TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ALEXANDRE FRANKLIN SOARES PEREIRA

RA: 2870921746

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

SUMARÉ – SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ALEXANDRE FRANKLIN SOARES PEREIRA

RA: 2870921746

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Desafio Profissional das disciplinas de Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Curso de Letras da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em LETRAS, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Glaucinei Dutra Galvão.

SUMARÉ – SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................4

PASSO 1...............................................................................................................5

PASSO 2...............................................................................................................6

PASSO 3...............................................................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................11

REFERÊNCIAS.................................................................................................12

INTRODUÇÃO

A ONG Esperança foi contemplada com recursos financeiro para investir nas tecnologias aplicadas na educação e capacitação docente. Neste desafio iremos justificar para a instituição financiadora de qual forma os recursos serão aplicados, para melhor aproveitamento possível de todo o recurso aplicado onde seja beneficiado os alunos e professores.

Passo 1

Ambiente/sala temática: Sala de informática

Usuários: Alunos do primeiro ano ou ultimo

Recursos tecnológicos: computadores

Justificativa e estratégias de uso: O uso desta ferramenta e de extrema importância para o aprendizado, onde os alunos iram aprender de forma correta a pesquisar e utilizar a internet de modo seguro.

Cada professor especializado em suas áreas poderá utilizar esta ferramenta para aproximar a tecnologia e aluno a sua matéria, tendo assim uma proximidade entre aluno e professor.

Ambiente/sala temática: Sala de capacitação profissional

Usuários: Alunos acima de 14 anos

Recursos tecnológicos: computadores e programas avançados

Justificativa e estratégias de uso: não podemos apenas forma o aluno ate o ensino médio, mais sim qualifica-lo profissionalmente para o mercado de trabalho oferecendo cursos de capacitação como contabilidade, recursos humanos, administração de empresa etc..

Passo 2

Formando crianças e adolescentes com o projeto “ Esperança com tecnologias para Educação”.

Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. (Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida )

Para o professor se familiarizar com o computador, ele precisa usa-lo nas mais variadas atividades, mesmo que elas não sejam de especial significado pedagógico nem voltadas para a sala de aula. Quando os professores tiverem com o computador a intimidade que hoje têm com o livro, descobrirão ou inventarão maneiras de inseri-lo em suas rotinas de sala de aula, encontrarão formas de criar, em torno do computador, ambientes ricos em possibilidades de aprendizagem que propiciarão aos alunos uma educação que os motivará tanto quanto hoje o fazem os jogos computadorizados, os desenhos animados, os filmes de ação e a música do rock." (CHAVES).

A revolução tecnológica afeta a sociedade como um todo, onde quem tem acesso a tecnologia tem maiores possibilidades de informação e melhores possibilidade de entrar no mercado de trabalho, quem não tem acesso acaba ficando pra trás. Aplicar a tecnologia e utiliza-la de forma correta na vida dos estudantes ira fazer com que se tornem competitivos .

É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo se for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando ao retorno financeiro. A internet invade nossos lares com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se palpável, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor.

O uso de diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com