TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM OLHAR AMPLIADO SOBRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÂO/IMPERATIVIDADE - TDAH

Por:   •  9/2/2021  •  Artigo  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 10

Curso de Pós-Graduação em  Educação Especial e Inclusiva

Paula de Sousa Maldonado

UM OLHAR AMPLIADO SOBRE O TDAH

RESUMO

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, suas causas são genéticas, e sucede na infância aos 3 anos de idade, na América o individuo tem o seu laudo de TDAH, no Brasil é diferente é aos 7 anos de idade a criança consegue ter o laudo especifico de TDAH, muitas das vezes esse transtorno decorre o individuo por toda sua vida. O transtorno é crônico, é a existência de sintomas ou comportamentos reconhecível associados algum tipo de sofrimento, ele tem a caracterização por sintomas de impulsividade, desatenção e inquietude. Também é possível a criança ser diagnosticada somente com TDA sem hiperatividade, é o oposto do TDAH, também tem os DA’s, em inglês, chamado também de ADD (Distúrbio de Déficit de Atenção)  ADHD ou de AD/HD. O trabalho do pedagogo com a criança diagnosticada com TDAH tem que ser bem intensificada e duradoura pois são bem distraídos e vivem no mundo de fantasia que criam para si, mas com o auxilio de uma ótima equipe multidisciplinar  o desenvolvimento da criança será excelente.

Palavras-chave:  tdah - infantil, escola, diagnóstico, tratamento-tdah,

ABSTRACT

The Disorder Attention Deficit Hyperactivity (ADHD) is a neurobiological disorder, is couses are genetic, and succeeds in infancy to 3 years old, in America the individual has its ADHD report in Brazil in different  is to 7 years old the child can have the specific report of ADHD, this disorder often Follows the individual throughout his life. The disorder is chronic, the existence of symptoms or behaviors associated recognizable and king of suffering, it has the characterization by symptoms of impulsivity, inattention and restlessness. It is also possible the child be diagnosed only with ADD without hyperactivity, is the opposite of ADHD also has the DA's, in English, also called ADD (Attention Deficit Disorder) ADHD or AD / HD. The work of the pedagogue with children diagnosed with ADHD has to be intensified as well and are durable and distracted and live in the fantasy world they create for themselves, but with the help of a great multidisciplinary team the children development is excellent.

keywords:  tdah-childish, school,diagnosis,treatment-tdah

Introdução

O Transtorno Déficit de Atenção com Hiperatividade não é uma doença, como o nome já diz, é um transtorno, não tem cura, mas há um tratamento, e quanto mais cedo diagnosticado menos prejuízos haverá na vida da criança, pois no Brasil a identificação do TDAH na criança é muito tardia, entre 7 e doze anos pode ser,  diagnosticado , mas o ideal é ser identificado até os 3 anos de idade pois não irá prejudicar tanto a criança, quanto mais cedo o diagnóstico melhor para o inicio do tratamento.

 Quando os pais não percebem a TDAH na criança é comum que ao chegar na fase escolar seja identificado, pois com observações diárias no comportamento da criança, onde ela passa a maior parte do tempo, o professor passa a perceber a falta de atenção nas atividades aplicadas dentro de sala de aula, a falta de interesse expressiva da criança, a inquietação e impulsividade ,assim que notam que a criança precisa de acompanhamento de um profissional especialista para terem certeza do que esta sendo  observado diariamente em sala, a escola desempenha um papel fundamental no processo dessa descoberta, com o consentimento dos pais a criança passa pela equipe multidisciplinar para uma avaliação mais precisa e depois encaminhada para um Neurologista que fara o diagnóstico e dará inicio ao tratamento.

As duas condições diagnosticadas com mais frequência e que causa problemas comportamentais e de aprendizagem em crianças de idade escolar são os distúrbios de aprendizagem (DA’s) e o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Um estudo recente com mais de 23 mil crianças nos Estados Unidos revelou que aproximadamente 5% das crianças têm distúrbios de aprendizagem, 5% das crianças têm TDAH, e 4% das crianças têm ambas as condições. (Pastor e Reuben, 2008).

 

O TDHA tem sido considerado o transtorno mental mais comum na infância. Ele é uma condição crônica geralmente caracterizada por desatenção persistente, tendência á distração, impulsividade, pouca tolerância á frustração e uma intensa atividade no momento e no lugar errado, por exemplo, na sala de aula.

        Estima-se que o TDAH possa afetar de 2 a 11% das crianças em idade escolar no mundo todo. Em 2006 aproximadamente 2,5 milhões de crianças nos Estados Unidos foram diagnosticadas com TDAH, uma taxa de aproximadamente 4,7%. Embora a taxa de diagnostico de DAs (distúrbios de aprendizagem) tenha permanecido relativamente constante. A taxa de TDAH aumentou cerce de 3% por ano entre 1997 e 2006.

        O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade tem dois tipos diferentes de sintomas que, por vezes, se sobrepõem, tornando o diagnostico impreciso. Algumas crianças são desatentas, mas não hiperativas; outras mostram o padrão contrário. Visto que essas características aparecem em algum grau em todas as crianças, alguns profissionais questionam se o TDAH é realmente um transtorno psicológico ou neurológico distinto. Entretanto, a maioria dos especialistas concorda que há

motivo para preocupação quando os sintomas são tão graves a ponto de interferir no desempenho da criança na escola e na vida diária.

        Estudos de imagem revelam que os cérebros de crianças com esse transtorno crescem em um padrão normal, com diferentes áreas passando  por um processo de espessamento e afinamento em diferente momentos; mas o processo é atrasado em aproximadamente três anos em certas regiões do cérebro, particularmente no córtex frontal. Essas regiões permitem que uma pessoa controle o movimento, suprima pensamentos e ações inadequados, e trabalhe por recompensas – todas funções que são frequentemente perturbadas em crianças com TDAH. O córtex motor é a única área que amadurece mais rápido que o normal, e esta incompatibilidade pode explicar a inquietação e a agitação características do transtorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com