TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

" Tecnologias de Informação e Comunicação”

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  4.207 Visualizações

Página 1 de 13

      [pic 1]

                 

                                                         

 Pedagogia

“Tecnologias de Informação e Comunicação”


                              [pic 2]

   

    “A Dificuldade dos Docentes com as Tecnologias de Informação e Comunicação”

                                                     

                                                                           

             

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.....................................................................................1
  2. A DIFICULDADE DOS DOCENTES COM AS TECNOLOGIAS

     DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO...............................................2

     3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................5

     4. ENTREVISTA........................................................................................8

                  4.1 Escola Entrevistada............................................................9                                                                                                                                                                                                    5. BIBLIOGRAFIA....................................................................................11                                                                              

1. INTRODUÇÃO

Neste segundo semestre de 2014, desenvolvemos APS relacionada ao curso de Pedagogia. Tendo como base a disciplina de TIC’s abordaremos o seguinte tema: A DIFICULDADE DOS DOCENTES COM A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.                                                                                 

Muitos educadores encontram dificuldades quando refletem sobre a prática pedagógica aplicada no dia-a-dia, primeiro porque muitos ainda mantêm as características do método tradicional de ensino, em segundo lugar, pelo fato de não saberem quais recursos tecnológicos se adaptam satisfatoriamente à prática pedagógica aplicada na sala de aula. Os professores necessitam de atualização contínua, de colocar em prática novas técnicas pedagógicas sem medo do risco, estando sempre além das expectativas, pleiteando uma capacitação eficiente que traga resultados para a aprendizagem.

2. A DIFICULDADE DOS DOCENTES COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

Nos dias atuais a tecnologia está presente em nosso cotidiano de forma constante. As indústrias, o comércio, o setor de investimentos e até mesmo a educação perceberam que é necessário utilizar a tecnologia para avançar.

Podemos classificar a tecnologia de duas maneiras: por meio da informação e da comunicação. A informação é valiosa nos dias atuais, é o resultado da coleta, organização e processamento de dados e precisa ser guardada e entregue de forma segura ao destinatário e, por intermédio da comunicação conseguimos entregar a informação.

A segurança destes dados é importante, por isso a tecnologia surgiu como um meio de agilizar, facilitar e segurar estas inúmeras informações do mundo atual. Como citado anteriormente, a educação também encontrou necessidade de utilizar a tecnologia como um caminho para avançar nos métodos de ensino e aprendizagem, porém grande parte dos docentes (professor, pedagogo, educador) possuem dificuldades para se adaptarem e utilizarem as ferramentas oferecidas pela tecnologia em seus processos de ensino.

Essa grande parte dos docentes alegam que técnicas tradicionais apresentam melhores resoluções no seu ambiente de trabalho e que lidar com a tecnologia é algo complicado e um processo demorado, à vista disso diversos desses educadores não apresentam familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação, e acabam optando em utilizar maneiras antigas e até mesmo ultrapassadas de doutrinar seus ensinamentos.

No Brasil é comum observarmos um professor dar prioridade ao giz, as lousas tradicionais, ao papel, ao lápis, a caneta, sendo que a tecnologia oferece diversas ferramentas que contribuem para as metodologias de ensino: notebooks; lousas digitais; microfones sem fio e de vários tamanhos; revistas e enciclopédias eletrônicas, softwares e ambientes virtuais de aprendizagem. Em diversas situações, a responsabilidade da existência deste cenário arcaico da educação brasileira não é do pedagogo, mas sim do Estado e de grande parte da população brasileira que transfere a culpa para os órgãos governamentais e opta por “largar o país do jeito que está”.  

A educação a distância tem se expandido por diversas partes do Brasil, pela praticidade que esta forma de educação oferece, pela aplicação e utilização da tecnologia e da valorização que vem sendo reconhecida e atribuída para estes ensinos contemporâneos. Sendo o resultado da insatisfação dos alunos com as metodologias obsoletas.

Podemos citar a cultura brasileira como a determinante para este fato, mas é necessário que haja uma transformação na educação da República Federativa do Brasil, oferecendo apoio e incentivo para alunos e professores se adaptarem e aplicarem os métodos tecnológicos nas aulas, já que a tecnologia oferece inúmeros benefícios e permite o avanço educacional.

“O professor precisa perceber que é insubstituível, pois é ele que efetiva o uso de aparatos tecnológicos” (RORIG e BACKES, 2011).

Não existe possibilidade de o computador executar uma prática pedagógica eficaz, nem de realizar associações entre o virtual e o real. Portanto, os desafios devem ser vistos de uma ótica positiva e estimuladora pelo educador, considerando que os benefícios das tecnologias na educação existem, mas são os desafios, que impulsionam o profissional a buscar o melhor, a renovar sua prática e a querer incrementar o conhecimento que ele já domina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (754.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com