TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno de Déficit de Atenção

Por:   •  20/2/2022  •  Monografia  •  4.318 Palavras (18 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE PEDAGOGIA

CAMILLE OLIVEIRA DE MAR

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) – NA ESCOLA

        

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) – NA ESCOLA

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogia

Orientador: Profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Profª. Steffani Priscila Leo dos Santos Rocco

Tutor de Sala: Profª. Kely Guimarães Rosa.  

Taubaté

2019

DE MAR, Camille Oliveira. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) – NA ESCOLA. 2019. 23 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Polo de Taubaté, 2019.

RESUMO

A pesquisa apresenta estudos realizado onde tem por sua característica principal a desatenção, a agitação e a impulsividade. Na nossa sociedade atual verificou-se um grande aumento de crianças com esse tipo de transtorno, assim gerando uma necessidade de informações e conhecimentos adequados para auxiliar pais e professores no processo de ensino e aprendizagem, na realização do diagnóstico com os seus profissionais específicos, as consequências e as dificuldades no âmbito escolar, indicando o papel da escola e do professor diante das diversas situações que podem ser encontradas. Por fim, evidenciamos que as crianças com TDAH, tem o direito de acesso a educação de qualidade, a qual ajudará a crescer e se desenvolver para a vida adulta, mostrando que a escola tem o compromisso com a aprendizagem desse aluno e a clareza de identificar que cada individuo é único para o mundo e a sociedade.

Palavras-chave: Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, processo de ensino-aprendizagem e inclusão escolar.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................................06

2 O TDAH EM FOCO .....................................................................................07

2.1 DIAGNOSTICO: QUEM REALIZA E COMO?...........................................09

2.2 O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR ...........................................12

2.3 TDAH NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.......................15

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO........19

3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA................................................................19

3.2 JUSTIFICATIVA........................................................................................19

3.3 PROBLEMATIZAÇÃO ..............................................................................19

3.4 OBJETIVOS..............................................................................................20

3.5 CONTEÚDOS...........................................................................................20

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................21

5 REFERÊNCIAS............................................................................................22

  1. INTRODUÇÃO

.

O estudo do tema visa demonstrar como o processo de aprendizagem tem colocado o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em destaque no cenário contemporâneo atual, onde há facilidade no acesso as informações, devida as novas tecnologias. A partir deste processo de aprendizagem gera-se diversas discussões em variadas áreas de como deve ser feito, como auxiliar o aluno e até mesmo o professor na educação desse alunos.

Atualmente com um suporte legais o processo de inclusão escolar tem a cada dia oferecendo oportunidades das crianças com deficiência ou necessidades educacionais especiais, serem matriculados em salas regulares. Assim a escola e os docentes precisam crescentemente se qualificarem para assumirem o acolhimento, a inclusão e as práticas pedagógicas necessárias.

Cabe ressaltar que a hiperatividade e aprendizagem, em relação a demanda da inclusão escolar atualmente, há de existir necessidade dos docentes terem informações e conhecimentos sobre o assunto, os quais devem abordar as características, consequências e o diagnóstico do TDAH, tal como suas influências no processo de ensino e aprendizagem.

  1. O TDAH EM FOCO

No ambiente escolar um dos assuntos mais discutidos hoje em dia se trata do comportamento dos estudantes, bem como suas dificuldades de aprendizagem. Dentro desses assuntos, aborda-se a hiperatividade, uma característica do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, para o qual utilizamos a sigla TDAH, tendo em vista o aumento de alunos nos ambientes escolares com esse tipo de transtorno.

O que é TDAH, significa o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, sendo um dos transtornos mais comuns na infância e pode continuar até a adolescência e na idade adulta. Os sintomas incluem dificuldade em manter o foco e atenção, dificuldade em controlar o comportamento e a hiperatividade.

Segundo Silva (2009, p.203) a identificação TDAH surgiu em 1902, com George Fredrick Still, que estudava o comportamento de crianças agressivas, desafiadores, excessivamente emotivas. Ele observou que estas crianças apresentavam um problema maior e crônico no controle da moralidade, assim as rotulou de portadores de “defeito de controle moral”. Este problema era relacionado a forma como as crianças aprendem voluntariamente a se impor com o seu comportamento e a aderir regras sociais.

Ele analisava esse “defeito moral” como prejuízo geral do intelecto sendo uma incapacidade anormal para esta atenção sustentada, tendo em vista um defeito de consciência moral, não podendo ser explicado como falha no ambiente. O controle moral para Still significava “ o controle da ação em conformidade com a ideia do bem de todo” (Still, 1902, Lecture I, p. 1008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com