TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título da Sua Atividade Unidade Introdução

Por:   •  26/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

PIC – Pedagogia

Alun@: Lucineide de Lima e Silva Campos

RGM:  29036445

Polo: Guarapiranga

Tutor: Daniela Gonçalves de Oliveira

Título da sua atividade/unidade I

Introdução 

Nos tempos de antigamente a educação era algo onde poucos tinham acesso, pois era algo privado, a sociedade onde poucas pessoas eram favorecidas, pessoas pobres, negras e principalmente mulheres eram proibidas de frequentar a escola.

Por conta de muitas vezes a ignorância e o machismo daquela época, acreditavam que a educação era desnecessária para suas realidades. No caso de dona Jacira, onde uma menina negra, pobre, deveria ajudar nas tarefas domésticas não se preocupando com nada além do seu trabalho, esse era uns dos motivos que as crianças principalmente as meninas não frequentava a escola.

Desenvolvimento 

        Com surgimento do EJA foi possível uma esperança para aqueles que como a dona Jacira precisou abandonar a escola quando criança, e agora depois de adulta surge à oportunidade de poder assinar seu próprio nome, uma grande conquista, tornando-a mais independente.

        Rieger e Jesus (2011. P 168) que “as mulheres buscam na escola mais do que conteúdos prontos a serem reproduzidos, como cidadãs elas querem se sentir e ativas e participativas e algumas sonham em conseguir frequentar uma faculdade.”  Podemos perceber nessa afirmação que há um interesse a mais nas mulheres, terem o desejos de retornar a escola.

Considerações Finais 

        É importante que a escola possa conhecer os motivos no qual os alunos por algum motivo fez com que eles interrompessem os estudos. Assim a escola elaborando planejamento, de alguma forma pode tornar as aulas mais atraentes. E assim evitando a evasão que é um dos problemas que a nossa educação enfrenta.

        “Arroyo (2007) já dizia que a EJA é marcada por negações. São esses indivíduos evadidos ou negados do ensino regular que serão frequentados da EJA, posteriormente. Esse fato é que possibilita a tomada de medidas para que o mesmo fenômeno não ocorra novamente com esses individuo.”

Referências

ARROYO (2007) Material complementar: p. 2.  EJA E MULHERES: OS MOTIVOS E OBJETIVOS DO RETORNO DAS MULHERES À ESCOLA NA EJA UNDADE DE URUSSANGA-SC.

        RIEGER e JESUS (2011. p 168) Material complementar, p 7. EJA E MULHERES: OS MOTIVOS E OBJETIVOS DO RETORNO DAS MULHERES À ESCOLA NA EJA UNDADE DE URUSSANGA-SC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com