TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÍTULO: Dengue, um desafio para todos!

Por:   •  24/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Roseclene Timóteo da Silva

Instituição: José Amâncio de Souza Pinto

Turma: 5° ano                                          

Número de Alunos: 30

Nome da Professora: Leigh Maria de Souza (Professora mediadora da disciplina)

TÍTULO: Dengue, um desafio para todos!

TEMA: Dengue

Apresentação do Projeto

 A DENGUE se trata de uma doença febril grave causada por um arbovírus (vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente por mosquitos). Esse vírus é propagado pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito necessita de água parada e acumulada para colocar seus ovos, proliferando-se em recipientes pequenos, médios e grandes. Em grande parte, encontramos água parada em quintais das residências e em lotes abandonados por seus proprietários.

 Há quatro tipos de vírus: sorotipos 1, 2, 3 e 4. Um indivíduo pode obter os quatro sorotipos da doença, porém, a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. Não se trata de uma enfermidade contagiosa, só que se o mosquito picar uma pessoa doente, o vírus vai multiplicar em seu organismo e podendo assim transmitir a doença dessa pessoa no próximo indivíduo que o mosquito picar.

 O Ministério da Saúde oferece condições para a promoção, prevenção e recuperação da saúde da população reduzindo as enfermidades e controlando as endemias, proporcionando assim melhores condições de vida ao brasileiro. Conforme o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde em 2019, durante os dias 30/12/2018 a 23/03/2019, foram registrados 273.193 casos prováveis de dengue no país. No mesmo período de 2018, foram registrados 71.525 casos prováveis. E de acordo com a Secretária da Saúde do Estado de Goiás, dos dias 30/12/2018 a 05/01/2019, até a semana 35 (25/08/2019 a 31/08/2019) foram notificados 133.153 casos de dengue, sendo confirmados 82.639, tendo uma variação de 48,54% em relação a 2018.

 

Com este Projeto: Dengue nas escolas, os dados citados acima poderão ser mudados através da conscientização feita com os alunos e consequentemente com a família e a comunidade. A luta contra dengue, não é um trabalho somente para os profissionais, é uma luta para todos.

  1. Justificativa

 
O Projeto: Dengue nas escolas, pode contribuir significativamente para conscientização dos alunos a respeito da prevenção contra dengue, através disso eles poderão atuar como agentes de informação e transformação no meio em que vivem. A parceria entre escola e saúde é de total relevância na promoção a saúde.

Deve-se ter cuidado redobrado no período chuvoso, destacando a importância da higienização em suas casas para evitar água parada. Porque os ovos do mosquito podem sobreviver por mais de um ano no seco até encontrar as melhores condições para se desenvolverem.

  1. Objetivos e finalidades

* Conhecer os sintomas e riscos da dengue;

* Saber sobre o ciclo reprodutivo do mosquito e como interrompê-lo;

*Reconhecer o perigo de deixar água parada;

*Incentivar para que juntamente com a sua família, o aluno faça a limpeza em seu quintal, verificando e identificando focos e possíveis criadouros de mosquitos em água parada, que podemos encontrar em pneus, sucatas, garrafas, e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com