TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Professora Muito Maluquinha

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  4.367 Visualizações

Página 1 de 3

CAMILA APARECIDA SCHWAB

FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA

FILME: UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA

PONTA GROSSA

2016

Resumo do filme “Uma professora muito maluquinha”

A história do filme acontece nos anos 40, o qual a professora Catarina tem uma proposta pedagógica de ensino simples através da leitura de livros em que os alunos conseguem aprender melhor. A professora é apelidada de maluquinha por ser diferente das suas colegas de trabalho, as outras professoras ficam apenas na mesmice, se surpreendem com a forma que Catarina dá aulas e sentem um pouco de inveja pelo tanto que os alunos se divertem nas aulas dela. Ao mesmo tempo que ela está ensinando seus alunos, ela também está brincando e se divertindo com eles, é uma forma de tornar o aprendizado interessante para as crianças. A cada dia suas aulas tem uma proposta diferente e animada, todos os dias ela chega na sala de aula e escreve uma frase no quadro, o aluno que conseguir ler primeiro ganha um presente, isso é um grande incentivo para eles gostarem da leitura.

        Tem um momento do filme em que ela vai numa loja e vê uma bobina de papel para embrulhar presente e tem uma grande ideia, pergunta ao atendente como se utiliza e transforma aquele rolo de papel em um material didático para as crianças. Com isso inventa a máquina de ler, no momento que ela vai girando as crianças vão lendo os versos que surgem no papel, assim vão conseguindo ler cada vez mais depressa. No caso da tabuada que é uma tortura dependendo da forma que é ensinada, a professora transforma a tabuada em música e assim eles aprendem com mais facilidade, no momento que os alunos cantam a professora da turma do lado escuta o barulho e vai sondar o que eles estão fazendo. Como as professoras se incomodam com a forma de Catarina trabalhar, elas reclamam sempre para o padre Beto e o discípulo de Monsenhor Félix que “cuidam” da escola.

        Para ensinar a história de Cleópatra ela sugere que os alunos façam uma peça de teatro, a qual eles se divertem muito com esse novo aprendizado. Com essa forma, os alunos se encantaram tanto com a história que uma de suas alunas perguntou onde poderiam ler mais sobre isso, a professora ficou tão contente e percebeu o quanto os alunos estavam evoluindo, sem sequer fazer uma prova com conteúdo e com a certeza de que essa é a melhor e a mais divertida forma de ensino e aprendizagem.

        A professora Catarina não desperta atração apenas pelos seus alunos que a amam, mas também por vários homens da cidade, inclusive pelo padre Beto que sempre está junto com a maluquinha. Com tanta pressão na cidade, ela fica dividida entre o amor proibido e a paixão pelo ensino, então as crianças descobrem que ela fugiu e olham para a sacada onde o padre Beto sempre ficava observando a cidade, assim fica subtendido que ela fugiu com este padre, o seu grande amor proibido.

Comparação com o artigo de Libâneo

        O sistema de organização e gestão da escola, artigo de Libâneo, se apresenta três concepções de organização e gestão: a técnico-científica, a autogestionária e a democrático-participativa.

        Creio que entre essas, a que mais se encaixa com a história do filme é a autogestionária que baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta de todos os membros da instituição.

Características do artigo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com