TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tudo bem ser diferente

Por:   •  25/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA  DE  PELOTAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

PEDAGOGIA

    Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos

-2015

Introdução

Este desafio profissional tem como disciplinas norteadoras as matérias de Aprendizagem e desenvolvimento social da criança, Introdução à educação virtual e Direitos humanos.

Neste trabalho iremos abordar a situação de Amélia, professora do 4° ano do ensino fundamental que receberá nesse ano letivo uma aluna com deficiência física e tem o desafio de construir junto aos seus alunos competências sociais para lidar com as diferenças. Com o objetivo de construir vínculos saudáveis de amizade com os demais colegas de turma e garantir um desenvolvimento social saudável para todos.  

Tudo bem ser diferente

[pic 2]

Ajudando meu amigo a jogar basquete”

[pic 3]Ajudando meu amigo a subir a escada.”

[pic 4]

“João Pedro desenhou seu amigo especial jogando futebol porque é sua brincadeira favorita. “

[pic 5]

“Brincando de esconder com meu amigo.”

[pic 6]

“Maria Luisa desenhou seu amigo especial brincando no pátio da escola.”

Entrevista

Formação da professora

Pedagoga Especialista em AEE – Atendimento Educacional e Educação Especial.

Desafios encontrados ao lidar com estes alunos?

Podemos dizer que o dia a dia com alunos especiais é o próprio desafio desta questão. A humana docência é explicita, a dedicação e a responsabilidade vão além do ensino/aprendizagem, por fortalecer os laços afetivos entre o docente e o discente. Paciência, insistência e amor são palavras chaves para a construção do conhecimento nesta modalidade. Dentre as varias deficiências e transtornos trabalhados, teve um aluno que não irei esquecer, tinha Síndrome de Down, quinze anos e seus desenvolvimento cognitivo estava entre três e quatro anos de idade, uma criança em fase inicial de autoconhecimento em plena puberdade.

Sua forma de Ensino?

O professor de Educação Especial deve estar sempre atualizado dentre as novas teorias, metodologias e materiais para uso dos alunos, que facilitaram muito o processo de ensino/aprendizagem. Junto ao professor titular o trabalho e discutido para que a construção do conhecimento seja progressiva.

Existem inúmeros recursos, deve-se ter o entendimento da deficiência ou transtorno do aluno para melhor escolher os que se adaptaram a ele. Hoje em dia é utilizado o Método Teacch com os PECs, figurinhas com expressões faciais, com imagens que facilitam a montagem de frases cotidianas, por exemplo: Quero ir ao banheiro. Podemos fazer uso delas com diferentes materiais, como cartinhas. No computador ou tablet, instalamos o Método Teacch, com essas mesmas figuras, com áudio, onde o aluno consegue montar pequenos vídeos com o que ele quer dizer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (351.6 Kb)   docx (374 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com