TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Esportes Coletivos

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Jeferson Francisco Brezolin – RA- 8088215

Professor / Tutor a Distância / Professor Responsável:

Marcel Frezza Pisa

Atividade de Portfólio 

Esportes Coletivos

 Porto Alegre
2019

1) Explique com suas palavras como foi o processo de nascimento do futebol, a criação das regras e a padronização dessas regras a nível mundial.

O futebol teve origem, de jogos com bolas de povos antigos. A primeira manifestação de regras aconteceu na Italia, em um jogo de bola chamado Calcio, onde participava 27 jogadores, sendo 3 zagueiros fixos, 4 zagueiros avançados, 5 que atuava no meio de campo e 15 na posição que corresponde aos atacantes. Mas as primeiras regras oficiais surgiram na Inglaterra, que delimitava aspectos, como numero de jogadores, tamanho do campo e os gestos que seriam ou não permitidos.

2) A história conta que o futebol chegou ao Brasil trazido por Charles Miller em sua viagem de volta da Inglaterra, em que trouxe em sua bagagem bolas e uniformes. Lendo os relatos históricos, cite algumas semelhanças e diferenças do futebol inglês que chegou ao Brasil e do futebol praticado atualmente.

Des de o inicio o futebol no Brasil, já acumulava débitos e praticantes, sendo jovens da elite econômica em São Paulo e Rio de Janeiro, apenas estudantes dos colégios granfinos, poderiam participar de jogos que aconteciam nas escolas. O futebol atualmente e aberto para todos os públicos não importando sua classes sociais.

3) Em sua opinião, qual a relação do futebol com o racismo no início do século 20 e nos dias atuais?

Com o termino das escravidão em 1888, e sem o acesso ao mercado de trabalho assalariado e uma viva digna, os negros viram no futebol uma das poucas oportunidades, para encontra seu lugar na sociedade brasileira, criando a liga suborbana de futebol, expressões racistas, muitas vezes sendo cruéis e violentas dentro dos campos de futebol. Nos dias de hoje estas expressões racistas, continuam sendo um pouco menos cruéis.

4) Você concorda com a informação que o futebol foi utilizado como arma política, a política do “pão e circo”? Explique sua resposta.

Sim. Porque já no inicio do esporte, o governo viu no futebol uma forma de distrair os operários, uma estratégia boa para conter os avanços políticos e sindical. Que na época lutava para ter direitos a 8 horas de trabalho por dia, melhores salários, melhores condições de higiene nas fabricas.

5) Qual a importância da profissionalização do futebol, na década de 30, para o futebol brasileiro?

Com as altas saídas de jogadores para fora do pais, por causa de seus altos salários, sem custo algum, e não importando o dia para abandonar o clube, foram feitos contratos para manter os jogadores em suas equipes, tornando-os funcionários do clube. Criaram as ligas Paulista e a liga Carioca de futebol, assim tendo mais organização e formação das equipes, mais qualidade técnica dos jogadores e tendo mais competividades.

 

SILVA, R. A. Futebol e futsal. Batatais: Claretiano, 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com