TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Avaliação externa em larga escala

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.173 Palavras (17 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: PEDAGOGIA

3ª SÉRIE

Nome:  Elizandra Luci da Silva                 RA: 2859136587

Nome: Regiane Campos Targino              RA: 2859136304

Nome: Sirlei Luque Pino                            RA: 2801849614

                   Nome: Roseli de Cassia Costa Nurchis   RA:2801853420

                   Nome:Sônia Regina Pereira Pita              RA:2859136456      

DISCIPLINAS NORTEADORAS: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA; DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO; APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA; INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL; DIREITOS HUMANOS.

Nome da Tutora a Distancia (EAD) : Janaina Ribeiro Batista

Osasco/SP

02/06/2016


Passo 1- Estudo sobre o que é uma avaliação externa em larga escala, avaliações externas nas séries iniciais do ensino fundamental e o que é a Prova Brasil.

Nas últimas décadas a avaliação em larga escala adquiriu grande importância no

cenário educacional brasileiro. Inúmeras ações projetos foram desenvolvidos, tanto pelo governo federal, através do SAEB, Prova Brasil, Enade e Enem, como governos estaduais e municipais que criaram sistemas próprios de avaliação do rendimento escolar. O Ministério da Educação passou a incentivar estudos sobre avaliação do rendimento escolar, estimulado, principalmente, pelas discussões com as agências internacionais como o Banco Mundial, que tinha em quase todos os acordos assinados um componente de avaliação educacional, visando a efetividade das ações.

Seu objetivo é fornecer diagnóstico e subsídios para a implementação ou manutenção de políticas educacionais e deve ser concebida para prover o monitoramento do sistema educacional a fim de detectar os efeitos positivos ou negativos de políticas adotadas. A partir dessa experiência, foram construídas as bases para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica –SAEB, que foi instituído em 1988 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. O SAEB representou o início da trajetória de avaliação em larga escala no Brasil e passou por diversas mudanças até se consolidar no modelo de aplicação de dois instrumentos ANEB e Prova Brasil.[pic 2]

No mesmo ano, foi instituída a Provinha Brasil a partir da Portaria Normativa nº 10, de 24 de abril de 2007, com a finalidade de avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental (BRASIL, 2007).

 Como medida para auxiliar as redes de ensino a produzirem um diagnóstico precoce dos níveis de alfabetização de seus alunos, que mais tarde seriam avaliados pelo SAEB, a Provinha Brasil estava em consonância com o Plano de Metas e com o PDE.

Posteriormente, o Ministério da Educação instituiu, pela Portaria n° 867, de 4 de julho de 2012, o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa –PNAIC, uma iniciativa do Governo Federal que conta com a adesão dos estados, Distrito Federal e municípios para que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

 A Prova Brasil foi criada a partir do SAEB, utilizando-se a mesma matriz de referência, mas concentrando-se apenas no ensino fundamental, quinto e nono anos. A diferença

fundamental entre os dois processos reside no fato de a Prova Brasil ser censitária no universo das escolas públicas urbanas, mas não alcança o ensino particular e nem o ensino médio.

Um dos eixos estruturantes do PNAIC é a Avaliação, composto por três elementos: avaliações processuais discutidas nos cursos de formação e desenvolvidas continuamente pelos professores junto aos alunos; sistema informatizado que deverá ser preenchido pelos professores com o resultado da Provinha Brasil de cada aluno no início e ao final do 2º ano do ensino fundamental; e a aplicação de uma avaliação ao final do 3º ano do ensino fundamental, censitária e coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –INEP, com o objetivo de avaliar o nível de alfabetização alcançado pelas crianças. (BRASIL, 2012).

Nesse contexto é criada a Avaliação Nacional de Alfabetização –ANA, objeto de estudo desta dissertação, com o objetivo de aferir o nível de alfabetização e letramento em  Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas (BRASIL, 2013). Para tanto, a ANA prevê a aplicação de testes de desempenho juntamente com questionários contextuais para a análise das condições de escolaridade dos alunos. [pic 3][pic 4]

Atualmente, observa-se a grande ênfase que tem sido dada à avaliação externa com a  criação de novos instrumentos, como a ANA. Para avaliar a educação básica, verifica-se a existência do SAEB, dividido em ANEB e Prova Brasil, a Provinha Brasil (em duas etapas), a ANA, o Exame Nacional do Ensino Médio –Enem, e ainda a Prova ABC aplicada nos anos de 2011 e 2012. [pic 5]

Ademais vários estados e municípios tem organizados seus próprios sistemas de avaliação de aprendizagens. Fica evidente que o critério usado no ato da seleção dos estudantes que irão participar do Mais Educação prioriza os que estão no 5°ano, evidenciando que é nessa série que o programa vai focar seus esforços para treiná-los nas duas disciplinas em que serão avaliados na Prova Brasil, no caso língua portuguesa e matemática.

Passo 2-   O levantamento do perfil socioeconômico, cultural e ambiental da escola: No panorama nacional ,estadual e municipal.

JULIO GOMES CAMISAO EMEF / MUNICIPAL BARUERI - SP 35246759

 A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, denominada PROVA BRASIL, tem como objetivo a produção de informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa - ênfase em leitura, e em Matemática – ênfase em resolução de problemas. Apresenta, ainda, indicadores contextuais sobre as condições em que ocorre o trabalho da escola, os quais devem ser considerados na análise dos resultados. Os resultados de desempenho nas áreas avaliadas são expressos em escalas de proficiência. As escalas de Língua Portuguesa (Leitura) e de Matemática da Prova Brasil são compostas por níveis progressivos e cumulativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (575.2 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com