TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia assistida por animais na educação

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

Denise Silveira Camargo

RA 9689468486

Kelly Keite Corrêa

RA 9535351285 

 

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

Fundamentos Filosóficos da Educação

Psicologia da Educação

  

Tutora: Luciane Aparecida de Oliveira

 


Rio Claro, SP

Setembro de 2014

1.INTRODUÇÃO

A coordenação pedagógica da Escola Municipal “Pequenos Passos” foi assumida pela professora Sibele que, em sua primeira reunião como Conselho de Classe como coordenadora, conheceu através de relatos dos professores as principais necessidades de orientação pedagógica de alunos do ensino infantil e fundamental. Analisando também o prontuário de cada aluno, identificou problemas relacionados a questões comportamentais, tais como, indisciplina, hiperatividade, apatia, dificuldades de concentração e em obedecer regras escolares.

Propôs então a implantação de um projeto com animais, conhecido como Terapia Assistida por Animais na Educação, projeto este em que participou como estagiária enquanto universitária. Relatou sua experiência aos professores que se interessaram pela proposta.

Então, Sibele os orientou quanto às estratégias do projeto, as quais seguem abaixo neste projeto.

2. DESENVOLVIMENTO

2. 1 - OBJETIVO

O presente projeto tem como objetivos primordiais: avaliar as mudanças de comportamento das crianças, após contato sistemático com o animal e diminuir a ansiedade, a solidão, desenvolver sensibilidade, ampliar a comunicação, aprimorar/desenvolver a coordenação motora e auxiliar no desenvolvimento da função cognitiva.

Passo 01

Mapeamento do perfil da turma

Nome da escola (fictício): ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PEQUENOS PASSOS”

Ano ou série:INFANTIL 2 A

Número de alunos: 20

Meninos: 11

Meninas: 9

Descrição do perfil da turma: Trata-se de uma turma de crianças interessadas em novas descobertas. São crianças com comportamentos esperados à faixa etária compreendida, falam bastante, muitas vezes assuntos dispersos fora da atividade oferecida; algumas vezes até se aproveita outras não. Gostam de ler livros (leitura visual) e ouvir histórias, com exceção de duas delas que apresentam problemas comportamentais e de aprendizagem.

Passo 02

Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

NOMES

IDADES

ANTONIO DE CASTRO

5 anos e 1 mês

DIEGO DA COSTA

6 anos

BIANCA GOMES

5 anos e 3 meses

DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS

Antonio é uma criança inquieta, o que faz parte da idade, no entanto, o maior problema é que ainda não consegue falar baixo, demonstra grande ansiedade e o pior é que, nas interações e atividades propostas pela professora, sempre que é contrariado por algum colega, xinga e bate. Mesmo com a intervenção da professora ele não para, necessita que algum adulto o retire da situação. No relacionamento com a família, necessita de mais atenção (talvez por isso a fala alta) por conviver com mais 2 irmãos.

Diego, também é um aluno inquieto, sempre conversando (até mesmo na hora da história). Às vezes, se mete em algumas confusões, como por exemplo, desmanchar jogos de construção (pecinhas) ou castelos feitos pelos colegas. Mas, em todas as vezes em que a professora conversa com ele, o mesmo volta atrás e, em algumas delas, chora e atende a solicitação da professora em pedir desculpas. Com a família, talvez por ser filho único e de pais separados, não tenha necessidade ou aprendido a dividir.

Bianca é uma criança apática, demonstra interesse como as demais, porém, é muito tímida, quase não se ouve a sua voz, não disputa brinquedos, prefere ficar sem ou esperar que alguém resolva por ela, participa pouco do diálogo após as histórias. No aspecto familiar, percebe-se que falta carinho, atenção e diálogo – interação familiar.

Passo 03

Mapeamento dos problemas de aprendizagem individuais

NOMES

IDADES

DIEGO DA COSTA

6 anos

DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAIS

Diego, em sua classe, é o único que ainda não reconhece o seu nome no crachá e, nem sequer, arrisca em escrevê-lo.

Passo 04

Implementação do Projeto

Definição do Animal: Cão da raça Labrador na cor chocolate, fêmea, com 4 anos de idade. A cachorra receberá banhos semanalmente com germicida durante toda a sua permanência no desenvolvimento deste projeto. Sua alimentação é feita com ração seca e de boa qualidade, além de acompanhamento com médico veterinário, o qual acompanha a saúde do animal, realizando controle parasitológico, vacinação, exames complementares e orientação na manutenção da higiene e alimentação.

Estratégias de Tratamento e Utilização do Animal em Sala de Aula: Através de atividades simples com o cão, tais como: escovação do pelo, brincar de jogar bola, dar petiscos, contar uma história sobre o cão, solicitar comandos, guiar o cão, passar pelo bambolê (a criança e o cão), explicar fatos utilizando o cão para o próprio entendimento da criança, por exemplo, necessidade de alimentação, higiene, brincar, diferenciar os cães pela cor, tamanho e outras características.

Proposta Pedagógica: Os profissionais da educação desta escola acreditam numa proposta pedagógica para a educação infantil que considere a atividade educativa como ação intencional orientada para a ampliação do universo cultural das crianças, de modo que lhes sejam dadas condições para compreender os fatos e os eventos da realidade habilitando-as a agir sobre ela de modo transformador; além de interpretar os intereses imediatos das crianças e os saberes já construídos por elas e de buscar ampliar o ambiente simbólico a que estão sujeitas. Acima de tudo, acreditam que devem se comprometer em garantir o direito à infância que toda criança tem. Em se tratando de infância, respeitar e propiciar um ambiente articulador entre a aprendizagem e o brincar. A definição de uma proposta pedagógica deve considerar a importancia dos aspectos socio educacionais na aprendizagem e a criação de um ambiente interacional rico de situações que provoquem a atividade infantil, a descoberta, o envolvimento em brincadeiras e explorações com os colegas. Atividades de cuidado pessoal podem ser lúdicas e promover a construção de hábitos e aprendizagem de regras, incluindo o convívio comum cão treinado e devidamente preparado para tal. Sua meta são o desenvolvimento da autonomía e autoestima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (213.7 Kb)   docx (278 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com