TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Educação Infantil

Por:   •  1/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PLANO DE AULA/AÇÃO

  1. DADOS DO ESTUDANTE

Nome: Erica de Oliveira Petronilo

RU: 1557068

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Polo: Teotonio Vilela

  1. IDENTIFICAÇÃO

Local:  CMEI Carolina Coelho de Medeiros  

Disciplina:

Ano/série ou idade: Educação Infantil

  1. CONTEÚDO DA AULA ou PROJETO DE ENSINO

Cores primárias: azul, amarelo e vermelho.

  1. OBJETIVOS

  • Ampliar a percepção acerca das cores;
  • Aprender a nomear as cores;
  • Desenvolver a coordenação motora fina.

  1. SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do conteúdo)

A educação infantil é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento humano pois é um momento a qual sua cognição se expande e se desenvolve de forma rápida, nessecitando assim de constantes estimulos.

Dessa forma estudar as cores de forma ludica  criativa na Educação infantil estimula o desenvolvimento da coordenação motora, aguça o raciocínio lógico, a criatividade, memorização e a sensibilidade da criaça.

 

 Diante deste contexto o meu plano de aula  tem como base as concepções de Piaget e Vygotsky sobre a importancia do ludico no desenvolviento da criança, pois para esses autores o jogo é visto como um meio que garante a construçaõ de conhecimento e interação do individuos. Por exemplo para vygotsky (1984, p. 97):
“A brincadeira cria para as crianças uma “zona de desenvolvimento proximal” que não é outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível atual de desenvolvimento potencial, determinado por meio da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um

 companheiro mais capaz”. e  Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico,  ou seja ela precisa brincar para crescer.

 

 

  1. DESENVOLVIMENTO DA AULA OU DO PROJETO (introdução, desenvolvimento e encerramento, em formato texto detalhado).

O presente plano de aula sera realizado na CEMEI   Carolina Coelho de Medeiros e se destina a alunos da educação infantil e  tem por objetivo trabalhar o coteudo das cores primarias que sao elas: vermelho, azul e amarelo que possibilita ao individuo ampliar sua percepção das cores, aprender a nomear as cores e desenvolver sua coordenaçao motora fina.

inicialmente as crianças serao expostas as quais serão as cores trabalhadas no dia e, então, mostrar objetos do cotidiano que tenham as mesmas cores. 
Em seguida o professor deverá colorir tubos de papelão com as cores trabalhadas e, então, entregar uma bacia cheia de bolinhas coloridas para que as crianças passem cada uma delas pelo tubo de mesma cor (bolinha amarela no tubo amarelo, por exemplo). Para finalizar, o professor poderá aplicar uma brincadeira livre e permitir que os alunos usem massinha de modelar nas cores trabalhadas para esculpir objetos do seu cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (211.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com