TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA – 50h

ALUNA: JOSIANE SOARES DE BRITO

UNIDADE 1

ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Considerando as estratégias de estudo apresentadas na unidade 1, argumente sobre o seu próprio método de estudo, explicando quais estratégias você utilizaria (mínimo de cinco estratégias) e a importância delas para o auto estudo.

Um ambiente, calmo e organizado é essencial para estudar, um ambiente arejado e bem tranquilo para que consiga se concentrar no que esta fazendo.

 Leitura: Procurar sempre ler jornal, revista e notícias importantes do dia a dia para estar sempre atualizado.

Organização: duas horas do meu dia é para os estudos, faço isso depois que descanso e estou com a cabeça fresca do dia corrido que tenho

Dedicação; procurar manter sempre um ritmo para o estudo, fazendo com que as horas de estudo faça parte da rotina do dia a dia.

Responsabilidade: ser responsável pelos seus estudos, anotar duvidas que venham a surgir, para que essas dúvidas sejam solucionadas com um professor.

Desta forma consigo conciliar, família, casa, trabalho, e estudo, não deixando acumular deveres, fica mais fácil manter o ritmo da vida e dos estudos.

2. Diferencie conhecimento mitológico e conhecimento filosófico, citando um exemplo de cada. Você pode utilizar o fascículo de MEP ou buscar outras fontes (livros, revistas, internet). Não se esqueça de referenciar as fontes pesquisadas.

 O conhecimento mitológico busca compreender a realidade, através de deuses, e outras criaturas para relatar um fato que não consegue explicar ou seja são crenças de um povo que explicava os acontecimentos através de história. Exemplo a caixa de Pandora

O conhecimento filosófico busca explicações, coerentes e lógicas, procura compreender os fatos de forma racional. Exemplo; psicologia.

3. Argumente sobre as principais características do conhecimento de senso comum e do conhecimento científico, assinalando como adquirimos cada um desses conhecimentos.

.

 Adquirimos o senso comum através do ambiente onde vivemos, crenças, tradições, ou seja de um indivíduo para o outro.

O conhecimento científico procura pesquisar, explicar, e verificar os fatos de forma coerente, adquirimos esse conhecimento quando procuramos saber, aprender, investigar, e tirarmos nossas conclusões sobre determinado tema, procurando sempre explorar mais sobre tudo.

4. O que é tecnologia? Responda, assinalando benefícios e malefícios do conhecimento tecnológico. Sugerimos que pesquise a resposta em outras fontes (livros, revistas, sites etc.), mas não se esqueça de apresentar as referências do material pesquisado.

 Desde o início da revolução tecnológica, a população percebe a rapidez, a praticidade com que as coisas acontecem. Isso graças à Revolução Industrial, que permitiu um impulso na tecnologia.

   A tecnologia passou a fazer parte da nossa vida.  Trouxe benefícios como, o avanço na medicina, em que se descobriu a ressonância magnética, o transplante de células-tronco, trouxe a modernização da economia com a entrada de produtos importados, gerando emprego e avanço em outras áreas,

Como malefícios, a sedentarizarão, uma vez que a população fica ligada à televisão, ao computador, ao celular sendo passiva ao que a elite propõe, a necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas.

          Além disso, ainda traz um grande problema, que é o desemprego. Assim como a máquina substitui o emprego de muitos, há também a falta de mão-de-obra especializada para um mercado de trabalho tecnológico. A inovação trazida ao mundo acaba por impulsionar o consumismo, visto que, a todo momento surgem novos aparelhos e tornam nossos antigos obsoletos em pouco tempo.

(Pesquisa realizada no blog, globalização tecnológica)

             

5. Defina e explique a origem a teologia, evidenciando o seu posicionamento sobre a ideia recorrente de que a teologia (fé) e a ciência (razão) não se relacionam.

A teologia foi criada para estudar tudo que se refere ao criador, estudar o princípio, os mistérios sobre o criador(Deus) e a criatura (homem). Procurando sempre explicar de uma forma racional a origem do homem e do universo. A teologia tem um modo próprio de apoiar suas ideias sobre as questões relacionadas a DEUS.

A Ciência busca a razão, respostas coerentes, pesquisas, certezas verdade sobre a realidade, investiga de todas as formas possíveis para uma conclusão bem sucedida

Elas não se relacionam pelo simples fato que a fé vem de cada ser, como ele acreditas em suas crenças e a ciência busca sempre através de pesquisa investigar o que é real, a ciência busca sempre a certeza sem erros.

6. Reflita e evidencie seu posicionamento: Para que o homem possa viver bem consigo mesmo e na sociedade, são importantes todos os tipos de conhecimento ou a ciência e a tecnologia são suficientes? (Justifique a resposta)

 

Precisamos da ciência que sempre procura a verdade e formas de ajudar as pessoas através das pesquisas, das confirmações, de novos medicamentos, de novos conhecimentos sobre a vida sobre as doenças

Hoje não vivemos mais sem a tecnologia que nos ajuda a viver melhor e com mais qualidade de vida.

Precisamos de todos os tipos de conhecimento cabe a cada ser, decidir o que é realmente valido na sua vida ou não.

Cada conhecimento é valido é através delas que conseguimos entre um pouco sobre o universo sobre a vida, sobre tudo que nos rodeia. Precisamos de conhecimento para que sejamos críticos e coerentes buscando cada dia mais aprender, a pesquisar, a duvidar, a investigar sempre,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (306.1 Kb)   docx (104.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com