TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendencias pedagogicas

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que acabam por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, além de ajudar compreender o lugar e o papel da educação na sociedade, a teoria da educação empenha-se em sistematizar, também, os métodos, processos e procedimentos, visando a dar intencionalidade ao ato educativo de modo a garantir sua eficácia.

Logo mais veremos que na prática escolar, os condicionantes sócio-políticos exercem forte ascendência sobre as tendências pedagógicas, que foram classificadas em: i) Liberais: mostrando-se ora conservadora, ora renovada. ii) Progressista: é uma tendência que parte da análise crítica das realidades sociais que sustentam as finalidades sócio-políticas da educação.


TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS

As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. Originadas a partir dos movimentos sociais, as tendências pedagógicas influenciaram as práticas pedagógicas e buscaram atender às expectativas da sociedade, seja das classes dominantes ou dos trabalhadores.

A tendência liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.  Está dividida em quatro tendências:

Tradicional: Nesse modelo, a função primordial da escola é transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral do aluno, formação esta que o levará a inserir-se futuramente na sociedade, os conteúdos não estão relacionados com o cotidiano, porém são conteúdos acumulados através dos tempos. Na relação professor-aluno, prevalece a autoridade do professor, exigindo uma atitude receptiva dos alunos e impedindo a comunicação entre eles. O professor transmite o conteúdo como uma verdade absoluta.

Renovada progressivista: o aluno passa a ser o centro da atividade escolar, na qual a escola deve adequar-se aos seus interesses, ritmos e fases de raciocínio. A escola passa a facilitar o desenvolvimento livre e espontâneo do indivíduo, o processo de busca pelo conhecimento. Cabe ao professor organizar e coordenar as situações de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais dos alunos, para desenvolver capacidades e habilidades intelectuais de cada um.

Renovada não-diretiva: a escola não-diretiva preocupa-se com a formação de atitudes e o desenvolvimento da personalidade e valorização do “eu”  do aluno,  esta tendência é baseada na facilitação da aprendizagem e os conteúdos dão ênfase em assuntos psicológicos. A relação entre o professor e o aluno passa a ser marcada pelo o afeto.

Tecnicista: Nesta tendência, a escola funciona como modeladora do comportamento através de técnicas específicas e mecânicas, com o interesse de preparar indivíduos para o mercado de trabalho, o conhecimento passa a ser resultado da experiência do uso excessivo de técnica e treino, ou seja, do aprender fazendo.

As tendências progressistas partem da analise crítica das realidades sociais explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo. É divida em três tendências:

Libertadora: a educação libertadora, questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação, o importante é construir conhecimento a partir da realidade e da necessidade de cada individuo, a relação entre professor-aluno é de igual para igual, onde o professor deve caminhar junto ao aluno, essa tendência tem como principal preocupação integrar o individuo à sociedade visando uma transformação social

Libertária: Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático, a escola propicia praticas democráticas, pois acredita que a consciência política resulta em conquistas sociais, os conteúdos dão ênfase as lutas sociais, essa tendência apoia e estimula a participação de grupos e movimentos sociais e sua metodologia esta relacionada a vivencia grupal e o professor é apenas um orientador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com