TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.383 Palavras (18 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 18

UNIDADE 1

ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Considerando as estratégias de estudo apresentadas na unidade 1, argumente sobre o seu próprio método de estudo, explicando quais estratégias você utilizaria (mínimo de cinco estratégias) e a importância delas para o autoestudo.

R: Lembrar sempre do objetivo, que é a busca de mais conhecimento, mais motivação, para me interagir do que está acontecendo no mundo, e a minha volta. Com isso, resgatando os meus conhecimentos, a minha realização profissional e pessoal.

1- Fazer a leitura do conteúdo, na apostila.

2- Pesquisar livros e internet, tirando as minhas duvidas.

3- Sublinhar e resumir.

4- Explicar o conteúdo para mim, ou para alguém.

5- Debater com os meus colegas.

6- Ler novamente depois de alguns dias.

2. Diferencie conhecimento mitológico e conhecimento filosófico, citando um exemplo de cada. Você pode utilizar o fascículo de MEP ou buscar outras fontes (livros, revistas, internet). Não se esqueça de referenciar as fontes pesquisadas.

R: Conhecimentos mitológicos- É o estudo dos mitos, deuses e lendas. Os mitos são histórias de caráter popular ou religioso que tem por objetivo a explicação de coisas que busca tranqüilizar o homem diante da ameaça do mundo. E que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos.

Exemplo – Minotauro conta o mito que o rei Minas de Creta, antes de se tornar rei, pediu aos deuses POSEIDON que lhe desse o trono, Poseidon aceita o seu pedido, mas em troca lhe pediu uma homenagem, que sacrificasse um lindo touro branco que sairia do mar. Ao ver o touro ele resolveu sacrificar um outro, pois este era muito lindo.

Poseidon irritado com a desobediência faz com que a esposa do rei se apaixona pelo touro. Dessa união nasceu o Minotauro. O rei desesperado construiu um labirinto gigante para prender a criatura. Logo após a guerra todo o ano era sacrificado sete moças e sete rapazes, colocavam no labirinto para serem devorado pelo Minotauro. Após três anos um herói grego o mata.

O mito passou de geração a geração e era uma maneira de ensinar aos gregos o que podiam acontecer se desrespeitasse os deuses.

www.saupesquisa.com/mitologiagrega

Conhecimento Filosófico- Conhecida por estimular o pensamento lógico e crítico. Basea-se na especulação em torno do real, tendo como objetivo a busca da verdade, e em saber o porque de tudo.

Exemplo- Buscar resposta como:

O homem será dominado pela técnica?

A máquina substituirá o homem?

O homem será produzido em laboratório?

O câncer terá cura?

www.significados.com.br/filosofia

3. Argumente sobre as principais características do conhecimento de senso comum e do conhecimento científico, assinalando como adquirimos cada um desses conhecimentos.

R: Conhecimento Senso Comum - São nossas experiências cotidianas, que tem orientado as geração para geração, através de seus costumes e crenças. Existindo espontaneamente, mas fazendo com que as pessoas os seguem cegamente não se preocupando a com sua origem. E nos dias de hoje os dizeres dos mais velhos são reconhecidos e respeitados sem questionamento. Exemplo- Filho leve o guarda chuva que o seu avô disse que vai chover.

Conhecimento Científico- Não tem nada a ver com senso comum, pois ele e real, busca as evidências, a origem de tudo. O conhecimento científico se certifica de tudo o que ocorre ou o que vai acontecer. Exemplo se vai chover , é verificado na previsão do tempo qual as condições do tempo para depois anunciar .

4. O que é tecnologia? Responda, assinalando benefícios e malefícios do conhecimento tecnológico. Sugerimos que pesquise a resposta em outras fontes (livros, revistas, sites etc.), mas não se esqueça de apresentar as referências do material pesquisado.

R: É um termo que envolve conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, e processo e materiais criados e ou utilizados a partir de tal conhecimento. Tendo por benefícios a produção indústria, tornando a produção mais rápida e maior, com isso produto mais barato e com maiores quantidades.

As desvantagens são muitas, com a tecnologia vem à poluição, no ar, nos rios, nas devastações das matas, nos lixos enterrados enfim, se não controlado com urgência evolui para um quadro irreversível, onde a tecnologia não terá solução. Outras desvantagens e com as máquinas ocupando tudo a mão de obra humana está sobrando, gerando desemprego.

5. Defina e explique a origem da teologia, evidenciando o seu posicionamento sobre a idéia recorrente de que a teologia (fé) e a ciência (razão) não se relacionam.

R: A teologia é o estudo de Deus. É aprofundar na palavra de Deus e cremos nele e termos fé que tudo pode se acreditamos neste ser supremo. Um ser que não vemos, mas acreditamos. Buscamos na fé em Deus força, esperança, coragem, consolo e paz e muitas vezes soluções dos nossos problemas somente crendo que o nosso Deus que nos apara nos socorrerá.

A ciência é o conhecimento que precisa de coisas concretas. Sempre em busca da verdade, da solução de tudo. Na ciência tudo é esclarecido, através de muito estudo e pesquisas. A base sempre com um princípio certo.

6. Reflita e evidencie seu posicionamento: Para que o homem possa viver bem consigo mesmo e na sociedade, são importantes todos os tipos de conhecimento ou a ciência e a tecnologia são suficientes? (Justifique a resposta)

R: A ciência e a tecnologia além de importante são fundamentais, pois o conforto, a comodidade, a fartura, a cura de muitas doenças, soluções de problemas imediatos é através da ciência e da tecnologia. Porém sem os outros tipos de conhecimentos como o senso comum, teologia e mitologia não seriam tão felizes, pois a fé e as crenças fazem de todas as pessoas melhores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com