TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias da informação

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual do Centro-Oeste / UNICENTRO[pic 1]

Universidade Aberta do Brasil – UAB

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS , LETRAS E ARTES

LUCIANE FEDERLE DA SILVA

ATIVIDADE 1 COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Pólo Prudentópolis

2014

LUCIANE FEDERLE DA SILVA

ATIVIDADE 1 COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Trabalho elaborado na disciplina de Comunicação, Educação e Tecnologia, do curso de Pedagogia a Distância – UAB / Unicentro, para obtenção de nota parcial, sob a orientação da professora: Prof.ª Sílvia Iris

Pólo Prudentópolis

2014

Muitas foram as mudanças ocorridas no século XX, mas a mais eloquente foi a da ciência e tecnologia, pois graças a elas vivemos a era da informação. (GADOTTI, 2000)

Ainda segundo o mesmo autor essa nova era da informação trás uma importante reflexão sobre os rumos da educação brasileira e mundial, pois há que se pensar em formar novos paradigmas capazes de nortear a educação a partir do uso das novas tecnologias que aí estão, as quais tanto encantam crianças, jovens e adultos.

O autor comenta que hoje as tecnologias além de facilitarem a vida do ser humano, podem ser a causa de sua destruição, por isso a educação tem que ser revista, para que se possa formar um ser humano capaz de usufruir o que a tecnologia tem de melhor a oferecer, mas que também use a mesma tecnologia para preservar o planeta, já tão destruído pela revolução industrial.

 A educação hoje, é um processo de desenvolvimento individual e social, político e ideológico, pois a educação acontece durante toda a vida do indivíduo e não é neutra, ela é fruto da influencia política, social e econômica de uma sociedade. . (GADOTTI, 2000)

Ainda parafrasendo Gadotti,  é certo que com a globalização, a educação mundial segue parâmetros muito parecidos, por mais que muitos ainda não tenham acesso a tudo o que tem de mais fantástico em se falando de tecnologia e educação, a educação a distância, com o uso da internet como meio de comunicação e aproximação das pessoas é algo fantástico, além de igualitário, pois possibilita que todos, que tenham acesso a um computador com internet possam estudar.

Os meios de comunicação áudio visuais e da informática, tem revolucionado a educação de uma forma, que os sistemas educacionais, dentre eles professores e pedagogos, estão com dificuldade em acompanhar, pois é certo que para estes, é muito mais difícil se adaptar as novidades, do que ao adolescente e jovem que já nasceram na era das novas tecnologias. . (GADOTTI, 2000)

Com o domínio da linguagem eletrônica a escola finalmente poderá ensinar seus alunos a pensar e não mais memorizar conteúdos, mas para que isso ocorra é necessário que se repense o currículo e as metodologias de ensino.

Hoje os novos paradigmas defendem uma educação que priorize a formação do indivíduo como um todo, com suas vivencias, particularidades, criatividades, iniciativa, e tudo aquilo que faça parte da sua vida, do seu cotidiano.

Segundo o autor já citado, esse momento de transição não tem sido muito fácil, pois o desempenho escolar não está dando conta da universalização da educação, pois esse novo projeto de educação ainda não se encontra em bases sólidas, que indiquem caminhos seguros numa época onde tudo é rápido e descartável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com