização do software livre e compartilhado na educação, a exemplo: Writer (OpenOffice), CamStudio e OpenShort – ferramentas que contém recursos como: Impress impressão), Match (matemática), Draw (desenho) e OpenShort, que serão apresentados no detalhamento do projeto.

A perspectiva para a Escola Sertão Forte é que haja a participação dos diretores, professores, alunos, funcionários, visto que a utilização das tecnologias será como uma estratégia integrada ao objetivo, ao planejamento e à eficiência, acarretando em diversos benefícios para todos os que fazem parte da instituição escolar.

JUSTIFICATIVA

O acesso à Internet agregou novas perspectivas à educação, com a possibilidade de inúmeras experiências de interação entre as pessoas e, apesar da maioria dos jovens saber lidar com os recursos tecnológicos ligados à Internet, a explicação do professor ainda é indispensável, pois há situações em que o professor precisa estimular o aluno a melhorar suas competências, para se tornar preparados para dominar os conteúdos ensinados.

Assim sendo, o projeto torna-se importante para a Escola Sertão Forte por buscar incentivar os alunos a deixar de lado o comportamento passivo, e assumir cada vez mais a responsabilidade por sua aprendizagem, e em permanente relação com os colegas e professor, o professor como mediador que apresenta caminhos que à reflexão coletiva, ao debate e à busca por soluções de problemas. O projeto também trará benefícios para a escola por ampliar o acesso a informação, oportunizando que professores e alunos mobilizem diversas fontes e aprofundem sua pesquisa e seu conhecimento. Será importante também por despertar o interesse do aluno ao lidar com novas ferramentas de aprendizagem, e por propiciar o relacionamento professor x aluno, aluno x aluno, aluno x direção, dentre outros benefícios.

Nota-se que são inúmeras as oportunidades que as tecnologias digitais trazem para a educação, todavia, para que sejam eficazes é necessário planejar seu uso com base na real aprendizagem dos alunos, agregado a metodologias de ensino profícuas, e o aluno como ponto central do processo de ensino e aprendizagem. Para que isso ocorra, a inovação será pautada em modelo híbrido de ensino e aprendizagem, onde as atividades com e sem uso da tecnologia se integram e complementam. Este ensino é válido quando empregado de modo natural como, por exemplo, no ensino invertido, onde os alunos possam usar os dispositivos eletrônicos fora do horário de aula, na própria escola, em uma lan house ou em casa. O ensino invertido consiste em os alunos após debaterem na sala de aula acerca de um assunto, possam utilizar os recursos digitais para fazer as atividades, os trabalhos individuais e em grupo, estudar, permitindo que o professor valorize os momentos de interação presencial entre os alunos e destes com o professor.

É possível também o modelo de rotação, onde uns alunos utilizam o recurso tecnológico e os restantes fazem as atividades sem essa ferramenta, utilizando outros recursos. Aqui é possível potencializar o uso dos recursos e permite ao professor trabalhar atividades com grupos menores de alunos.

OBJETIVOS

- Sugerir a integração das tecnologias digitais com a ideia de que a aprendizagem surge da participação e que o conhecimento é construído levando em consideração a interdependência, onde todos aprendem e todos ensinam;

- Mostrar como as inovações geradas pelo uso de tecnológicas digitais podem levar qualidade e equidade à educação;

- Compreender que há maneiras práticas de adaptação das tecnologias do computador e da internet para atingir objetivos pedagógicos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC

A tecnologia da Informação e Comunicação – TIC já faz parte do nosso dia a dia, com os computadores nos bancos, em bibliotecas, nas escolas, nos hospitais, e em várias outras situações. Na atualidade as TIC são utilizadas nas mais variadas áreas e é possível afirmar que raramente existirá uma área que não se possa fazer uso da tecnologia para aperfeiçoar seu funcionamento. E sendo assim, os professores se deparam com essa exigência e precisam incorporar á sua prática em sala de aula as TICs. E os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) admite a importância do uso das tecnologias na educação:

É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação ás novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras (BRASIL, 1998, p. 96).

As novas TIcs estão trazendo novas incitações pedagógicas para as escolas e os educadores têm por obrigação aprender a gerenciar os espaços e integrá-las de forma aberta e inovadora, o que requer novas atitudes do professor e de todos os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.  As novas tecnologias indicam uma mudança do tradicional para uma aprendizagem com base na interação e mediação do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com