TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de Educação Infantil

Por:   •  1/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

Teste de Educação infantil

Se você estivesse encarregado de pensar nas estratégias cotidianas de uma instituição de Educação Infantil que está para ser aberta, qual seria sua proposta?  Justifique suas estratégias baseando-se nos norteadores legais para o trabalho na Educação Infantil.

Não basta apenas citar o documento, é necessário fazer uma análise reflexiva entre a sua proposta e o que é sugerido nos norteadores. É necessário também que você apresente em sua proposta os seguintes aspectos, entre outros que julgar importante: binômio cuidar e educar, organização do tempo e espaço, brincar e diversidade cultural.

Resposta:  

                     Estratégias cotidianas de uma instituição de Educação Infantil

   A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) faz referência explícita à Proposta Pedagógica, especialmente no artigo 13. Ainda destaca a importância da participação dos profissionais da educação na elaboração e organização deste documento a organizar e cumprir o plano de trabalho. Baseado nos norteadores legais, Diretrizes Curriculares Nacionais, RCNEY, Parâmetros Nacionais e Parâmetros Básicos aonde a criança precisa ser criança, respeitando o tempo de cada fase da sua vida, oferecendo uma educação de qualidade, onde ela precisa ser compreendida como sujeito histórico e como criador da sua cultura, a função de uma instituição de Educação Infantil é preparar a criança para que se sinta segura, confiante e autônoma, um ambiente escolar para criança pequena não pode faltar segurança, conforto, higiene, é fundamental que o ambiente seja arejado, não deixar exposto objetos perigosos e nem ao alcance da criança, garantir que o ambiente não ofereça nenhum tipo de perigo

    A proposta é fazer com que a criança, explore todo o ambiente de maneira segura, para que ela possa ser tornar um cidadão seguro de si, tendo também como objetivo levar a criança a pensar e a ser critica, é competência da instituição oferecer um ambiente de fácil convívio, de vínculos de interação, como o famoso “cantinho” de interesse como cantinho do jogos, cantinho da leitura, onde ela irá relacionando-se com os outras crianças, com os educadores e os outros profissionais da instituição. Organizar o espaço de um ambiente para atender a criança na fase de seu desenvolvimento requer algumas estratégicas, para que quando a criança chegar a instituição ela possa sentir motivada a aprender, e uma das estratégia de um ambiente escolar e a organização do espaço e do material, propor ambientes externo para criança como biblioteca, como horta,sala de teatro também é outra estratégia fundamental para o desenvolvimento cognitivo motor e social da criança. 

   Cuidar e educar na educação infantil devem caminhar juntos é o que aponta as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (1999). Essas ações têm como principio básico conhecer um pouco da história da criança, suas necessidades, seus interesses, sua família e sua fase de desenvolvimento cognitivo, pois a escola é o lugar onde a criança aprende fora do ambiente familiar. Este binômio estabelece o desenvolvimento da criança respeitando sua cultura sua realidade, e com essa consciência o educador irá proporcionar a criança a capacidade de progredir na sua infância sem deixar de lado sua inocência. O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil nos diz que: Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal e de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural (1998 p.24).

   A rotina da criança é um aspecto principal, no cotidiano escolar como alimentação, a higiene e o descanso, o educador deverá respeitar a individualidade e o tempo de cada criança para que ela possa desenvolver seus hábitos e sua autonomia.

  Brincadeira também é uma forma da criança conhecer o mundo, o lúdico é um processo educativo e é essencial para desenvolvimento da percepção da imaginação, possibilitando a criança de aprender coisas novas, o lúdico tem como objetivo conduzir o aluno aprender com alegria as atividades.

   Tratar a criança com igualdade é um incentivo ao respeito a todas diversidades culturais enfatizando de forma objetiva a construção de uma educação acolhedora, levando em consideração a importância da diversidade cultural na formação do cidadão e como deve ser sua presença em sala de aula, libertando os estudantes de uma visão preconceituosa do que é diferente.

O tempo será organizado de acordo com as atividades da rotina diária, a saber:

  • 8h – Acolhida

Recepção das crianças e desjejum no refeitório

  • 8h30min – Parquinho e brincadeira dirigida no pátio externo

Momento de descontração e socialização entre as crianças

  • 9h – Atividade

Atividade dirigida em sala ( aplicada de acordo com a turma e faixa etária)

  • 10h – lanche
  • 10h30min – contação de historia

Nesse momento as crianças ouvem e representam as histórias, é o momento do faz de conta

  • 11h30 – Hora do banho

O banho é administrado de dois em dois ( enquanto a professora faz o momento de faz de conta, a auxiliar leva as crianças de duas em duas para o banho)

  • 12h – Almoço

A professora acompanha as crianças durante a refeição, respeitando o ritmo de cada uma, dando orientações sobre a mastigação e a importância de uma alimentação saudável. Ao passo que as crianças vão terminado, a auxiliar as acompanha na higiene bucal orientando passo a passo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com