TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia na Educação.

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Polos: Centro de Educação à Distância (CEAD)

Curso: Pedagogia 2º Bimestre

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação.

Tecnologias Aplicadas à Educação

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Introdução

Este trabalho tem como objetivo,desenvolver a tecnologia na educação dentro da escola, mostrando como nós professores, tomaremos iniciativas para incluir a tecnologia em nossas aulas, para crianças de 06 a 17 anos e portadores de necessidades especiais.

A tecnologia é de suma importância para a educação, pois garante ao educador e ao educando novas formas de pesquisas, fazendo com que as aulas sejam mais lúdicas e educativas.

Tecnologia é a aplicação do conhecimento científico, e outras formas de conhecimento organizado, a tarefas práticas por organizações compostas de pessoas e máquinas.

Existem atividades, que o estudante realiza de forma independente, tais como: ler um livro, assistir a um programa de televisão,ouvir uma conferência ou uma gravação ou fazer cálculos matemáticos.

As universidades abertas do mundo dão um bom exemplo da aprendizagem independente e interativa em ação.Elas operam em larga escala e aproveitam plenamente a vantagem dessa escala para produzir materiais de alta qualidade a um custo relativamente baixo.

As pessoas podem estar distanciadas da aprendizagem pelo tempo, porque não se ajustam as regras de ensino em sala de aula.

Nosso objetivo deve ser usar a tecnologia para criar um ambiente efetivo e estimulante para o estudo, onde o estudante se encontra. A melhor forma de alcançar os alunos é usar uma tecnologia a qual eles já têm acesso, e dependendo dos país, ela será mais ou menos sofisticada.

Os educadores tem de se aperfeiçoar para poder passar um ensino de qualidade para seus educandos.

Os sujeitos ligados ao ensino-aprendizagem estabelecem entre si um processo de interação,que também envolve suas práticas comunicativas realizadas com o apoio dos diversos recursos tecnológicos.

Desta forma, a luz da semiótica (formação do sentido),a educação poderá melhor compreender os processos de mediação que interferem na construção dos conhecimentos, formulando estratégias pedagógicas que valorizem o papel da interação e dos processos de comunicação realizados com o auxilio das diversas tecnologias que viabilizam as práticas educacionais.

No ambiente informacional público, o conhecimento encontra-se materializado mediante uma determinada linguagem,em um determinado suporte,o que assegura sua navegação para além do espaço e do tempo de sua construção.

O saber não ocorre mecanicamente, ele é elaborado à partir do estabelecimento de prioridades em termos do que deve ou se deseja conhecer.

Quando a informação (conhecimento comunicado) chega ao receptor, também não será absorvida automaticamente pelo mesmo.

A interpretação exige uma distância e um espaço para a atribuição do sentido, que resulta das conexões entre as dimensões intra e interpessoais.

As diversas tecnologias desenvolvidas pelo homem,da língua ao livro impresso e deste aos meios magnéticos,foram ampliando o volume de informações armazenadas fora do contexto da emissão,além de ampliar as possibilidades de acesso aos conhecimentos.

Passo 1

Desenvolvimento

Ambiente Sala Temática

Oficina de Musica

Usuários

Alunos com idade de 06 anos a 17 anos de idade e portadores de necessidades especiais

Recursos Tecnológicos

Justificativas

Objetivos

Aplicação de Tecnologias Assistivas

Computador,

Internet,

Impressora,

Som,

Microfone,

Instrumentos Musicais.

Os alunos terão 50 minutos de aula de musica, tendo em mãos vários instrumentos para assim desenvolverem habilidades musicais, deixando as aulas divertidas e significativas.

Elaborei a aula dessa forma, pois percebo que é necessário uma escola com essa estrutura.

Fazer das aulas interativas, levando o aluno a aprimorar os conhecimentos musicais.

Os alunos terão na sala de música:

Internet para pesquisas de musicas, partituras e cifras.

Impressora – para impressão das mesmas

Som, microfone e vários instrumentos musicais para o desenvolvimento das aulas.

Passo 2 –

Desenvolvimento do texto

Esperança com tecnologias para a Educação

A tecnologia tem trazido muitos benefícios para a educação.

Os alunos de hoje, chegam a sala de aula com uma certa resistência a usar  caneta e papel para escrever. Não se agradam muito quando o professor usa o quadro negro,ao invés de retroprojetor ou Datashow, pois já estão habituados a ler na tela do computador e escrever com o teclado.

O aluno da primeira série do ensino fundamental já vem de casa com a bagagem de muitas horas de navegação à internet. Esse aluno já aprendeu a pensar em novas formas de ler e escrever,e isso requer do educador um novo modo de pensar e agir, um novo modo de ensinar.

Novas maneiras de ler e escrever implicam novas maneiras de pensar e agir.

A tecnologia tem trazido muitos benefícios para a educação. A escola que possui esses instrumentos,tende-se a sempre melhorar.

O projeto pode ajudar a melhorar a educação,pois os alunos terão liberdade para usar a internet, o computador e todos os outros recursos de forma segura, ampliando assim seus conhecimentos, fazendo pesquisas e desenvolvendo suas habilidades motoras e cognitivas.

Os educadores também poderão ampliar suas áreas de conhecimento,pesquisando,fazendo de suas aulas mais lúdicas e educativas.  Trabalhando de forma clara e objetiva, ensinando seus alunos, independente da faixa etária e incluindo os alunos com necessidades especiais, a terem aulas educativas e divertidas, superando assim suas dificuldades.

Os alunos devem sim, fazer uso da tecnologia, mas sem deixar de lado o caderno, o lápis, a borracha, o quadro negro, etc.

Os educadores deverão ter em mente que há um outro fator também a ser pensado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com