TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto disertativo

Por:   •  13/4/2015  •  Dissertação  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 9

Aplicação do Projeto

  • Primeiro Dia:

Em sala conversei com os alunos sobre o projeto, muitos deles quiseram saber o que é projeto, então expliquei o significado. Falei dá duração, o que eles iam aprender como iam aprender e como seriam as aulas.

Em seguida, eles muitos curiosos logo vieram a minha mesa, onde estava exposto, DVD do patati patatá, galinha pintadinha, Cristina mel, crianças diante do trono, pen drive com músicas, livros com musicas, DVD de músicas folclóricas, e várias folhas com músicas impressas. Levei para eles a galinha pintadinha e o patati patatá em pelúcia para eles tocarem.

Cantamos algumas Músicas, e cada um tocou no patati, patatá e na galinha pintadinha. Alguns alunos quiseram para eles, mas não pude dar, pois é da minha filha, e como era somente três muitos iam ficar querendo. Fomos assistir o DVD do patati, patatá alguns já conhecia algumas músicas outros ainda não. Foi maravilhoso esse dia.

  • Segundo Dia:

Som que me rodeiam na manhã

Conversei com alunos a respeito da ação que iriamos fazer, falei para eles que ao nosso redor tem som se paramos e ficamos quietos podendo observa inúmeros sons. Então saímos e fomos perceber os sons que nos rodeiam no nosso ambiente escolar. O interessante que eles iam quietos, e quando ouviam um som logo diziam – Professora, professora escuta... Eu falava preste atenção que, pois eu vou perguntar a vocês que ouviram, andamos ao redor da escola silenciosamente. De vez em quando um falava o som que estava ouvindo, uns corrigia dizendo que não era para falar, era só para ouvir.

Voltamos para sala e ia perguntando um a um que som vocês ouviram. Saiu...

  • Voz dos alunos da professora Sônia
  • Professora Sônia falando
  • Cantos de passarinhos
  • Crianças chorando
  • Barulho do ar condicionado
  • Buzina de carro
  • Barulho de moto
  • Som do ventilador
  • Música e propaganda no carro de som
  • Marteladas
  • Latidos de cachorros
  • Merendeira falando ao celular
  • Barulho do portão

Fiz o cartaz com os sons descritos por eles, diz um enfeite com E.V.A e coloquei em exposição na sala. Em seguida entreguei as eles livros e revistas para eles encontrarem os objetos que serviam para exemplificar o que eles ouviram. Passei no quadro que eles tinham que recortar e sempre faziam leitura dos objetos. Algumas vezes percebia que eles achavam uma figura interessante e queria cortar, falava pode cortar para levar para casa, mais não cole no cartaz que vamos fazer.

Enfeitei em papel pardo e cada aluno colou suas figuras, coloquei o cartaz exposto na sala.

  • Terceiro Dia:

Bom, cantamos várias músicas tentando achar sons que ouvimos, tinha aluno que cantava música que não tinha som ouvido, sempre falava com eles sons que ouvimos lá fora, ai ficavam pensativo, juntamente com eles cantamos duas músicas que apareciam som ouvido e que eles gostaram muito a do seu lobato e a do motorista, tive que fazer perguntas a cada um para saber qual música seria a eleita para trabalharmos. A vencedora foi motorista passei a música no quadro, cantamo-la depois pedir que cada aluno fosse ao quadro circular a inicial do seu nome no quadro.

Tirei a letra da música e colei no caderno deles para os mesmo fazerem a mesma atividade. O interessante que tinha no mes com a mesma letra inicias, então dava canetão com cores diferentes para eles poderem identificar seu circulo.

Tirei a figura de um carro para eles fazerem a montagem do mesmo, enquanto recortavam e pintavam cantavam...

  • Quarto Dia:

Conversei com eles que iriamos continuar fazendo a atividade sobre a música: motorista, entreguei sulfite para cada um a pedir que desenhasse os personagens que aparecia na música. A principio ninguém sabia como desenhar, então falei desenhe do seu jeito, alguns pediram para eu fazer modelo no quadro, outros queriam que eu pegasse na mão dele e outros foram desenhando sem medo, uma aluna desenhou um poste queria saber quantos fios tinha, então abri a porta e pediu que ela saísse ela fora e contasse os fios, chegou toda sorridente e disse: -Professora tem três em cima e quatro em baixo.

Observei que durante o desenho eles cantavam a letra da música (do motorista), pintaram e eu pedir que fossem a frente apresentar seu desenho, para conferi os personagens. Em seguida entreguei o desenho impresso, fizeram comparações, depois pintaram com tinta guache, deixei exposto na sala para secar.

  • Quinto Dia:

Tirei-os, entreguei as folhas a cada um e pedi que fossem a frente apresentar aos colegas. Depois da apresentação cantei uma música do sabão disse que gostava muito dessa música, agora é a vez de cada um ir lá à frente cantar uma música. Foi engraçado uns foram e cantaram bonitinhos, outros chegaram lá frente e não sabia que música iria cantar, uns queria cantar duas músicas e um chegou lá e simplesmente não cantou nada só ficou nos olhando, então comecei cantar uma música e logo em seguida ele e a turma cantaram juntos a música: Pombinha branca.

  • Sexto Dia:

Cheguei mais cedo, arrumei  a sala com os brinquedos que temos na escola e mais alguns que levei de casa, quando os alunos chegaram a sala já estava pronta, fiz quatro cantos com brinquedos diferentes, assim que eles chegaram expliquei oque eu queria com aquela situação, liguei a caixa de som e comecei a observa-los, coloquei quinze músicas no pen drive para tocar na caixa de som, coloquei uma bem agitada do CD do Gummy Bear fez eles se agitarem ao ouvi-la alguns até deixou os brinquedos para dançarem. Algumas músicas eram cantadas por todos outros eram cantadas por alguns em determinada música como a música se você está contente eles levantavam para fazer os gestos.

Alguns brinquedos serviram de instrumentos músicas, alguns pediam para repetir a música, então dizia daqui a pouco vai repetir. Raramente uns viam me pedir ajuda para montar determinado brinquedo, algumas músicas passavam despercebido, na hora que tocou a música era uma casa muito engraçado, uma aluna montou a casa com peça de encaixe e veio me mostrar achei muito criativo sua casinha, outro aluno montou uma guitarra.

Em um determinado momento um aluno começou a dançar, e logo em seguida, mais dois começou acompanha-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com