TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão Claretiano

Por:   •  28/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES

1) O que faz o CONSELHO DE ESCOLA na escola?

É um colegiado que tem como função auxiliar e atender a gestão escolar, de modo que integra a comunidade com a escola, pois é formado por professores, diretores, demais funcionários da escola, alguns pais e certos alunos. Sendo assim, através deste se corrobora a gestão democrática participativa da Educação e o princípio da transparência, pois a sociedade tem maior conhecimento do que ocorre na escola pública.

 

Possui as funções:

  1. consultiva: abrem diálogo para receber e darem conselhos;

  1. normativa: ocorre por meio de pareceres e resoluções compatíveis com a legislação e dela decorrentes – sobretudo, com a Constituição, a lei maior

  1. deliberativa: competência para decidir, p. ex., decidem sobre o projeto político-pedagógico, garantem a elaboração de normas internas e o cumprimento das normas dos sistemas de ensino, decidem sobre a organização e o funcionamento geral da escola e propõem à Direção as ações a serem desenvolvidas.
  1. mobilizadora: função proativa, mobilizando ações participativas dos segmentos representativos da escola, da comunidade local ou da sociedade.

2) De que forma o Conselho de escola pode contribuir com a melhoria da qualidade do ensino?

Os conselhos contribuem ao reconhecerem a importância da participação ativa da comunidade na gestão escolar, assim efetivando a gestão democrática e fazendo com que as demandas e posicionamentos da comunidade adentrem ao âmbito escolar. Além de ser um espaço para se discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico e as finanças. Por fim, ressalta-se que, a participação dos pais é mister para que uma educação de qualidade seja garantida.

3) Os CONSELHOS DA ESCOLA, de uma forma mais genérica devem contribuir com os projetos que nela são realizados, de que forma?

O conselho é a ponte entre a comunidade e a escola, por isso deve gerir esta relação trazendo consigo os mais variados grupos existentes na sociedade, promovendo assim uma gestão democrática e baseada na diversidade. Ademais, sua administração e gestão deve ser, necessariamente, coletiva, aonde todos são ouvidos e respeitados, para que assim se chegue ao melhor dos resultados: desenvolvimento da escola.

 

REFERÊNCIAS

GAIA, Célia; FERREIRA, Eurípedes Ronaldo Ananias. Fundamentos e métodos da gestão escolar. Batatais, SP: Claretiano, 2013.

RIOS, Jocelma Almeida.; ARAGÃO, José Wellington Marinho de. A gestão da Escola e a efetivação dos Conselhos Escolares como caminho na construção da democracia na escola. Anpae, 2009. Disponível em: Acesso em: 24 mar. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com