TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM PANORAMA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA MENTAL E CONTEXTO SOCIAL

Por:   •  25/4/2018  •  Artigo  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

UM PANORAMA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA MENTAL E CONTEXTO SOCIAL

MARIA MINERVINA DE JESUS

Rio Branco- AC

 2017


[pic 2]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

 UM PANORAMA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA MENTAL E CONTEXTO SOCIAL

MARIA MINERVINA DE JESUS

Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Especial e Inclusiva

Rio Branco- AC

 2017


 UM PANORAMA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA MENTAL E CONTEXTO SOCIAL

Maria Minervina de Jesus

RESUMO – O presente trabalho procurou através de um levantamento bibliográfico, leitura e análise de obras de diversos autores, apresentar aspectos de suma importância sobre o tema da Educação Inclusiva, voltada para pessoas com transtornos mentais. Tendo como questão principal estabelecer o conceito da história da Educação Especial Inclusiva e dos transtornos mentais que acomete diversas pessoas em diferentes faixas etárias, também traz presente a Educação Especial no século XX uma visão histórica da Educação Inclusiva. Por isso é considerado de grande relevância a realização deste trabalho, visando às significativas contribuições que o mesmo possa trazer para as atividades político-pedagógica dos professores. Os educadores precisam estar conscientes e aptos para lidar com a diversidade em sala de aula, estando preparados para trabalhar com as diferenças. A verdadeira inclusão é um desafio que deve ser enfrentado por todos, pela equipe escolar e principalmente pelos professores, pais e comunidade em geral. A educação inclusiva deve ser pautada por princípios éticos, formação profissional de qualidade, competência e eficiência dos professores.

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Transtornos Mentais, Educação Especial.

  1. INTRODUÇÃO

         Este artigo teve como objeto de pesquisa a inclusão do deficiente mental na escola regular. Para iniciar esse trabalho primeiro precisa-se conceituar o que é deficiência mental.  A deficiência mental é classificada como um conjunto de problemas que afeta o intelecto de um indivíduo, porém não altera as demais funções do cérebro como muitos acreditam. É caracterizada pelo déficit de inteligência. Também pode ser caracterizada por qualquer limitação funcional inferior aos padrões normais de funcionamento do organismo humano. 

Os indivíduos que apresentam deficiência mental necessitam de tratamentos especiais e acompanhamento médico em diversas especialidades como fonoaudiologia, fisioterapia, pedagogia e outros que auxiliarão no seu problema, buscando minimizar os problemas que surgem e que poderão surgir.

As barreiras sociais e físicas dificultam o processo de integração, pois criam atitudes de rejeição por não reconhecerem que as diferenças devem ser trabalhadas sem que as oportunidades de evolução física e mental sejam desperdiçadas. O processo de inclusão visa não só a integração, aceitação das diferenças, mas sim a operacionalização de uma estratégia de ensinar/aprender capaz de levar em conta junto com a didática de aula as questões de vínculo e afetividade na busca da aquisição do conhecimento. O aluno com deficiência mental apresenta características acentuadas quando confrontado com os considerados normais, mas na ótica da educação inclusiva ele deve ser comparado não pela sua diferença, mas por ter direito de ter suas necessidades educativas atendidas da mesma maneira que demais alunos da classe regular. O aprendizado dessa criança deve começar desde o seu nascimento e continuar até a idade adulta, usufruindo de atendimento adequado e profissional capacitados para isso, Jover (1999, p. 9) escreve:

Pela Constituição Federal de 1988, art. 205, a educação é direito de todos e dever do estado e da família e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Em seu artigo 208, ela assegura o atendimento educacional especializado aos “portadores de deficiência”, preferencialmente na rede regular de ensino. Nessa direção, a Lei Federal 7853 dispõe que nenhuma escola ou creche pode recusar o acesso do deficiente a instituição escolar.

A formação do indivíduo segundo o processo da educação especial tem em vista capacitar a pessoa com suas habilidades e competências para ser capaz de conseguir as atividades do dia-a-dia, presteza para o trabalho e para o exercício da cidadania. Dessa maneira:

 [...] a inclusão é um motivo para que a escola se modernize e os professores aperfeiçoem suas práticas e, assim sendo, a inclusão escolar de pessoas deficientes torna-se uma consequência natural de todo um esforço de atualização e de reestruturação das condições atuais do ensino básico. (MANTOAN, 1997, p.120).

A construção do conhecimento capaz de transformar uma realidade necessita levar em conta as diferenças e as individualidades não apenas com métodos técnicos, mas também com suporte emocional e multidisciplinar.

O presente estudo trata sobre informações diversas sobre Educação Especial principalmente sobre transtornos mentais, e o processo de inclusão na escola de pessoas que são acometidas dessa deficiência através de uma revisão bibliográfica na literatura tanto de livros como de artigos científicos. Este estudo se justifica em função da importância da inclusão desses alunos na escola, possibilitando uma melhor qualidade de vida e a busca por, bem como subsídios científicos para garantir a inclusão na escola.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 MÉTODO

Foi realizado um estudo de revisão sistemática da literatura baseada em estudos empíricos nacionais, publicados entre os anos de 1990 e 2017, foram consultadas as bases PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), o SciELO Brasil - Scientific Electronic Library Online e Science Direct.

 A busca foi efetuada a partir de descritores representativos à temática de investigação, que foram utilizados isoladamente e em associação: professores, educação inclusiva, interação, educação especial, escola, aprendizagem, deficiência mental, mediação da aprendizagem, desenvolvimento infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (321.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com