TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA RELAÇÃO COM A TEORIA DE VIGOTSKY

Por:   •  21/3/2019  •  Resenha  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE MULTIVIX

PSICOLOGIA

MARIANA BARBOSA CRISPIM

VITÓRIA DE OLIVEIRA ARAÚJO

WILLIAM DE SANTANA PAIVA

NELL (1994): UMA RELAÇÃO COM A TEORIA DE VIGOTSKY

SERRA

2017

RESUMO DO FILME ‘’NELL’’ (1994)

O filme ‘’Nell’’ (1994), dirigido por Michael Apted, conta a história de uma mulher, com comportamentos selvagens, encontrada numa floresta por um médico e um policial.

Nell aparenta ter aproximadamente trinta anos. Ela vivia numa floresta, onde sua única companhia era sua mãe. O início do filme retrata o falecimento de sua mãe. No filme, pode-se também observar que a mãe de Nell foi vitma de um estupro, e por isso acabou indo morar na floresta. Após a morte de sua mãe, Nell perde o único contato próximo/ interativo que tinha com seres humanos até então, já que sua irmã faleceu quando era criança.

Como consequência do AVC, a mãe de Nell adquiriu dificuldades na fala, o que também justifica o modo como Nell fala, pois o único contato que ela e sua irmã tiveram com pessoas que falam foi com sua mãe, que teve a fala comprometida pelo AVC, ressaltando que viviam isoladas, em uma floresta.

Ao tentar investigar a morte da mãe de Nell, Dr Lovell descobre a jovem e decide estudar seu comportamento, pois sua linguagem diferenciada e capacidade de sobrevivência naquelas condições o intrigou.

À principio, esta linguagem parecia ser algo totalmente novo, porém, com o tempo, Lovell percebe que tal linguagem assemelhava-se à uma versão distorcida do inglês (daí a relação com o AVC da mãe).

Visto isso, Nell encara um problema relacionado à sociabilização, e Lovell se compromete à proteger a moça, mesmo que inicialmente a mesma apresentou aversão ao médico.

Ao decorrer da trama, Dr Lovell pede ajuda à Dra Olsen, uma psicóloga. A justiça colocou em pauta o futuro de Nell, e Dr Lovell lutou para que a decisão fosse tomada com base no consentimento de Nell.

Durante três meses, (tempo determinado pela justiça para decidir o destino de Nell), Dr Lovell e Dra Olsen estudam o comportamento da mesma, e ao final desse período, eles provam que Nell pode viver com autonomia.

RELAÇÃO DO FILME ‘’NELL’’ (1994) COM AS TEORIAS DE VIGOTSKY

O filme ‘’Nell (1994)’’ aborda fortemente a questão da linguagem, enquanto para Vigotsky, a linguagem é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento cognitivo.

Vigotsky defende q        ue as trocas intelectuais, e o convívio social são de suma importância para um bom e ideal desenvolvimento cognitivo. Ele acredita que as experiências de cada um, compartilhados e trocados em grupo, acabam aumentando as capacidades individuais e coletivas, pois o sócio-construtivismo de Vigotsky defendia que a inteligência e seu desenvolvimento eram provenientes do convívio social. Tal interação social abrange a cultura, que tem um importante papel no desenvolvimento do indivíduo, devido ao fato de que só é contruida a partir do momento em que existe o outro. Este aspecto cultural envolve a relação ‘’mediados e mediadores’’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com