TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA

Por:   •  4/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Na educação existem diferentes formas de avaliar o ensino aprendizagem do aluno, entre elas: a avaliação formativa. O trabalho a seguir relata sobre a definição; características; objetivos; importância e conseqüências positivas que a prática desta maneira de avaliar acrescenta na educação. Além de apresentar exemplos e meios para elaboração deste modelo de avaliação.


Avaliação Formativa

Definição:

O termo avaliação formativa se refere a uma “concepção de avaliação entendida como aquela que tem como propósito a modificação e a melhora contínua do aluno que se avalia; quer dizer, que entende que a finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem, seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo momento, as propostas educacionais mais adequadas. ’’ (Zabala 1999)

A avaliação formativa tem como objetivo proporcionar transformações no ensino-aprendizagem e nas pessoas que dele fazem parte, provocar ações e reações em toda comunidade escolar, visando à melhoria do ensino como também gerar compromissos, levando o aluno a tomar consciência da relevância de seu papel e o tornando agente no processo de construção da sua aprendizagem e de sua avaliação.

Uma das principais características da avaliação formativa é a capacidade de identificar as dificuldades surgidas durante a aprendizagem com o intuito de corrigi-las com rapidez e estabelecer um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino aprendizagem. Além de se caracterizar por possibilitar a proximidade, o conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e aluno.

Os professores são agentes fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, pois acompanham o desenvolvimento dos alunos e ajuda-os no seu percurso escolar. Devido a isso se exige muito envolvimento por parte do professor, sendo uma dessas exigências: a disponibilidade de tempo. Pois entre suas atividades passa ser necessária, a construção e atualização de um registro sobre cada aluno. É extremamente fundamental ter um planejamento diário sobre as atividades que serão desenvolvidas pelos alunos em grupos e individuais.

Os resultados da avaliação formativa auxiliam na identificação de como o processo de aprendizagem tem acontecido. Os dados que essa avaliação revela, permitem o planejamento, ajuste, redirecionamento das práticas pedagógicas a fim de melhorar as aprendizagens dos alunos. Logo, seus resultados servem para compreender, facilitar, apoiar e harmonizar as habilidades e conhecimentos dos alunos.

Outra face da avaliação formativa é tornar clara a necessidade de fornecer mais atenção aqueles alunos com maior nível de dificuldades de aprendizagem. Além de subsidiar de maneira geral a classe aprendiz, ela emite um olhar solidário e mais atento aos alunos que tem um ritmo de aprendizagem diferente ou menos acelerado dos demais.

A avaliação formativa deve acontecer em diversos contextos, no decorrer do período letivo. É necessária a busca de informações, dentro da sala de aula, por meio de instrumentos variados. Exemplos: trabalho individual, em pequeno grupo, em grande grupo, simulação de conferências, apresentações, leituras, entre outras. Essa busca deve acontecer, também, fora do ambiente da sala de aula, como nos momentos em que são feitos trabalhos de campo (visitas as indústrias, museus e etc).

A observação é uma situação considerada um exemplo de avaliação formativa, pois, por meio dela, é exercida a função da avaliação formativa, que é a de compreender o contexto da aprendizagem, observando e analisando suas modalidades, mecanismos e resultados. A partir da observação passa-se a intervenção, ajudando no progresso do aluno e na construção de seus saberes.

Outro exemplo de avaliação formativa é o portfólio eletrônico que nos últimos anos impulsionou os processos de inovação, globalização, educação e inclusão social. O uso dessa ferramenta, multimídia associado ao processo de avaliação, exige do aluno, reflexão, ele é o agente do processo educativo e através do seu censo crítico busca a melhor forma de apresentar e coordenar suas idéias, e fazer as devidas alterações quando achar necessário. A elaboração do portfólio é de responsabilidade do aluno, fazendo assim, ele exerceu a sua autonomia e criatividade, além de receber o estimulo de utilizar todas as mídias disponíveis com as mais diversas formas de linguagem (imagens, fotos, reportagens, vídeos e links). Todos esses itens mencionados estimulam um principal fundamental da avaliação formativa: a auto avaliação. É importante ressaltar que este tipo de trabalho requer a participação do professor e do aluno.

Também podemos citar como exemplo, três fichas, sendo elas:

  • Ficha do caderno do aluno: contendo os registros dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que serão levados em consideração na construção da avaliação deste aluno no decorrer de um período (bimestre/trimestre). A ficha poderá ser montada numa folha do caderno do aluno facilitando assim o uso diário, no término de cada trabalho serão lançados na ficha os valores (combinados anteriormente) e assim o próprio aluno acompanha a sua evolução e desempenho, facilitando assim as intervenções do docente para as devidas correções.
  • Ficha do professor: uma ficha no diário de classe que contém as mesmas informações da ficha do aluno, mas os registros são feitos pelo professor. Esses registros norteiam as interferências necessárias para obter o sucesso na aprendizagem. No final do período é possível uma conferência dos registros do aluno e do professor.
  • Ficha Anual: preenchida pelo próprio aluno, no término de cada bimestre/trimestre, baseado no que tem na ficha do caderno e nas anotações do professor. Registrando assim o fechamento de seu desempenho durante o período. É feito uma somatória, onde o aluno calcula seu conceito final mediante a conferência do professor. Uma ficha elaborada integralmente pelo aluno e assinada por ele e pelo seu responsável. Além de conter um espaço para lançamento das faltas do aluno e um campo para as observações do professor, que sejam relevantes ao processo de avaliação do aluno.


Modelo Ficha do professor:[pic 1]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

III
Trab.

IV. 
Bim.

 

 

 

 

 

 

 

 

I. Avaliações Parciais

II. Trabalho de classe

 

 

 

V. Avaliações Atitudinais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

2

3

4

5

6

1

2

3

4

5

6

7

8

1

2

1

1

2

3

4

5

6

7

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


[pic 2][pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com