TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Pesquise, no fascículo, as competências a serem desenvolvidas pelo aluno no módulo de MEP, e relacione quatro dessas competências ao curso de pedagogia, explicando a sua importância.

R: O aluno no módulo MEP deve: interferir a importância da metodologia do trabalho científico; compreender os diferentes tipos de conhecimentos que perpassam a vivência social e acadêmica; conhecer alguns métodos de estudo e estar apto a desenvolver seu próprio método, de forma a facilitar sua aprendizagem; preparar o leitor para num futuro próximo ser capaz de realizar uma análise interpretativa, problematização, e uma síntese pessoal, entre outras competências. Essas competências ajudarão o cursando em pedagogia a ter uma qualificação de qualidade, mostrando-lhes que o processo de construção e reconstrução se faz a partir de seu próprio desenvolvimento, nos mostra também que devemos nos conhecer bem para ser um pedagogo exemplar e saibamos compreender os diferentes tipos de vivência social,entre outros.

2. Com base em seus estudos e pesquisa na internet, livros, revistas e outras fontes, defina:

a) Metodologia

R: Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.

A metodologia consiste em uma meditação em relação aos métodos lógicos e científicos. Inicialmente, a metodologia era descrita como parte integrante da lógica que se focava nas diversas modalidades de pensamento e a sua aplicação. Posteriormente, a noção que a metodologia era algo exclusivo do campo da lógica foi abandonada, uma vez que os métodos podem ser aplicados a várias áreas do saber.

Cada área possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo (de Piaget), o Sociointeracionismo (de Vygotsky) e o método Montessoriano (de Maria Montessori).

Uma metodologia de pesquisa pode variar de acordo com a sua natureza. Assim, uma pesquisa pode ser qualitativa , quantitativa, básica ou aplicada.

b) Estudo

R: É a prática de interação com algum conhecimento que já existe de maneira que se busque assimilar os conhecimentos. O estudo pode ser de diversas formas, o mais comum é por meio de literatura. Mas pode ser estudo música, estudo de caso, estudo prático, etc. Quando o estudo tem por objetivo de se alcançar o conhecimento de novas tecnologias, o estudo recebe o nome de pesquisa.

c) Ciência

R: tem origem no latim, traz consigo a idéia de segurança ou certeza no conhecimento, trazendo ao homem segurança e esperança para a vida.

d) Pesquisa

R: tem como objetivo trazer novos conhecimentos, ajudando a desenvolver, colaborar, reproduzir, atualizar, é um ato de investigação.

3. Considerando o método de estudo apresentado na unidade 1, argumente sobre a importância de desenvolver seu método de estudo, explicando quais estratégias você utilizaria e a importância delas para o autoestudo.

R: Estudar não é nada fácil, é trabalhoso, exaustivo e exige muito empenho, devemos escolher um ambiente calmo, tranquilo sem qualquer distração, escolher um melhor horário para os estudos, estar bem consigo mesmo pois so assim conseguiremos entender a matéria, e manter-se sempre motivado e confiante, correr atrás de sua meta pois só assim conseguiremos realizar nossos objetivos e crescer profissionalmente.

4. Diferencie o conhecimento de senso comum e o conhecimento científico, assinalando como adquirimos cada um desses conhecimentos.

R: O senso comum é de extrema importância para a sobrevivência e desenvolvimento do indivíduo, de cada sociedade e espécie, são os conhecimentos recebidos por herança cultural através de tradição, como o relacionamento entre as pessoas, no dia a dia, entre grupos e a sociedade, é a necessidade de resolver problemas, encontrar soluções, é saber lidar com dificuldades, agir para sobreviver e aperfeiçoar-se. Já no conhecimento científico a tecnologia faz parte desse desenvolvimento, onde à a construção de novos tipos de instrumentos, técnicas, procedimentos que correspondem melhor a eficiência para o publico de modo geral.

5. Compare

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com