TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia assistida por animais

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 8

SUMARIO

Introdução

01 - Introdução

02 - Objetivos da terapia assistida por animais /Principais comentários

dos internautas em relação à terapia assistida por animais

03 - Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia

assistida por animais

04 - Mapeamento do perfil da turma

05 - Implementação do projeto

06 - Conclusão

07 - Referência

INTRODUÇÃO:

A vida acadêmica reserva vários desafios, nossa meta como educadores e superá-los da melhor forma possível, vamos abordar agora um dos principais problemas na escola: o comportamento e desempenho dos alunos.

Neste trabalho abordaremos uma das várias opções de intervenção para a melhoria dos alunos, o nosso tema será projeto de intervenção pedagógica a partir da terapia assistida por animais.

A Terapia Assistida por Animais (TAA), também conhecida por pet terapia, zooterapia ou terapia facilitada por animais (GARCIA & BOTOMÉ, 2008), é uma prática realizada por profissionais com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social. Não se trata de uma prática para substituir terapias e tratamentos convencionais, mas um complemento, uma nova linha de pesquisa em atenção à diversidade, para melhorar a qualidade de vida de pessoas

A Terapia Assistida por animais tem sido eficaz para diferentes deficiências e problemas de desenvolvimento, como paralisia cerebral; desordens neurológicas, ortopédicas e posturais; comprometimentos mentais como a Síndrome de Down, ou sociais, como os distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia e psicoses; comprometimentos emocionais, deficiências visual e/ou auditiva, distúrbio de atenção, de aprendizagem, de percepção, de comunicação e de linguagem, de hiperatividade, além de problemas como insônia e estresse (DOTTI, 2005).

01

Como descrito acima a terapia da resultados eficientes vejamos abaixo uma reportagem do site Educação Diferente para que possamos conhecer melhor esse campo ainda inexplorado.

Endereço da Pagina

http://edif.blogs.sapo.pt/33782.htm

Objetivos da terapia assistida por animais

Foi possível observar nesta página que a terapia e uma opção para ajudar a desenvolver a capacidade da criança de se relacionar com outras pessoas, a criança que possui um animal que depende de seus cuidados desenvolve o sentido de responsabilidade por ter que alimentar, dar carinho e cuidar da higiene pessoal do animal sem falar na aprendizagem dos fatos fundamentais da vida, como o nascimento a procriação e a morte de uma criatura viva. A criança aprende a observar e interpretar a linguagem dos gestos, posturas e movimentos, essencial no relacionamento criança – animal, a terapia também ajuda a desenvolver atitudes humanitárias em relação ao animal como um ser vivo, desperta a consciência ecológica e a responsabilidade ética diante da natureza e dos seres, essas entre outras são as vantagens que se pode obter com esse entendimento especifico. Diante da reportagem foi concluído que os animais também poderiam ser um auxilio importante no tratamento de alterações comportamentais infantis tendo como resultado um cidadão consciente no futuro. Foi então que surgiu contato com animais em programas de tratamento de crianças e adolescentes particularmente nos casos de déficit grave hiperatividade e alterações de conduta.

Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais

Vejamos abaixo alguns depoimentos acerca desse tema:

De Sandra Fernandes a 6 de Julho de 2008 às 13:32

Por acaso encontrei este blog com este artigo e fico de alguma forma satisfeita por saber que outros técnicos demonstram interesse pela TAA. Convido-o a visitar o nosso blog funschooldog.blogspot.com.

Um bem haja.

Sandra Fernandes

02

De bustos a 24 de Março de 2010 às 18:55

Ter um animal de estimação em casa é sempre bom! Todos deveriam ter os seus!

De depilação Feminina a 30 de Novembro de 2010 às 19:34

A Terapia Assistida por Animais sempre funcionou bastante bem, é uma excelente alternativa, de facto Parabéns pelo blog.

De Depilação a 17 de Janeiro de 2011 às 14:41

Crianças e animais é o futuro, ou um deles. Bom artigo.

De Anónimo a 2 de Setembro de 2015 às 20:02

Eu acho muito interessante a Terapia Assistida por Animais.Principalmente pela oportunidade de aproximar os animais das pessoas (sensibilizando-as e tornando-as mais acessíveis no que diz respeito aos problemas que nós mesmos causamos aos animais). Fica muito mais fácil, por exemplo, conscientizar pessoas através da educação ambiental quando estas experimentam certa proximidade com os animais!

De Luciana Galvão a 2 de Setembro de 2015 às 20:03

Eu tenho acompanhado este método e acho interessante e muito gratificante para as partes envolvidas. Nesse processo passa a existir um convívio harmonioso entre as seres. Quem convive com algum animal de estimação sabe como ele interfere em nosso comportamento. Como aprendemos e os benefícios que colhemos.

Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais

A terapia com auxílio de animais tem efeitos terapêuticos significativos persistentes em crianças e adolescentes, a motivação que leva a criança e o jovem a se aproximar dos animais e mesmo seu comportamento em relação a eles são semelhantes aos motivos a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com