TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia assistida por animais

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

         DESAFIO PROFISSIONAL - TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Belo Horizonte, 17 de Setembro de 2014.

O presente trabalho tem como objetivo avaliar as mudanças de comportamento de crianças de 4 a 5 anos, após contato sistemático com o cachorro.

A TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO INSTRUMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO INSTITUTO EDUCACIONAL ARCO IRIS

ANO: 2014 – TURMA:MATERNAL III

NÚMERO DE ALUNOS: 16

MENINOS: 07 MENINAS:09

PERFIL DA TURMA:

Aos poucos os alunos foram chegando ... chegando .... e hoje estas 16 crianças, sendo 07 meninos e  09 meninas, formam a turma do maternal  III

Todas as tardes nos encontramos no PÉ DE MOLEQUE para fazermos novas descobertas através das brincadeiras.

O grupo é bem heterogêneo, pois possui caso de inclusão, uma criança autista, e duas com déficit de aprendizagem.  As crianças desta turma tem uma característica agitada, com dificuldades para se organizarem para brincar, pois os brinquedos não são manuseados com cuidados,e sim jogados para o alto ou simplesmente arrastados pelo chão. São crianças bastante egocêntricas...Os meninos interagem entre si sem muita distinção, são receptivos com colegas novatos, o que não acontece com as meninas, que se dividem em dois grupos. A turma gosta de participar de atividades pedagógicas e recreativas. Em relação à aprendizagem, com exceção da inclusão, os alunos encontram em níveis semelhantes de conhecimento. Somente um aluno destaca-se com uma compreensão além do esperado . Os alunos desta turma transcreve do quadro para o caderno sem muita dificuldade.Identificam os números de 1 a 10 e fazem relação com sua respectivas quantidades, nomeam cores e  formas geométricas.Utilizam a ficha para a escrita do nome, pintam no limite, e desenham cenas com detalhes. Apenas dois alunos não estão neste nível. Gostam muito de ouvir e recontar histórias.

O projeto TAA(Terapia Assistida por Animais) surgiu da dificuldade em lidar com 3 alunos da turma, com idade entre 3 e 4 anos que apresentam  grau de dificuldade comportamental e de aprendizagem. Acredito que com o projeto,  exista a oportunidade de um atendimento mais focado nas dificuldades específicas dos mesmos, contribuindo assim para os avanços  na conquista de suas autonomias e aprendizagem. As atividades diferenciadas e específicas contribuirão  no processo de desenvolvimento de habilidades dos alunos, contexto este difícil de ser trabalhado junto aos demais alunos na sala regular.

         Francisco, 5 anos  apresenta extrema dificuldade na construção do seu processo de aprendizagem. Possui atenção comprometida, não se envolve em atividades que requeiram o mínimo de concentração. É um aluno inquieto, não consegue parar no lugar e ater-se às atividades que lhe são propostas, não possui organização pessoal, nem estabelecer vínculos sociais produtivos. Não tolera frustração, nem ser chamado atenção, irrita-se com facilidade. Faz uso de vocabulário agressivo ao dirigir-se aos colegas da sala, o que dificulta a apresentação de atividades em grupo.

Mariana , 4 anos é uma criança muito ativa e o  tempo todo conversa em sala tirando a atenção dos colegas e da professora, quer sempre ser o centro das atenções, e a primeira em tudo...Fazendo com que a professora seja severa e mesmo assim, Mariana se sente no direito de xingar e cuspir.
Não respeita as regras impostas em sala afetando o comportamento dos demais alunos em sala. 

           Valter,4 anos, apresenta dificuldade na concentração e aprendizado, não se integrando com os demais da sala, vive em um mundo imaginário, dificultando assim sua produção. Apresenta  dificuldades em realizar tarefas na frente dos colegas e apreender as atividades, por ser um menino tímido fica isolado de todos da turma e não se interage , dificultando o trabalho da professora.
Ao marcar uma reunião com seus pais,os mesmos nos informaram que o aluno foi diagnosticado com autismo.


Procurei trabalhar na interação com esses alunos, o cachorro, animal que tem maior facilidade de se lidar e se relacionar.
Em dia anterior aos encontros o cachorro foi levado até a escola para manter um primeiro contato com as crianças, independente dessas serem participantes do projeto, a fim de que o conhecessem e, principalmente, para que o cachorro se ambientasse com o lugar. Este encontro ocorreu no pátio da escola durante o intervalo das atividades. As crianças formaram uma roda onde conversou-se sobre o motivo dos encontros, ou seja, que todas as semanas nos encontraríamos naquele dia e que o cachorro  estaria participando para que eles pudessem brincar com eles.

Durante a roda fizemos uma votação junto a turma  onde escolhemos o nome do cachorro:Piloto.

A proposta é fazer com que esses alunos se estimulem e se interajam com mais facilidade e mostre mais carinho e apego pelo animal, criando um laço de amor e respeito pelo próximo, também um desejo em estudar e se interagir com seus colegas e professores. Fazendo com que eles tenham mais responsabilidade e saber que aquele animal precisa  deles para todas as suas necessidades, não deixando o animal ficar sem tomar banho, dar comida na hora certa e etc...


Para se atingir o objetivo proposto, registrou-se os encontros por meio de vídeos,fotografias e relatórios , pois havia a necessidade de buscar abarcar os fenômenos observados levando em consideração que existe poucos estudos no tema das relações pessoas e animais e assim, sendo os registros citados viabiliza documentar cada encontro em sua riqueza de detalhes.

“Projeto que envolve profissionais de diversas áreas, abordando a educação e a terapia, com o objetivo principal de introduzir pequenas criações no ambiente imediato de crianças, com e sem necessidades especiais”.
Em estudos e projetos já realizados nessa área, nota-se que, o contato e convívio entre homem e animal gera benefícios que são estendidos por toda a vida.
A terapia assistida por animais tem ainda a função de facilitadora nas relações sociais e de auto descobrimento de acordo com KOBAYASHI 2009.
Os resultados de diferentes estudos demonstraram que a TAA pode promover a saúde física através de três mecanismos básicos que incluem a diminuição da solidão e da depressão; diminuindo a ansiedade, os efeitos do sistema nervoso simpático e aumentando o estímulo para prática de exercícios. 
O tema escolhido vai de encontro com a realidade cultural e social do Brasil no século XXI, um país que anseia por mudanças na politica e na postura dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com