TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de relações etnicas raciais

Por:   •  16/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade 01 - AULAS 01 , 02 , 03 e 04(Valor 4,0 pontos )

01) É necessário estudar primeiramente as aulas de 01 a 04 e mapear as ideias e os conceitos apresentados em cada uma das aulas. Faça uma reflexão das temáticas trabalhadas em cada uma das aulas, para utilizar sua criatividade e em criar uma textualidade no desenvolvimento do seu texto de elaboração própria. A atividade de aulas que está sendo proposta é a elaboração de um texto teórico prático com título de autoria, contendo de 03 a 05 laudas, com título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. O texto deverá ser desenvolvido tendo como base a utilização de citações dos conceitos tratados 01, 02, 03 e 04 e textos complementares anexos em Material de Aula (arquivo).

Obs: Não serão aceitas atividades sem a devida contribuição teórica por meio de citações e apresentação das referências.

Profª Terezinha Bazé de Lima

Título

A escola e sua importância na luta contra o racismo.

Introdução

O racismo e a teoria racista não surgiram do nada, ele tem sua própria história. A qual defende que o racismo surgiu com a necessidade de mão de obra barata, desde a abolição da escravidão os negros, índios e pardos lutam por igualdade, uma luta permanente e incessante.

Desenvolvimento

Analisando o cenário global a luta contra o racismo se faz necessária, pois apesar de vivermos em um mundo em que supostamente seja igualitário, é nítida a discriminação por a sua cor de pele e classe social. No Brasil o racismo e a discriminação são assuntos extremamente polêmicos, acredita-se que aqui em nosso país não há o racismo, por sermos um povo hospitaleiro e com mais misturas de culturas e raças.

A discriminação dá-se de duas formas: direta ou indireta. Diz-se discriminação direta a adoção de regras gerais que estabelecem distinções através de proibições. É o preconceito expressado de maneira clara como, por exemplo, dar tratamento desigual, ou mesmo negar direitos a um indivíduo ou grupo determinado. A discriminação indireta está internamente relacionada com situações aparentemente neutras, mas que criam desigualdades em relação a outrem. Esta última maneira de preconceito é a mais comum no Brasil.

(LIMA, 2020, p.6).

A discriminação indireta se faz no dia a dia, onde a pessoa negra ou indígena sai à procura de trabalho, e ela apesar de possuir a mesma instrução de uma pessoa com a pele branca, lhe é ofertado uma vaga com trabalho braçal ou com remuneração inferior. O que torna a luta por igualdade, quase impossível, pois tudo acontece de forma velada, deixando as pessoas de mãos atadas.

Na sociedade capitalista, onde se sobressaem às desigualdades sociais, a reprodução dessa situação impede a mobilidade social do negro, percebendo, estes, rendimentos de trabalho inferiores aos percebidos pelo branco e sendo associados a trabalhos menos qualificados, ocupando, principalmente, posições menores, em setores de menor status social. Através do preconceito, a mão-de-obra negra é direcionada para trabalhos domésticos e pesada. (LIMA, 2020, p.7).

No Brasil onde existe uma diversidade étnica e que ela precisa, pode e deve ser considerada em todos os lugares, em especial na escola. Partindo do sentindo etimológico da palavra “incluir, teremos: inserir, introduzir, acrescentar abranger, compreender, envolver. Portanto , incluir é colocar junto , trazer o outro – diferente – para perto, apresentar as diferenças entre ele e os outros, mostrando as potencialidades de todas as partes. Inclusão é aceitação, compreensão. Todos estes significados nos conduzem à ideia de “integração”

Ao termos consciência ou ciência dessa realidade, permite-nos salientar que o povo brasileiro é constituído de uma diversidade e pluralidade que nos torna singular. Essa singularidade trazida sob a égide das reparações ao povo negro necessita ser percebida pela sua diversidade, e por que não dizer, também, sua singularidade. (LIMA, 2020, p.9).

Os grupos que mais requerem inclusão no Brasil são os afrodescendentes, indígenas, ciganos, geraizeiros, pantaneiros, sertanejos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com