TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendencia Pedagogicas

Por:   •  1/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

A partir do que foi estudado descreva a concepção atual de Didática:

A Didática é a área do conhecimento que estuda a prática pedagógica, com objetivo de compreende-la e gerar maneira de intervir nessa, com visando formar educadores reflexivos e críticos.

A partir do que foi estudado escreva qual é o objeto de estudo da Didática:

O objeto de estudo da Didática é o processo de ensino, enquanto intenção de desenvolver aprendizagem tanto como desenvolvimento da capacidade de apreender e compreender.

Tendência Pedagógica

Descrever Tendência Pedagógica

Descreve a concepção de didática/modelo de didática no contexto da Tendência Pedagógica

TENDÊNCIA TRADICIONAL

Caracteriza –se prevalência de agentes externos na formação dos alunos. A concepção de aprendizagem nessa tendência pedagógica se delimita a transmissão de saberes/informação de uma certa tradição cultural universal acumulada, sendo o professor o polo emissor dessa relação e o aluno o depositário desse saber/informação. Portanto uma centralidade transmissão de informações em detrimento do pensamento reflexivo.

Visa a difusão e a manutenção de práticas, valores e relações ligada a coesão e ao status quo social.

Tendo como conceito norteador a aprendizagem como relação de transmissão de conhecimento, sendo o professor o emissor e o aluno o depositário  passivo do mesmo, os métodos relacionados a essa tendência se centram na exposição oral e atividades de repetição e memorização dos saberes/informações, sem nenhuma elaboração reflexiva por parte do aluno.

O conteúdo normativo e modelar baseado numa dita cultura universal humana, não levando em conta as particularidades.

TENDÊNCIA TECNICISTA

Articula-se estreitamente o sistema produtivo vigente, implementando e aplicando métodos de racionalização do modelo empresarial moderno. A ênfase é na formação do indivíduo como mão de obra produtiva para o mercado de trabalho.

A relação de aprendizagem tem a ideia de transmissão de conhecimento, dentro da relação professor/emissor e aluno/depositário passivo, mas acumulando nos seus procedimentos metodologias de organização, racionalização advindos da expertise das teorias administrativas e da psicologia comportamental.

Ênfase na criação de tecnologias educacionais: livros didáticos, planejamentos, avaliações, com vistas a criação métodos que garantam resultados mais controlados objetivos.

Portanto visa a formação “em série” de indivíduos preparados para alimentar as demandas do mercado de trabalho.

 

O professor se torna o responsável pela administração e eficácia do ensino, por isso deve elaborar a aprendizagem essa tida como transmissão de informações, via principalmente de métodos expositivos orais e visuais. O foco está na racionalização do processo de aprendizagem com vista a gerar os resultados mais objetivos eficazes e homogêneos. Por isso também a prevalências da tecnologias educacionais como modos de garantir a produtividade e objetividade do processo: livros didáticos, avaliações mensuráveis, planejamentos etc.

TENDÊNCIA RENOVADA

Compreende o aluno como centro do processo de aprendizagem, atuando como sujeito ativo provido de liberdade, iniciativa e interesses próprios.

O processo de ensino serve-se dos avanços científicos,  organizando-se  em etapas sucessivas respeitando os desenvolvimento biológico e psicológicos, as capacidades e aptidões individuais. Ou seja, busca adaptações as necessidades de cada indivíduo.

E como característica mais importante, a ênfase no processo de aprendizagem mais que no conhecimento adquirido em si. A prevalência dos processos sobre os resultados.

Portanto a valorização da formação de um indivíduo livre, ativo e social.

Os métodos de aprendizagem aqui se orientam por parte dos professores na organização de condições para que o aluno possa por si mesmo buscar o conhecimento e experiência.

Ou seja, o professor produz situações de aprendizagem, adequando-se as capacidades e individualidades dos alunos, que favoreçam uma atitude ativa e investigativa do mesmo, tais como atividades em cooperativas em grupos, pesquisas individuais, projetos e experimentações.

Portanto, o foco no processo de aprendizagem, e consequentemente na formação de um sujeito autônomo e ativo, em detrimento da transmissão pura de informações.

TENDÊNCIA LIBERTADORA

A educação como forma de conscientização para a transformação da sociedade, através da luta contra a opressão e desigualdades de classe. Para tanto busca-se a criação de uma relação de aprendizagem horizontalizada, tanto no que condiz os papéis hierárquicos do professor e aluno quanto na questão dos conteúdos a serem desenvolvidos.

O professor coordena as atividades que deverão ter seus temas escolhidos pelos alunos, temas esse que podem ser preeminentes a eles por proximidade ou por curiosidade, e vivenciado a discussão e a experimentação dessas atividades por todos os membros do coletivos, cada um contribuindo com suas próprias experiências pessoais na tentativa da criação de um saber coletivo.

A partir da idéia de horizontalidade, a escolha dos conteúdos a serem a trabalhados são escolhidos pelo coletivo, a partir do interesses levantados pelos educandos(seja esse por uma proximidade com o objeto de estudo, seja pela curiosidade acerca do mesmo ou até mesmo como forma de resolução de um problema relacionado a vida dessa comunidade ou coletivo), temas geradores.

O professor é coordenador das atividades/tema sugeridos pelos educandos, mas também vivenciando o processo colaborando com suas experiências pessoais com o coletivo. Atitude crítica para com a realidade social.

Não utiliza de programas pré concebidos, um método único expositivo, ou mesmo um tipo de avaliação, prevalência do método dialógico.

TENDÊNCIA CRÍTICA SOCIAL DOS CONTEÚDOS

Como outras tendências libertária e progressistas, a crítica social dos conteúdos também enfatiza a função transformadora da escola em relação a sociedade, no entanto sem negar o importante papel dos conteúdos acumulados pela humanidade.

Portanto, aqui a aprendizagem é entendida como a transmissão de conhecimentos, no entanto, diferentes de outras tendências, incentiva nos alunos a recepção ativa e crítica desses conteúdos, tendo suas percepções, experiências, lócus social etc, como contrapontos.  Assim dinamizando os conteúdos e colocando a cultura e  a história em movimento e em constante transformação.

A didática nessa tendência tem como finalidade a relação entre os aspectos sócio políticos e culturais e o meio formativo e como esses elementos se entrecruzam numa relação dialética.

O embate entre o conteúdo constituído e a experiência do aluno, será essencial para a criação dessa síntese, ou seja, o processo de ensino e aprendizagem é mediação para gerar um apreensão ativa e crítica da realidade e da já instituída “cultura humana”.

Aqui podemos enfatizar métodos como debates, discussões, exposições e trabalhos investigativos individuais ou em grupo.

Qual tendência se encaixa a concepção atual da Didática: A tendência Crítica dos Conteúdos Sociais, por prevê na sua visão pedagógica tanto a importância dos métodos positivos de ensino, mas também o confronto desses com a experiência do aluno como sujeito ativo do processo de ensino, e também pela acepção das descobertas da psicologia em relação as fases de desenvolvimento cognitivo do ser humano.

Considerando a concepção atual da didática, escreva duas contribuições da mesma para a prática do professor:

- Organização de métodos e procedimentos de aprendizagem e ensino afim de transformar em prática efetiva os preceitos pedagógicos que se pretende desenvolver.

- Desenvolver mediação a relação entre conteúdos programáticos e a experiências dos educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com